Entender os conceitos de funil de marketing e de funil de vendas é muito importante para as estratégias traçadas na organização. Saber diferenciar essas ferramentas faz com que as empresas estejam mais preparadas para competir no mercado e alcançar resultados ainda melhores.
O que é funil de marketing?
Conceituando o funil de marketing, ele está presente desde que o cliente tem seu primeiro contato com a marca até o momento em que consome o produto.
Sabendo disso, o marketing digital utiliza desse mecanismo, fazendo com que o consumidor se sinta contemplado com ofertas oferecidas a ele, que suprem todas as suas necessidades, o que os leva a consumir o produto, caracterizando como o principal objetivo desse funil.
E o que é funil de vendas?
Em relação ao funil de vendas, vai além da captação dos prováveis consumidores como ocorre no de marketing, sendo que o funil de vendas busca de fato viabilizar os melhores acordos e concretizar vendas. Diante disso, é necessário sabe lidar bem com as oportunidades e manejar bem o cliente para que ele consiga fechar o negócio de acordo com o que foi apresentado a ele pelo marketing.
Com esses conceitos em mente, a junção desses dois setores que trabalharam em uma empresa se faz mais do que necessária, visto que os projetos desenvolvidos por ambos os funis tem que estar em sincronia.
Logo, o funil de marketing é quem vai atrair o cliente, com um passo a passo bem convincente, e o funil de marketing vai se mostrar o mais prestativo possível dando o suporte necessário para concretização do negócio.
Construção de um público para o consumo a partir do funil de marketing
Como visto, para ter êxito em um negócio, é necessário que a empresa tenha um público consumidor dos produtos, por isso ela utiliza de diversos mecanismos. Um desses artifícios é justamente o funil de marketing, que vai ter a função de funil e ir cada vez mais específico e estreitando as relações com o cliente, o que vai levar esse indivíduo ao consumo do produto ofertado.
Agora, sabendo que o funil de marketing é quem vai nortear as estratégias da empresa acerca da busca por novos consumidores, há alguns passos que devem ser seguidos para obter sucesso nessa estratégia. Sob esse viés, esses passos que serão evidenciados e explicados posteriormente, conduzirão o indivíduo e a empresa ao encontro, na qual resultará na venda do produto.
O primeiro passo a ser seguido é conseguir compreender quem é o público a ser atingido, de modo que uma busca ativa a todas as informações necessárias devem ser realizadas.
Posteriormente, o próximo passo é a produção de conteúdos relevantes que irão atrair o público alvo e os levarão não só consumir o produto, como também divulgarem a empresa a partir dos conteúdos apresentados.
O terceiro passo, apesar de parecer algo não muito relevante faz total diferença quanto a atuação no meio digital, que é saber qual o canal digital é mais propício para a divulgação do trabalho, com a finalidade de maior abrangência.
Assim, nos leva ao último passo, que é a utilização de automação de marketing, que busca os melhores caminhos para atingir o público, a partir das próprias respostas às publicidades.
Com a era da informação e a era digital se solidificando cada vez mais, para as empresas conseguirem sobreviver no mercado é necessário construir um público fiel e sólido.
Com isso, a utilização de estratégias como o funil de marketing e o de vendas torna-se, portanto, essencial para o sucesso dos negócios.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.