Com certeza, dentro do âmbito empresarial, você já ouviu falar do poder de persuasão das estratégias de marketing. Nesse sentido, neste artigo você vai ver como a automação de marketing pode potencializar os resultados. 

As ferramentas de marketing são aplicáveis em qualquer etapa do funil de venda, seja o topo, meio ou o fundo do funil e, em cada um deles, é de suma importância uma estratégia assertiva. 

Logo, não precisar de uma mão de obra propriamente separada para esse serviço é uma forma de dinamizar e acelerar esse processo tão essencial para as vendas. 

Conheça agora no que consiste essa automação de marketing, como ela pode ser aplicada no seu negócio e ainda quais os benefícios ela carrega

Mas, afinal, o que é automação de marketing? 

Se o seu desejo era encontrar algum caminho que nutre e faz os leads avançarem mais rápido para a etapa de vendas, é dessa ferramenta que você precisa. 

Isso porque  a automação de marketing é uma tecnologia que contém a possibilidade de redução de mão de obra, por meio da automatização de ações e processos do marketing

No entanto, essa automação não é no sentido robotizado apenas com mensagens pré-prontas e automáticas, pelo contrário, com ela temos a chance de personalização e, com isso, um alto índice escalável. 

Para que isso seja possível, conhecer o seu lead é fundamental, isto é, os seus desejos e necessidades dele, para assim conseguir dar a ele todas as informações precisas de forma automática. 

Portanto, a automação de marketing não é sinônimo de artificialidade e robotização, e sim personalização e entrega assertiva de modo automático

Como o marketing automático pode ser aplicado no seu negócio? 

Assim como várias outras estratégias, é importante entender que contém um passo a passo a ser seguido para a iniciação da aplicação desse recurso na prática. 

Sabendo disso, ficará fácil entender que é mais uma ferramenta de crescimento e escala do seu negócio. Veja: 

  1. Converse com sua equipe de marketing e mapeie as estratégias que serão adotadas para a automatização do marketing; 
  2. Escolha uma plataforma/software que atenda as necessidade da técnica traçada; 
  3. Liste os gatilhos que serão ativados para “manutenção” e “nutrição” do lead; 
  4. Anote e organize como será a interação com o lead em cada etapa do funil de venda; 
  5. Faça um mapa de conteúdos de qualidade a oferecer ao lead conquistado para permanecê-lo ativo; 
  6. Mapeie e analise sempre as métricas das estratégias iniciais; 
  7. Esteja aberto à adaptações e à reformas das técnicas listadas anteriormente, buscando aperfeiçoá-las; 

Ou seja, não é porque é um processo automático e planejado que não haverá análises, mudanças assertivas e acompanhamento. 

Ter algum processo automático em seu negócio não é sinônimo de superficialidade, mas qualidade de serviço de maneira mais rápida, eficiente e com qualidade de entrega. 

Após tudo isso, quais benefícios você terá com a automação de marketing? 

Um passo importante ou uma implantação de novas estratégias dentro do seu negócio deve ser bem avaliado quanto aos prós e os contras. 

Assim, para te dar mais clareza e certeza de que há benefícios infinitos nessa aplicação, confira a lista abaixo: 

  1. Reduz o ciclo de vendas; 
  2. Automatização do pré, durante e pós-venda; 
  3. Permite o acompanhamento do andamento do lead; 
  4. Melhora a geração de oportunidade de vendas; 
  5. Minimiza o tempo de conversão do lead; 
  6. Se encaixa em todas as etapas do funil de vendas; 
  7. Amplifica a promoção de novos leads; 
  8. Dá acesso à personalização de automação. 
A automação de marketing e suas vantagens

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.