Sem dúvidas, uma indústria de alimentação requer uma série de processos diários para a produção de produtos que cheguem à mesa do consumidor com muita qualidade. Entre esses processos, está a gestão de estoque que, quando realizada de forma assertiva, garante que nenhum ingrediente faltará para que a empresa continue fornecendo o que há de melhor.
Uma gestão de qualidade não é aquela realizada com “achismos”, mas pelo contrário, ela é baseada na análise de dados coletados por meio de ferramentas que permitem a verificação de cada um dos procedimentos diários, como o checklist.
No caso da gestão de estoque, a aplicação do checklist (ou lista de verificação) é uma excelente maneira de mapear a quantidade de produtos disponíveis e, de modo geral, de controlar tudo o que entra e sai do estoque. Em caso de pontos de atenção apontados pelos dados do checklist, ainda há tempo para a criação de planos de ação assertivos.
Vamos conhecer agora quais são os tópicos que nos guiarão neste artigo sobre a gestão de estoque por meio do checklist – assunto essencial às redes de alimentação:
- Qual a função do checklist no acompanhamento do que está disponível no estoque?
- Afinal, quais são os benefícios do checklist para redes de alimentação?
- Quais são as características de um checklist eficiente para uma gestão de estoque eficaz?
Qual a função do checklist no acompanhamento do que está disponível no estoque?
Em empresas de alimentação de menor porte, a gestão de estoque pode até ser realizada sem a ajuda de um sistema como o checklist, pois as quantidades são menores, assim como a variedade dos produtos.
Mas, para que o negócio seja escalável, é preciso começar a pensar em ferramentas que otimizem o controle desse estoque quando os números forem bem maiores. Não espere sua empresa crescer exponencialmente para se planejar! Esteja sempre preparado(a).
Além disso, outro fator que a escalabilidade permite é que outras pessoas possam estar à frente dos setores da empresa, inclusive da gestão de estoque. Ao disponibilizar ao responsável uma lista de verificação eletrônica, por exemplo, ele conseguirá consultar dados anteriores, adicionar informações atuais e adicionar comentários, caso necessário.
Isso não quer dizer que o gestor da empresa estará “por fora” da operação. Pelo contrário! Mesmo que outra pessoa esteja à frente do controle de estoque, é possível acompanhar o trabalho dela através de um sistema de gestão que contenha, inclusive, o checklist.
Assim, todas as pontas da empresa poderão acompanhar, em tempo real, os processos realizados no dia a dia da operação a fim de garantir o padrão de qualidade da marca. Com as ferramentas certas e com um produto de excelência, a escalabilidade é quase uma certeza!
Afinal, quais são os benefícios do checklist para redes de alimentação?
Vimos que a checklist, principalmente o eletrônico, é uma ferramente produtiva para a gestão de estoque, porque oferece benefícios como:
- Organização do estoque
- Mapeamento de produtos (nome, marca, quantidade, preço etc.)
- Registro de fornecedores (qualidade do serviço prestado)
- Registro de entrada e saída de produtos
- Controle de custos (o que pode ser otimizado?)
- Relatórios de análise (o que pode melhorar?)
E esses são apenas alguns exemplos. Cada negócio tem suas demandas, mas é fato que quanto mais o checklist é utilizado em outros processos, os beneficios serão maiores.
Sendo assim, de modo geral, confira algumas vantagens da lista de checagem:
- Ajuda a manter a organização, fornecendo os detalhes de cada etapa de um processo.
- Favorece a delegação de tarefas, já que proporciona melhor visualização das tarefas, tornando mais fácil indicar o melhor profissional para elas.
- Melhora a produtividade, pois, seguindo uma lista, é possível otimizar o tempo para cada tarefa, permitindo que muitas outras coisas sejam feitas.
- Colabora para redução de erros, pois com tudo listado é muito mais difícil cometer erros.
- Promove a transparência dos processos, pois permite a documentação das informações, formando um banco de dados acessível às pessoas permitidas.
Para ampliar o conhecimento, sugeriamos a leitura de >> Checklist para redes de alimentação: quando aplicar?
Quais são as características de um checklist eficiente para uma gestão de estoque eficaz?
A resposta para a pergunta acima é:
Um checklist eficiente é aquele que atende às demandas do seu negócio!
Não adianta escolher a ferramenta mais cara do mercado se ela não atenderá as necessidades da empresa.
Mais uma coisa é certa – quanto mais completo for o sistema de gestão selecionado, maiores são as chances dele atender (e até mesmo superar) as expectativas. Isso porque, além do checklist, no mesmo software você encontra outros recursos aplicáveis à operação, como CRM, Universidade Corporativa, Chamados, Disco Virtual, entre outros.
No mercado atual, um sistema completo e centralizado como o exemplificado acima é o SULTS. Entre os mais de 20 módulos disponíveis, está o SULTS Checklist.
O SULTS Checklist entende exatamente a importância do mapeamento de processos e etapas e, por isso, é dotado de formas para conduzir inspeções, sinalizar problemas e resolvê-los por meio dos planos de ação.
Nele, é possível avaliar cada um dos setores do processo de produção dos alimentos e entender qual deles necessita de um plano de ação para melhoria, a partir de dados claros e organizados em um dashboard otimizado. Além de ser uma ferramenta web e mobile (disponível também para o seu smartphone).
Enfim, uma gestão de estoque assertiva promove o aumento das vendas, a melhora do giro de estoque, a otimização de recursos e o cliente ainda mais satisfeito. E uma gestão de estoque assertiva é com o SULTS!
Conheça outras soluções do SULTS
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o nosso sistema de gestão você se conecta com os seus colaboradores e franqueados/afiliados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e afiliados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação.
Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Além do SULTS Checklist que destacamos acima, conheça outras ferramentas fundamentais para uma gestão de excelência:
SULTS Chamados
O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da rede.
Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo em diferentes tipos de visualização, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos.
SULTS Expansão e CRM
Expandir a rede é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização.
Com isso, no módulo de expansão e CRM, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução.
Além disso, O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time gerenciar toda a carteira de clientes e potenciais clientes.
SULTS Implantação de Unidades
No módulo implantação de unidades, você pode enumerar, descrever e gerenciar toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja.
Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
SULTS Universidade Corporativa
O módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe.
Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você.
É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
SULTS Comunicados
Neste módulo você consegue criar comunicados com textos, imagens, vídeos e arquivos.
Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, basta programá-lo para a data requerida e ele será disparado automaticamente pelo nosso sistema!