O universo das vendas é um lugar totalmente rico e abrangente e o seu cliente sabe exatamente cada um, pois ele está preparado para consumir o seu produto ou serviço.

Mas, imagine: há muitas demandas, pedidos, solicitações, no entanto, é impossível atender todas só por não conhecer a fundo todas as nomenclaturas e termos. Prejudicial, não é mesmo? 

Se aproprie desse glossário abundante e tenha mais conhecimento, propriedade e autoridade para atender e acompanhar o seu cliente com excelência

Isso porque, após a chegada da 4° Revolução Industrial, nomeações próprias aos tipos de serviços foram o que mais se usava, então, conhecer todas elas é sinônimo de que você está caminhando com todos os avanços da tecnologia e ciência

Além disso abrir portas para um atendimento mais eficiente, gera valor a sua empresa pelos clientes verem que você se apropria de toda inovação existente. 

Conheça agora as principais nomenclaturas do mercado: 

Up Selling

É uma técnica de vendas em que o vendedor estimula o seu cliente a comprar atualizações ou outros complementos que enriqueça o seu produto, dando uma versão mais sofisticada ou avançada de algum produto ou serviço que eles desejam comprar

TOFU 

Esta sigla é utilizada para o nome Top of the Funnel, tendo significado na língua portuguesa como Topo de Funiluma estratégia de primeira etapa de funil  de vendas, a qual tem como finalidade aumentar a percepção e valor da marca

Taxa de conversão 

É uma métrica utilizada para mapear e acompanhar numericamente o resultado de uma estratégia online de vendas, no qual é possível observar a proporção em que aderiu (converteu) alguma ação e quem apenas acessou o site da venda. 

ROI

ROI  é a sigla para Return on Investment, isto é, o retorno sobre o investimento um tipo de “feedback” após a aplicação de um investimento por uma empresa. Com ele, também nomeado de taxa de retorno, taxa de lucro ou apenas retorno, é possível saber o resultado obtido do investimento aplicado. 

Plano de vendas 

Este processo é denominado pelo acompanhamento e mapeamento do planejamento que orienta todos os períodos de venda, como também desenvolve as estratégias que devem ser aplicadas. 

Aquisição

A aquisição, ou fase de awareness, na língua inglesa se refere ao momento em que um usuário reconhece alguma necessidade ou problema. É a primeira etapa da jornada do cliente.

B2B

B2B, sigla vinda do inglês “business to business”,  é a nomeação utilizada para caracterizar o mercado de empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas.

B2C

B2C, sigla vinda do inglês business to consumer, é o termo utilizado para representar as empresas que vendem produtos ou serviços diretamente para o consumidor final.  

Benchmarking

Benchmarking é o processo de análise de várias empresas que são referência e contém autoridade no área do mercado para avaliar quais estratégias e técnicas estão sendo aplicadas por elas e identificar boas práticas de mercado.

BOFU

A sigla BOFU, vinda do inglês “Bottom of the Funnelse”,  refere à base do funil de vendas, última etapa do processo, que possui foco na conversão e transformação de leads em cliente.

Budget

Budget é o termo da língua inglesa que significa orçamento e é muito usual em vendas para se direcionar à verba disponível para determinado período do processo de vendas.

CRM

CRM, a  sigla que se refere ao termo em inglês – Customer Relationship Management, é a gestão de relacionamento com o cliente e representa todas as ações com foco no cliente realizadas pela empresa, desde analisar as interações, antecipar necessidades e melhorar a experiência até mapear as vendas e realizar a captação de leads para melhorar os resultados do negócio.

Conversão

A conversão é o momento em que o usuário, lead ou cliente realiza uma ação que era o objetivo da empresa. Um negócio fechado pode ser uma conversão, por exemplo, mas o termo não se limita a vendas. Quando existe resposta a um call-to-action, pode se dizer que houve uma conversão.

Controle de Vendas

O controle de vendas é o processo de monitoramento e gestão de tudo o que é vendido no seu negócio e de análise desses dados, ou seja, para quem foi realizada a venda e como ocorreu o fluxo comercial.

Muitos termos, nomeações e serviços para você aplicar dentro do seu negócio, não é mesmo? Mas ainda temos muito mais para te instruir e ensinar, visando o sucesso e crescimento do seu negócio, confira agora:  Glossário: termos de venda que você precisa saber (parte 2)

Conheça o CRM SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.