Em um primeiro artigo, falamos sobre o Business Model Canvas e como a ferramenta pode auxiliar na criação do modelo de negócio, que é extremamente importante para a gestão do negócio. 

Agora, vamos falar sobre como utilizar esse mapa visual, quais são os benefícios, além de apresentarmos formas de aprender a trabalhar com esse meio. 

Para que serve o Canvas?

Por ser bem simples, essa ferramenta acaba com as diversas burocracias e toda aquela papelada e te dá de forma facilitada uma visão ampla de como estão ocorrendo os processos no seu negócio. 

O Canvas te permite fazer uma boa gestão do seu negócio, além de conseguir implementar melhorias e fazer mudanças necessárias. Como é um recurso bem visual, também é possível ser mais criativo no processo, o que gera inovações para a empresa. Assim, é possível otimizar todas as etapas.

Lembrando que o modelo de negócios da sua empresa pode ser modificado se não estiver em consonância com os planos e o Canvas é muito utilizado por empresas que estão iniciando ou que são de médio porte. 

Quais os benefícios do método Canvas?

Como já falamos, por ser prático, esse sistema auxilia para que a empresa consiga identificar onde estão as falhas e também avaliar se a comunicação entre todos os setores tem se dado de forma eficiente. 

Avaliando os processos, é possível criar novos produtos ou serviços ou até mesmo novas formas de entregar para o cliente, agregando valor e também saindo na frente da concorrência. Além disso, também é possível, a partir do Canvas, pensar em novos mercados e oferecer mais itens, tendo uma empresa bem estruturada. 

Para as empresas que estão começando

Esse é o método ideal se sua empresa está começando agora, pois você poderá ver de forma simplificada, além de compreender em quais pontos precisa ter um maior cuidado, além de conseguir ter uma noção dos gastos e da lucratividade, avaliando como reduzir custos. 

Também será possível pensar em qual público-alvo a empresa busca atingir e voltar seus esforços de Marketing para ele. Após isso, pode-se verificar se realmente o que seu negócio oferece atrai a clientela esperada e fazer alterações caso necessário.

Como aplicar o Canvas na minha empresa?

No artigo anterior, falamos sobre os quadros do Canvas e quais seus objetivos. Agora, precisamos pensar em como conseguir aplicar ele na empresa. Esse quadro pode ser montado em diversos meios, mas o que interessa é que todos do empreendimento tenham acesso ao que está escrito nele. 

Um outro aspecto importante é saber utilizar o recurso visual a seu favor. Assim, abuse das cores, post-its e outros. Explique para todos tudo que está nos blocos e permita que todos possam pensar em formas para melhorar a experiência.

Implementando o Canvas

Acho que já foi possível perceber o quão benéfica é essa ferramenta e como ela te auxilia a gerir bem seu negócio, tomando boas decisões e direcionando para que seja possível atingir os objetivos. O Canvas será capaz de te direcionar para que escolhas coerentes sejam feitas. 

Por isso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) proporciona cursos gratuitos e na modalidade ead para todos que desejam aprender a utilizar o Canvas. Com certeza, essa é uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre o Canvas, tendo um contato de forma mais prática. Os cursos são:

Vale a pena sempre estar em busca de novas informações e não deixar de acompanhar todos os artigos que a SULTS apresenta para todos os empresários ou aqueles que buscam aprender mais sobre o mercado. Incentive sua equipe a obter sempre mais conhecimento e a trazer inovações para seu negócio.

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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