No artigo anterior, falamos um pouco sobre o conceito de Composability e quais caminhos possibilitam ter uma empresa com essa mentalidade. Agora, trataremos de modo mais aprofundado os três tópicos que estão associados. Veja!
Retomando o significado do termo Composability
Composability está associado com a capacidade de uma empresa de inovar e se adaptar diante das adversidades que surgem.
Esse termo se relaciona com todos os fatores envolvidos para que seja possível que uma empresa se adapte e inove de acordo com as demandas que surgem. Ou seja, ter a mentalidade e uma organização capaz de se moldar para que continuem entregando valor ao consumidor.
Composable Thinking
O primeiro ponto fundamental a ser levado em consideração por uma empresa é sua mentalidade. A forma como um negócio pensa e, consequentemente, direciona seus esforços, a mantém no ponto em que se encontra no mercado.
Pensando no conceito de Composability, ter a ideia de que mudanças podem e devem ocorrer para que tudo possa funcionar da melhor maneira para aquele período seria de fato a forma ideal para se pensar.
Também é preciso levar em consideração que impedir mudanças gera uma barreira no desenvolvimento e evolução da empresa, o que pode causar prejuízos.
Um excelente modo de “composable thinking” é ser proativo e conseguir estar à frente, antecipando problemas que podem aparecer e sendo ágil colocando as soluções em prática.
A fim de conseguir colocar em prática esse primeiro tópico, pense, dentro do seu negócio, se vocês estão conseguindo atender seus clientes e superar suas expectativas, que mudam a todo momento, alcançando suas necessidades. Isso também permite pensar em novas criações, tanto associadas a produtos quanto serviços, atendendo inclusive novos públicos.
Além disso, estar sempre com conhecimentos em dia, com uma equipe devidamente capacitada, um modelo de negócio realmente eficiente e tecnologias que podem auxiliar, são outros fatores que devem ser pensados quando se deseja alinhar-se ao conceito.
Composable Technology
Colocando a primeira ideia em prática, automaticamente começa a se pensar na segunda, visto que as duas caminham na mesma direção. Por isso, buscar tecnologias que geram lucratividade, visto que são capazes de reduzir tempo e gasto nos processos é um investimento que vale muito a pena.
Atualmente, a utilização de banco de dados, como um CRM, é uma grande escolha, pois, por meio dele, pode-se mapear uma série de informações, capazes de direcionar e alinhar todo o funcionamento da empresa. Com isso, é possível trabalhar para que as métricas se tornem ainda mais atrativas.
Composable Business
E aqui é o momento em que tudo começa a trabalhar indo ao encontro de todo o conceito que trabalhamos ao longo desses dois artigos. Pensando em um modelo e em uma estratégia de negócio que sejam proativos e que se adeque aos diferentes cenários do mercado, o composable business estará sendo empregado.
Diante disso, alguns pontos precisam ser muito bem pensados e esclarecidos para que tudo possa funcionar em perfeita sintonia. Dentre eles, é fundamental ter uma empresa organizada em setores/equipes menores, que estejam sempre em ótima comunicação para que falhas possam ser identificadas e solucionadas mais rapidamente.
Já falamos muito aqui de formas dinâmicas e muito práticas de organizar bem seus colaboradores. Tendo isso em vista, a gestão torna-se facilitada.
Além disso, a chave principal, com toda certeza, é o cliente, e tudo deve funcionar a partir dele. Por isso, ter uma estratégia de Funil de Vendas, que seja capaz de aumentar progressivamente essas transações e captar mais informações faz total diferença em um negócio bem sucedido.
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O que é um funil de vendas e quais suas etapas?
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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