Nesse artigo, a partir do conceito de Composability, que traduzindo seria “composição”, você entenderá a importância da inovação diante das mudanças diárias no mercado.

Assim, falaremos um pouco sobre o significado do termo, suas características e benefícios, para que você seja capaz de colocar em prática e visualizar formas de atender (e superar) as expectativas do seu cliente. 

O que é Composability?

Esse termo se relaciona com todos os fatores envolvidos para que seja possível que uma empresa se adapte e inove de acordo com as demandas que surgem. Ou seja, ter a mentalidade e uma organização capaz de se moldar para que continuem entregando valor ao consumidor.

Associado ao termos, temos alguns tópicos que, alinhados, integram o Composability. Vejamos:

  • Composable Thinking: Antes de tudo, é necessário ter uma mentalidade capaz de entender essas mudanças e estar ciente que elas sempre acontecerão, não se apegando àquilo que pode não fazer parte das melhores soluções no momento.
  • Composable Technology: A partir do primeiro termo apresentado, passa-se a pensar nas ferramentas necessárias para as modificações. O diferencial está em se pensar em modos sustentáveis de transformar. 
  • Composable Business: Os modelos de negócio estão se modificando de forma intensa, saber utilizá-los garante o avanço que tem se almejado. Apostar em um negócio digital é o grande ponto atualmente.

Na segunda parte deste conteúdo falaremos desses três tópicos de forma muito bem detalhada, a fim de esclarecer cada um dos processos e não deixar nenhuma dúvida. Para que assim, sua aplicação se torne ainda mais facilitada.

Como funciona o Composability na prática

Um grande exemplo do que estamos tratando foi a pandemia da COVID-19. Essa pandemia que aconteceu muito repentinamente levou à falência aquelas empresas que não souberam usar o Composability e se viram no escuro diante das mudanças que ocorreram.

Quem saiu à frente? Quem mudou sua mentalidade e pensou em novas ferramentas que fossem capazes de manter seu negócio.  

O empresário Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem e desmontagem de veículos, que começou a empreender quando ainda era um catador de latinhas, é um grande modelo do que estamos tratando neste artigo.

E isso fica ainda mais claro quando ele apresenta que, na pandemia, a partir de algumas mudanças que estabeleceu, ampliou ainda mais sua lucratividade, sem desamparar seus funcionários. 

A grande questão que estamos tratando é a mudança de ponto de vista com relação a um problema. Quando os desafios são vistos como uma ponte, capaz de te levar a outro ponto do seu desenvolvimento, até que você chegue onde deseja, é possível enxergar as oportunidades de crescimento. 

E o que levar em consideração no Composability?

Alguns pontos são essenciais para que seu negócio esteja em sintonia com o conceito e possa se desenvolver de forma completa, passando por diferentes processos sem dificuldades. Dentre eles temos:

  • Assess (avaliar): Significa saber verificar em qual ponto sua empresa se encontra no presente momento, para que possa, a partir disso, criar uma perspectiva futura.
  • Awareness (consciente): Ter consciência de que há uma evolução que é necessária é o ponto inicial para colocar em prática.
  • Knowledge (conhecimento): O conhecimento é a base de todo o processo evolutivo e ele se torna ainda maior quando compartilhado.
  • Action (ação): É preciso verificar o que deve ser feito para se chegar ao ponto almejado, quais ações devem ser colocadas em prática. 
  • Adapt (adaptar): Esse é o ponto principal do que estamos tratando no artigo. Conseguir adaptar seus processos quando necessário e não se aflingir diante das barreiras.

Para entender ainda mais sobre esse tema tão importante, leia também >> A estratégia Composability e suas potencialidades.

Composability - 1 - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.