Desde que na Revolução Industrial foi entendida a importância de minimizar apenas trabalhos manufaturados e maximizar a automatização dos serviços, a revolução tecnológica tomou espaço e aprimorou o mercado de trabalho.
Uma das mudanças a partir desse revolução foi a forma como arquivos, documentos e dados, em geral, são arquivados. O armazenamento de informações em pastas armários deu lugar ao armazenamento em nuvem.
Somado a isso, a facilidade na comunicação e a agilidade tem possibilitado menos procrastinação e pendências que são mais recorrentes no modelo tradicional.
Por isso, entender o que é a revolução tecnológica e como ela pode impactar o seu negócio é importante para otimizar os processos e também para tentar identificar quais são as tendências de mercado através da tecnologia.
Para comprovar essa importância, vamos conhecer agora 3 impactos principais dessa revolução em uma empresa que se propõe a vivenciá-la. Confira!
Revolução tecnológica – conheça 3 principais impactos no ambiente corporativo
1. Eficiência na gestão
Em um modelo tradicional e mais utilizado nos séculos passados, a utilização de um sistema de gestão manual era a realidade dos gestores para acompanhar o progresso da empresa.
No entanto, com a facilidade de perda de documentos e baixa agilidade para verificar e monitorar todas as áreas do negócio, de forma intrínseca, houve a necessidade de aprimorar esta forma de gestão.
Atualmente, com a revolução tecnológica, e não apenas para empresas especialmente tecnológicas, mas para todas aquelas que desejam avançar com a tecnologia, essa gestão é mais automatizada, ágil e completa para dar conta da demanda.
Com a possibilidade de uso de softwares, sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), as empresas podem contar com o banco de dados, mapear e gerenciar todos os processos de forma automática e na palma das mãos.
2. Aumento da produtividade nas empresas
Com a revolução tecnológica, a procrastinação e as pendências acumuladas nas mesas dos colaboradores tendem a ser significativamente diminuídas. Isso porque um sistema de gestão automático proporciona a otimização de processos e o controle 360 dos gestores sobre as atividades delegadas.
Além dessa automatização, ainda possibilita a redução de obstáculos na comunicação entre setores da empresa, por exemplo entre o time de marketing e vendas na produção, e aumenta a colaboração e o engajamento e a transparência entre os colaboradores.
3. Qualidade no relacionamento com o cliente
Se o processo operacional dentro da empresa melhora, automaticamente, também qualifica as relações externas da organização.
Quando todos os setores dentro do negócio são organizados com os recursos tecnológicos, o relacionamento com o cliente também é aprimorado e mais promissor.
As mídias sociais e estratégias aplicadas nela para fomentar o engajamento com a marca é um exemplo disso.
Hoje, por exemplo, o Instagram é uma das redes sociais que mais os consumidores estão presentes e mais se aproximam de marcas, aquelas que através da revolução tecnológica conseguem humanizar a empresa e se aproximar de seus clientes, proporcionando a eles uma experiência de consumo inesquecível.
Não só no contato direto, mas também na automatização de tarefas repetidas com recursos tecnológicos, abrem margem para os colaboradores desenvolverem cada vez mais técnicas de como trazer esses clientes para mais perto da empresa.
Isto é, o relacionamento com o consumidor se torna uma prioridade e, consequentemente, um benefício!
A revolução tecnológica está em todo lugar e não há motivos para fugir dela. Como vimos, ela agrega recursos capazes de aperfeiçoar todas as pontas da empresa e, consequentemente, o cliente tem um produto/serviço cada vez melhor.
Para aprimorar seu conhecimento sobre a importância da tecnologia no seu negócio, leia também:
- Transformação digital: saiba como manter sua empresa viva!
- Modernização e tecnologia: revolucionando as organizações.
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