O uso eficaz de um CRMCustomer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente – tem se tornado uma prática indispensável para redes que almejam maximizar seus resultados em vendas.

Nesse sentido, o Módulo de Expansão do SULTS é um potente aliado, oferecendo funcionalidades essenciais e trazendo efetividade e agilidade para o processo de vendas.

Neste artigo, vamos explorar 5 maneiras de utilizar o Expansão SULTS como um CRM de vendas, seus recursos e entender como essa ferramenta pode revolucionar o processo de vendas de sua rede.

Relembrando o que é um CRM de vendas

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Trata-se de um software que permite registrar, organizar, acompanhar e analisar todas as interações com os leads e clientes ao longo do ciclo de vendas.

CRM de vendas é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que queira gerenciar melhor seus leads, prospects e clientes.

Mas, para uma rede de franquias, um CRM é ainda mais importante, pois permite integrar e padronizar os processos de vendas de todas as unidades.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain Company, investir em aumentar a taxa de retenção dos clientes em 5%, pode aumentar de 25% a 95% os lucros da marca.

Para uma rede de franquias, usar um sistema de gerenciamento robusto traz diversos benefícios, tanto para o franqueador quanto para os franqueados. Veja alguns exemplos:

  • Padronização: com um CRM é possível definir um modelo eficiente de vendas para toda a rede. Assim, garantindo que todos os franqueados sigam as mesmas regras, metodologias e boas práticas.
  • Integração: com um sistema de gerenciamento, é possível integrar todas as unidades da rede em uma única plataforma. E, também, conseguir que todos os dados sejam compartilhados e sincronizados em tempo real.
  • Controle: com um CRM digital, torna-se possível acompanhar o desempenho das vendas de cada unidade da rede. Para assim, identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e desvios, orientando os franqueados na correção de falhas e na melhoria contínua.
  • Colaboração: com um sistema de gerenciamento é possível estimular a troca de experiências, conhecimentos e informações entre os franqueados, criando uma cultura de aprendizado coletivo e cooperação na rede.
  • Inovação: com um CRM robusto, toda a rede consegue aproveitar as funcionalidades mais avançadas do mercado, tornando a rede mais competitiva e diferenciada.

Como escolher o melhor CRM tecnológico e robusto para sua rede de franquias?

Na hora de escolher o melhor CRM para sua rede de franquias, é preciso levar em conta alguns critérios importantes. Veja alguns exemplos:

  • Facilidade de uso: o CRM deve ser intuitivo e simples de usar, tanto pelo franqueador quanto pelos franqueados. O ideal é que o CRM ofereça treinamentos e suporte para a implantação e o uso da ferramenta.
  • Flexibilidade: o sistema de gerenciamento deve ser adaptável às necessidades específicas da sua rede de franquias, permitindo a personalização de campos, telas, relatórios.
  • Segurança: o CRM deve garantir a proteção dos dados da sua rede de franquias, seguindo as normas e as leis vigentes, como a LGPD.
Módulo de Expansão SULTS

5 maneiras de de utilizar o Expansão SULTS

O módulo de Expansão do SULTS é uma ferramenta, que juntamente dos demais módulos da plataforma, é indispensável para o gerenciamento de redes. E, especificadamente, para o processo de vendas de redes de franquias.

As funcionalidades apresentadas a seguir são algumas das maneiras pelas quais essa ferramenta pode ser utilizada para otimizar suas operações de vendas.

1. Gerenciamento de leads e clientes

O gerenciamento de leads é uma das funcionalidades essenciais de um CRM. Com o Módulo de Expansão, o vendedor designado consegue acompanhar todo o processo de vendas, desde a captação de leads, até o fechamento do negócio.

Alguns leads podem não estar prontos para fazer uma compra imediata. Mas, como mantê-los interessados?

Utilizando o Expansão SULTS é possível configurar campanhas de nutrição desses leads, como o modelo de e-mails a serem enviados, a fim de manter o interesse e a comunicação contínua.

