5 dicas valiosas de aplicação do checklist para redes de moda

O checklist para redes de moda (também conhecido como “lista de verificação”) é uma importante ferramenta para garantir a padronização do estabelecimento, proporcionando a melhor experiência possível ao cliente.

Essa lista verificadora pode oferecer uma série de benefícios, como a automatização de processos, a diminuição de erros, a agilidade à rotina de trabalho e o gerenciamento de todos processos que estão sendo executados em determinada unidade, além de otimizar as operações administrativas da empresa, facilitando também na análise de resultados e desenvolvimento de planos de ações.

No caso de redes de moda, o checklist pode ser utilizado para a verificação de diversas condutas durante o dia-a-dia da unidade. A seguir preparamos 5 dicas valiosas de como utilizar o checklist em redes de moda. Veja:

  1. Verifique a organização da vitrine, das araras e das prateleiras

A vitrine de loja é fundamental, pois muitas vezes é ela quem faz o primeiro contato físico com o cliente. Essa vitrine pode nos conquistar e nos convidar a entrar ou pode ser um sinal de alerta – “Não entre!”. Manequins mal vestidos ou sem roupa com certeza não é uma boa opção! Além disso, ir na arara/prateleira indicadora do tamanho G e encontrar apenas camisetas do tamanho P também não faz o menor sentido. Por isso utilizar o checklist para verificar todas essas questões é essencial. A experiência do cliente deve ser considerada em todas as etapas do processo. Todo detalhe faz diferença!

  1. Certifique-se de que a equipe está bem treinada

É loucura perguntarmos quem gosta de ser mal atendido, porque ABSOLUTAMENTE NINGUÉM gosta. Mais uma vez, vamos pensar nas nossas experiências enquanto clientes: pedir informação ao atendente e ele virar a cara, sair andando, fingiu que não ouviu é o fim da picada. Chegar no balcão de pagamento e não receber nem um “Oi” antes de entregar a grana também não agrega em nada! Com certeza uma equipe bem treinada, que sabe como atender bem o cliente, que se preocupa com a experiência dele, jamais faria algo assim. O problema não é não saber responder a dúvida, mas é não estar interessado em resolver o problema do consumidor.

  1. Garanta que a loja esteja limpa e bem decorada

Entrar em uma loja bem decorada, limpa, aconchegante, não tem preço! Logo de cara você se sente acolhido e feliz por estar naquele lugar. Todo o cuidado com o ambiente influencia positiva ou negativamente na visão que o cliente terá não só da loja, mas também de todos os serviços prestados. Então colocar esse item na lista de verificação também é muito necessário, ainda mais quando falamos em redes de franquia, por exemplo. Não dá para imaginar uma unidade do Starbucks sem aquele design moderno e tão bonito, mas mesmo que exista uma só loja assim, toda a imagem da rede franqueadora será prejudicada.

  1. Supervisione o abastecimento do estoque

Não adianta uma vitrine linda, um atendimento sensacional, a limpeza e a decoração impecáveis se não há produtos o suficiente para serem vendidos! Contra fatos não há argumentos. Nesse caso, o checklist pode e deve avaliar a forma como os produtos estão armazenados, se a temperatura do local está adequada para armazenas os produtos, se os produtos estão sendo entregues corretamente à unidade e quais os procedimentos de entrada e retirada de produtos que estão sendo utilizados, por exemplo.

  1. Assegure que as normas de segurança no trabalho estejam sendo respeitadas

Esse item é de suma importância, porque ele está diretamente relacionado com a segurança dos colaboradores e dos clientes também. Nesse tipo de verificação, pode ser avaliado se os produtos estão sendo armazenados corretamente, se há saídas e luzes de emergência, extintores de incêndio, alarmes, se os EPI’s estão sendo utilizados quando necessários e se há sinalização adequada indicando acessos restritos, entre outros. Tudo isso para prevenir acidentes de trabalho e outros danos aos consumidores.

#Dica bônus: Para todas as aplicações acima, um checklist online é a melhor opção. Além de poupar papel, o processo se torna automatizado e ajuda os consultores quando à otimização do tempo. Geralmente, o consultor de campo/auditor faz inspeções em diversas unidades em um só dia, correndo o risco de misturar ou até perder as informações obtidas. Com um sistema online qualificado, isso não acontece. O checklist pode ser criado e personalizado conforme às especificações da rede e todos os dados são armazenados em nuvem para geração de relatórios de análise. #xôpapelada

Se você ficou interessado(a) em conhecer o sistema descrito na dica bônus, continue a leitura e conheça o SULTS!

SULTS módulo checklist para redes de moda

SULTS: Módulo Checklist para redes de moda

O SULTS é um sistema de gerenciamento especializado em redes de franquias, mas que também atende muito bem às demandas de redes de filiais, redes associativistas e redes de licenciamento. Atualmente atendemos diversos segmentos: Alimentação, Moda, Indústria, Supermercado, Beleza e Bem-estar, Material de Construção, Transporte e Logística, Loja de Departamento, Educação e Drogaria.

Trata-se de um software totalmente online, com mais de 15 módulos integrados e disponíveis para que você gerencie todos os processos e projetos envolvidos no cotidiano do seu negócio. Como no texto de hoje falamos sobre algumas das aplicações da lista de verificação nas redes de moda, conheceremos agora o Módulo Checklist do SULTS.

O Módulo Checklist permite a personalização da lista, bem como das opções de resposta (adicione texto, imagem, links etc.), o armazenamento das informações e arquivos recebidos na nuvem, a criação de planos de ação para as unidades e a geração de relatórios para análise de dados. Ele pode ser aplicado em situações como supervisão de loja, auditoria, consultoria de campo e inauguração de loja.

Se almeja visitas mais ágeis, checklists personalizáveis e o acompanhamento do progresso das unidades, o SULTS é a melhor opção do mercado.

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