Nessa parte 2, conheça mais termos de venda que circulam no meio corporativo!

Sabendo que o mundo que envolve as vendas do seu negócio é o que você precisa dominar e ser autoridade nele, há mais termos e nomeações para você aprender. 

Reconhecer que o conhecimento é o que destaca o seu negócio era o passo que você precisava dar para alavancar a sua empresa. 

Confira algo mais termos que você precisa conhecer e aplicar no seu negócio: 

CAC

CAC, a qual vem da nomeação em inglês Customer Acquisition Cost, é o custo de aquisição do cliente. Essa métrica refere-se à relação entre os investimentos realizados para adquirir um determinado cliente e o total de clientes conquistados em determinado período.

CLV (ou LTV)

CLV (Customer Lifetime Value = Ciclo de Vida do Cliente) ou LTV (Lifetime Value = Valor do cliente) é uma métrica muito utilizada tanto em marketing quanto em vendas para prever a receita que um cliente poderá gerar durante todo seu relacionamento com a empresa. Uma abordagem para melhorar esta métrica, portanto, é adotar estratégias de sucesso do cliente no atendimento.

CTA

CTA é a sigla de call-to-action no inglês, mas para a língua portuguesa, o conceito significa “chamada para a ação”. É uma forma de inserir um termo para instigar o usuário a realizar uma conversão como uma compra ou até mesmo um cadastro. Em geral, o call-to-action pode aparecer no site em forma de botões ou ao final de conteúdos.

Churn

Churn é a métrica que mede a perda de clientes ou receita de uma empresa. A taxa de churn também é conhecida como taxa de cancelamento ou taxa de rejeição e é mensurada em porcentagem (%) ao longo do tempo (tipicamente no mês ou no ano).

Customer Success

Customer Success ou, em português, sucesso do cliente é o processo de garantir que todos os clientes de uma empresa tenham a melhor experiência possível com os produtos e serviços e também no relacionamento. É colocar o cliente no centro de todas as estratégias.

CRO

CRO significa otimização da taxa de conversão. A sigla vem do inglês “conversion rate optimization” e se refere a criar estratégias para melhorar as conversões de um site com base no tráfego já existente.

Cross Selling

Cross selling significa venda cruzada, ou seja, oferecer serviços e produtos relacionados ou complementares de acordo com a compra de um cliente ou seu interesse.

Down Selling

Down selling é uma estratégia de venda que consiste em oferecer um desconto ou um produto de menor valor para um cliente que está desistindo de uma compra. É uma alternativa para diminuir a taxa de churn.

Experiência do Cliente

Experiência do cliente é o nome utilizado para se referir à forma como o cliente se relaciona e cria conexões de ponta a ponta com uma empresa. Os clientes estão cada vez mais exigentes, conectados e velozes, exigindo das marcas muito mais do que um produto ou serviço, mas sim um valor. É nesse ponto que falamos de experiência.

Forecast

No contexto de vendas, forecast é a previsão de faturamento do seu negócio, elaborada com base no seu funil de vendas e as oportunidades que estão abertas.

Funil de Vendas

O funil de vendas é todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação e do primeiro contato com os produtos ou serviços da sua empresa até a conversão final.

Field Sales

Field Sales é o mesmo que venda externa e se trata de um modelo de fechamento de negócio onde o vendedor sai da empresa e vai encontrar o cliente. O termo em inglês significa “vendas em campo“.

Follow-up de Vendas

Realizar um follow-up quer dizer fazer o acompanhamento de uma oportunidade de negócio, retomando contatos com prospects ou acompanhando o processo de compra de um cliente.

Inbound Sales

Inbound Sales é uma abordagem indireta de vendas onde as estratégias são voltadas para que os clientes encontrem a empresa naturalmente através de iniciativas de marketing digital como conteúdo e redes sociais.

Jornada do Cliente

A jornada do cliente é um mapeamento de toda a experiência e pontos de contato dos consumidores com uma empresa por toda a vida – seu caminho desde o primeiro contato até o momento que se tornam clientes e também no pós-venda.

KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators) são, na tradução literal para o português, os indicadores-chave de desempenho do seu negócio. São os parâmetros que você define para analisar resultados e medir o sucesso da sua estratégia. Entre os exemplos de KPIs de venda podemos citar conversão, ticket médio, novos clientes, entre outros.

Lead

O lead é um usuário que tem real interesse na compra de um produto ou serviço. Ele está um nível após o prospect, pois já realizou alguma conversão, como cadastro em newsletters, preenchimento de formulários ou outra interação.

MQL

MQL é o status de um lead e significa Marketing Qualified Lead, ou seja, é um lead que passou pela avaliação do time de marketing da sua empresa.

MOFU

A sigla MOFU (Middle of the Funnel) se refere à fase intermediária do funil de vendas, que possui foco em aumentar a relevância de uma empresa para os usuários interessados e transformar prospects e leads em clientes.

MRR

MRR é a Receita Recorrente Mensal de uma empresa, ou seja, o valor que a empresa tem como faturamento fixo em um período de 30 dias.

Outbound Sales

É o inverso de Inbound Sales. Outbound Sales se trata do tipo de venda realizada com prospecção direta da parte dos vendedores.

Prospect

Prospect é uma pessoa que demonstra interesse no que sua empresa oferece, podendo ser através da pesquisa de produtos ou serviços, contato com a equipe ou consumo frequente dos conteúdos e informações disponibilizados. Quando um prospect está alinhado com a proposta do negócio e possui uma real intenção de converter, ele pode evoluir para o status de lead.

Pipeline

O pipeline de vendas representa o volume de oportunidades de negócio que uma empresa tem e é representado graficamente pelo funil de vendas.

Pós-venda

Pós-venda é uma etapa do atendimento ao cliente e se refere a todas as estratégias utilizadas para oferecer uma boa experiência para um cliente após o fechamento da compra, com foco no relacionamento.

Por reconhecer que cada uma dessas nomenclaturas é de grande valia para o crescimento da sua empresa, separamos 2 termos que você precisa conhecer mais a fundo e mais detalhadamente. Por isso, leia agora: 

  • ROI: relevância do feedback de investimentos da sua empresa;
  • O que o Benchmarking tem de importante para o seu negócio;
  • Up-sell, Down-Sell e Cross-sell: ricas estratégias de venda.

Conheça o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.