Com essa ferramenta, é possível manter um histórico completo das interações com os leads, facilitando a resolução de inconformidades.

Por exemplo, quando um lead é contatado por telefone, o vendedor deve fazer o o registro dessa chamada, incluindo data, hora e conteúdo da conversa.

Assim, essas informações serão armazenadas no sistema, criando um histórico.

Dessa maneira, o franqueador fica a par das abordagens adotadas e se estão em conformidade com a metodologia de vendas adotada pela rede.

Com o módulo, é possível acompanhar o progresso de cada lead, à medida que ele avança pelo funil de vendas.

Isso inclui o registro de todas as interações, propostas enviadas, negociações e, finalmente, o fechamento do negócio.

2. Rastreamento de informações de clientes

O Módulo de Expansão do SULTS permite o rastreamento ativo e o gerenciamento das informações dos clientes.

Isso significa que é possível acessar dados como a temperatura de uma negociação, prazos, observações, atividades, arquivos e checkpoints.

Com ele, é possível rastrear ativamente o progresso de negociação, registrando cada interação com o cliente.

Também fornece uma visão clara de como a negociação está evoluindo ao longo do tempo, monitorando o desempenho das vendas em tempo real

3. Visualização personalizável

O Módulo de Expansão oferece opções de visualizações personalizávelis, como quadro kanban ou lista.

Kanban é uma metodologia ágil que surgiu no Japão, na indústria automotiva. Se baseia em um quadro dividido em colunas que representam os estágios do processo de trabalho.

Cada tarefa é representada por um cartão que se move pelas colunas conforme o seu progresso.

O objetivo do kanban é otimizar o fluxo de trabalho, reduzir o desperdício, aumentar a eficiência e a qualidade, e limitar o trabalho em andamento (WIP).

Já a lista é uma forma simples e tradicional de organizar tarefas em uma sequência lógica. Cada tarefa é representada por um item, que pode ser ordenado por prioridade, data, responsável ou outro critério.

O objetivo da lista é facilitar a visualização e o acompanhamento dos itens, sem se preocupar com o processo ou o status.

Assim, o vendedor pode escolher a maneira que melhor se adapta.

4. Relatórios e análises

A geração de relatórios para análises detalhadas é outra funcionalidade que torna o módulo robusto.

Esses recursos são essenciais para avaliar o desempenho das vendas em tempo real, através de indicadores como número de leads e taxa de conversão.

Os gestores de vendas podem usar os relatórios para avaliar o desempenho individual dos membros da equipe.

Eles podem acompanhar o número de negociações fechadas, a receita gerada e outras métricas para reconhecer e recompensar os melhores vendedores. E, também, oferecer suporte adicional aos que estão com desempenho abaixo do esperado.

Além de analisar a aquisição de novos clientes, os relatórios também podem ser usados para avaliar a retenção de clientes existentes.

A equipe pode acompanhar quantos clientes recorrentes estão sendo mantidos ao longo do tempo. E, também, identificar estratégias para aumentar a fidelidade do cliente

5. Integrações

Com o intuito de otimizar o tempo, algo crucial em negociações de vendas, o sistema oferece a possibilidade de integração. Como, por exemplo, com API, intermediador, Iframe ou com a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Isso significa que os dados relevantes sobre franqueados e unidades da rede podem ser automaticamente compartilhadas.

Portanto, simplificando o processo de relatórios de dados de colaboradores das unidades e da franqueadora.

Isso facilita a integração com outras ferramentas e sistemas que a rede utiliza.

Módulo de Expansão SULTS

Com o Módulo de Expansão,

o processo de vendas se torna eficiente, fazendo com que a decisão final do cliente seja escolher a rede.

Vimos como a chave desse processo é justamente nutrir esse relacionamento com práticas que sejam assertivas e estratégicas.

Gostou deste artigo? Deseja saber mais sobre como o Expansão SULTS impulsiona redes de franquias e filiais? Entre em contato com nossa equipe de vendas e conheça o sistema.