Como obter sucesso na implantação de franquia

A implantação de franquia é um processo de extrema importância para uma rede franqueadora. E isso não poderia ser diferente, visto que cada nova unidade aberta representa mais um passo crucial para o crescimento da rede.

Para que essa implantação seja bem-sucedida, diversos processos estão envolvidos, como seleção e negociação do ponto, arquitetura, construção, instalação, auxílio contábil e legal para abertura da empresa, marketing, equipe de apoio nos primeiros dias, treinamento inicial para o franqueado e para sua equipe, entre outros. A partir disso já podemos observar que é uma tarefa que mobiliza tanto franqueado, quanto o franqueador.

Pode ser que você já tenha ouvido falar, ou até mesmo vivenciado, casos nos quais essa relação de troca entre franqueador e franqueado tenha entrado em crise durante o período de implantação, o que não é nada bom! Ambos possuem responsabilidades diferentes e complementares durante todo o período de contrato, incluindo a implantação de unidade, que deve acontecer de forma organizada e assertiva.

Agora, siga a leitura e tenha uma noção de como essa divisão de tarefas funciona.

Algumas das responsabilidades do franqueador no processo de implantação:

1)Pesquisar mercados: Antes de assumir o compromisso de implantar novas unidades em determinados locais, o franqueador deve pesquisar quais são os mercados potenciais que oferecem o público-alvo que compartilha dos mesmos interesses da empresa. Os objetivos da rede franqueadora devem ser bem definidos para que essa expansão não coloque tudo a perder.

2) Selecionar e treinar franqueados: Durante a entrevista com os potenciais franqueados, o franqueador analisará o perfil profissional de cada um, sobretudo a compatibilidade do entrevistado com a própria cultura organizacional da rede. Ao ser selecionado, o franqueado será inserido num programa de treinamento obrigatório para obter todo o know-how necessário para gerir a franquia adquirida e garantir a qualidade da marca.

3)Contratar fornecedores: Para inaugurar uma nova unidade é imprescindível ter em estoque os produtos que serão fornecidos. Por isso, o franqueador deve entrar em contato com fornecedores qualificados, considerando custos, praticidade na entrega e compromisso com prazos.

4) Inauguração e divulgação de loja: Para que o público se sinta atraída para a inauguração, o franqueador deve pensar nas estratégias de marketing que serão utilizadas.

Algumas das responsabilidades do franqueado no processo de implantação:

1) Investir: É imprescindível que o franqueado aceite o negócio tendo a consciência de que investimentos serão necessários ao longo de toda a parceria, afinal de contas, essa é uma das principais características do Franchising. Os principais investimentos serão: Taxa de franquia, ponto comercial e construção da loja, investimentos de estoque, capital de giro.

2) Participar dos treinamentos e manter bom relacionamento com os franqueadores: Você pode ter percebido que o capital é fundamental sim, mas não é tudo! Além de ser um profissional qualificado para o negócio, o franqueado deve se manter atento aos treinamentos disponibilizados pela rede franqueadora e manter o relacionamento mais saudável possível com o franqueador, para que ele forneça todo o apoio necessário, inclusive nos momentos mais inusitados.

Por fim, vale lembrar que todas as etapas descritas acima fazem parte do processo de implantação de franquia, que, por sua vez, faz parte do projeto de expansão da rede franqueadora. Nesse sentido, é necessário também falarmos sobre o quão importante é a gestão de projetos dentro de uma rede de franquias para que o sucesso seja realmente alcançado.

A importância de uma boa gestão de projetos para uma implantação de franquia bem-sucedida

Para quem ainda não sabe definir muito bem a gestão de projetos, trata-se do conjunto de técnicas, métodos e práticas implementadas para garantir o planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento dos projetos da rede. A gestão de projetos serve para reduzir custos, gerar resultados mais satisfatórios, controlar os riscos e, principalmente, acompanhar mais de perto todos os processos em andamento dentro da sua rede.

Um franqueador que sabe utilizar a gestão de projetos ao seu favor, com certeza estará por dentro de cada etapa do processo de implantação – desde a aquisição do local até a inauguração da nova loja. Ele saberá o momento exato para disponibilizar um novo treinamento para o franqueado, bem como quando deverá entrar em contato com o fornecedor a fim de solicitar mais produtos. Tudo estará sob o seu controle.

Atualmente, quando se fala sobre otimizar a gestão de projetos na empresa, o uso de tecnologias é sempre uma ótima – se não a melhor – opção. Existem sistemas de gerenciamento online que permitem a gestão de todos os projetos e processos da rede de forma simultânea e online aos colaboradores, por meio de permissões de acesso.

Algumas plataformas são específicas para um setor da empresa, como Marketing. Mas existem outros softwares que conseguem integrar todos os departamentos e oferecer a gestão não só dos projetos, mas também de tarefas, comunicados, cursos e treinamentos, notícias compartilháveis, arquivos em nuvem etc. Parece um sonho, mas é realidade.

Módulo Implantação - SULTS

SULTS: Conheça o módulo para implantação de franquia

O SULTS é um sistema de gerenciamento especializado em redes de franquias, mas que também atende muito bem às demandas de redes de filiais, redes associativistas e redes de licenciamento. Atualmente atendemos diversos segmentos: Alimentação, Moda, Indústria, Supermercado, Beleza e Bem-estar, Material de Construção, Transporte e Logística, Loja de Departamento, Educação e Drogaria.

Trata-se de um software totalmente online, com mais de 15 módulos disponíveis para que você gerencie todos os processos e projetos envolvidos no cotidiano do seu negócio. Nesse caso, como falamos acerca da implantação de franquia, hoje conheceremos o Módulo Implantação de Unidades. Com o SULTS, você poderá:

  • Garantir o melhor uso dos recursos da empresa;
  • Visualizar o planejamento de curto, médio e longo prazo;
  • Organizar e acompanhar adequadamente todas as tarefas e projetos;
  • Organizar e cumprir prazos;
  • Acompanhar e incentivar a colaboração de toda a equipe;
  • Gerar relatórios avançados para obter informações completas sobre os processos em aberto, em andamento e concluídos.

Mas chega de spoiler! Depois te ter conhecido um pouco mais sobre o processo de implantação de franquia, aproveite a sua visita em nosso blog para explorar ainda mais o sistema de gestão mais integrado e eficiente do mercado.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.

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