A margem de contribuição é uma métrica capaz de mostrar que uma empresa estar ganhando dinheiro não significa nem garante o seu sucesso. Por isso, nesse artigo discutiremos um a respeito do conceito, características, finalidade, fórmula e outras informações importantes.

O que é margem de contribuição?

Para saber se sua empresa está no prejuízo ou gerando lucratividade, analisar somente o valor que está sendo gerado não é suficiente. Além disso, é preciso ter uma noção de  quanto está sendo a sua margem de contribuição, o que torna esse conceito muito importante.

A margem de contribuição é o que ainda sobra para a empresa, após tirarmos todos os custos e despesas do empreendimento. É uma espécie de sinônimo do lucro bruto. Assim, é possível ter uma noção do valor de cada venda que está sendo destinado ao pagamento das despesas fixas. 

Sua empresa estará saudável economicamente se a renda obtida com as vendas estiver sendo maior que a soma de todos os gastos. Caso isso não esteja acontecendo, sua empresa provavelmente estará no prejuízo. 

Calculando a margem de contribuição

Para calcular, primeiramente você deve ter clareza de alguns conceitos:

  • Custos variáveis: Todo o valor que a empresa gasta para entregar ao cliente um produto ou serviço, lembrando que só se leva em consideração esse custo quando a venda é efetuada. 
  • Despesas variáveis: gastos nas vendas, ou seja, impostos e comissão das vendas. 

Pronto! Agora será mais fácil entender a fórmula:

Margem de contribuição= valor total das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)

É possível calcular a margem de contribuição unitária também, basta substituir as informações totais pelo valor unitário. Vale ressaltar que a total pode estar positiva e a unitária não, e vice-versa. 

Isso possibilita entender quais produtos ou serviços precisam ser repensados para que comecem a gerar valor para o negócio. 

E o índice de margem de contribuição?

Esse índice também pode ser total ou unitário. Feito o cálculo acima, divida o resultado obtido pelo valor das vendas e, em seguida, multiplique por 100.

Essa conta esboça a porcentagem de margem de contribuição do valor das vendas, que pode ser total ou unitário.

Quais os benefícios da margem de contribuição?

Entendendo essa métrica, obtém-se um maior controle sobre os rendimentos, além de ser possível verificar o volume mínimo de vendas para conseguir lucro, podendo pensar em prováveis descontos e saber o lucro gerado por cada produto ou serviço.

Como ter uma boa margem de contribuição?

  • Corte gastos que podem ser evitados, por isso é sempre importante revisar todas as despesas.
  • Mantenha sua equipe sempre motivada
  • Saiba quais são seus produtos ou serviços com maior lucratividade e invista neles.
  • Corte da sua cartela o que sua marca oferece que não gera benefício ou que é capaz de, inclusive, gerar prejuízo. 
  • Tenha um bom controle de gastos e, consequentemente, um bom controle de estoque, que seja capaz de suprir essa demanda.
  • Conheça todos os processos do seu negócio e busque sempre otimiza-los. Inclusive, em um artigo anterior, falamos a respeito dessa otimização. 
  • Busque sempre por novas informações, conhecendo novas ferramentas que podem ser implementadas. 

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Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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