O cliente se sentir amparado e acompanhado deve fazer parte do propósito de toda empresa, pois a partir de um bom relacionamento em toda a jornada de compra há chances de efetivar e fidelizar esse cliente – e isso tem tudo a ver com o follow-up de vendas. Veja!

Fazer o acompanhamento é, justamente, o significado de “follow-up” na língua inglesa e, dentro do universo de vendas, isso se aplica em ações que permitam acompanhar os seus clientes em potencial, fazendo com que avancem no processo de vendas até fecharem o negócio. 

Durante o follow-up, o cliente precisa se sentir acompanhado e amparado, uma vez que isso é um fator determinante para a venda ser efetivada. 

Dessa forma, siga os 5 passos de sucesso que facilitará essas ações. Veja: 

5 passos para criar um follow-up de vendas inteligente

1. Planeje seu contato personalizado 

Se há algo que sempre incomoda o cliente e impede a venda ser realizada são as tentativas de contato muito direta e sem planejamento, como mensagens “Oi. Boa tarde! Você decidiu sobre a compra?”. 

O cliente precisa se sentir acolhido e acompanhado, mas não cobrado. 

Assim, é importante reunir dados e informações após o primeiro contato, como nome, e-mail, telefone para contato, entre outros, para personalizar a linguagem a ser utilizada, qual abordagem, entre outras maneiras. Nesse sentido, contar com a ajuda de um CRM de vendas para armazenar e poder analisar esses dados é muito importante.

Evite ir direto a compra, mas sim mostre qual é o motivo do contato para que não pareça forçado, conte que esse contato tem um objetivo e o que mais pode oferecer para ele.

2. Sempre defina o próximo passo 

Após o primeiro contato, sempre defina qual será o próximo passo de contato ou instrução. Por exemplo, se um cliente informa que poderá responder ou decidir algo apenas na próxima semana, tente já marcar qual dia e horário da semana para ser mais assertivo. 

Isso pode ser feito de maneira gentil e convencedora, por meio de um convite no Google Agenda para uma ligação ou um convite invite para uma videochamada no Google Meet, para que, de fato, o cliente consiga se sentir comprometido com você e a sua empresa. 

Encerrando a conversa com essa abordagem, é uma chance de não perder o cliente “de vista”. 

3. Aproveite o marketing de conteúdo 

Oferecer um conteúdo encantador e de valor ao mesmo tempo que aborda esses leads é uma ótima oportunidade para conversão em vendas. 

Inclusive, uma das abordagens em contato pode ser o oferecimento de um conteúdo de valor, como um artigo no blog ou um e-book, que tenha interesse para esse possível cliente. 

Esses conteúdos facilitarão o processo de endereçamento no funil de vendas, para que o lead esteja cada vez mais perto do nível de consciência de compra e você consiga converter para venda. 

4. Mostre cases de sucesso 

Os cases de sucesso – pessoas que foram bem-sucedidas a partir da experiência que teve com o seu produto e serviço – são provas sociais que instigam o desejo de compra no seu lead. 

Ou seja, em um dos contatos estabelecidos ao longo do follow-up é importante mostrar que outras pessoas já tiveram acesso ao serviço ou produto que você está oferecendo e que isso o ajudou. 

Além disso, essas experiências podem servir como forma de identificação com as dores e necessidades que esse case teve e como ele enxergou a empresa como solução para o problema. 

5. Tenha prontidão para esclarecer dúvidas

Atualmente, devido a correria do cotidiano, é normal que esses possíveis clientes estejam e sejam cada vez mais imediatistas, isto é, pergunte e espere a resposta em um tempo hábil. 

Ter um canal ou um setor de comunicação e “tira-dúvidas” é essencial para manter essa parte do follow-up garantida. 

Isso fará com que a imagem da sua empresa quanto a comunicação e a atendimento seja valorizada e elevada. 

Conheça os benefícios que o follow-up traz para o seu negócio

Colocando todos esses passos em prática, você e sua empresa poderão se deparar com vários benefícios, como os listsdos abaixo:

  • Ganhar a confiança do cliente; 
  • Aumentar as chances de fechamento de contrato/compra do produto; 
  • Melhorar a experiência que o cliente tem com a empresa em diferentes canais; 
  • Incentivar o marketing “boca a boca” por ter tido uma excelente experiência de acompanhamento com a empresa. 

Esses e outros benefícios serão fáceis e rápidos de chegar até a sua organização através da aplicação do follow-up nos seus negócios.

Conheça o SULTS CRM

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.