O mapeamento de processos, mas também chamado de gestão de projetos, é um dos recursos que mais é trabalhado nos âmbitos operacionais, já que os benefícios são inúmeros.
O segredo, portanto, está no efeito de organização, produtividade, agilidade e acessibilidade nas atividades da empresa.
Assim, relembrando que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, é de suma importância características que destaque o seu negócio dos demais.
E, com certeza, essa metodologia ágil e funcional fará a diferença desde o estágio inicial até o encerramento da atividade, serviço ou produto.
Isso será como um trampolim para a melhor visibilidade da sua empresa, já que não haverá chances de serviços mal entregues, atrasados e com a utilização de recursos desnecessários.
Assim como na vida pessoal é crucial projetos e planos para determinados objetivos, a sua empresa também precisa. Por isso, continue essa leitura e saiba agora:
4 principais vantagens do mapeamento de processos para o seu negócio:
1. Controle eficaz de todos os processos da operação
Tendo um gestor de projetos ou uma equipe que caminhe junto com ele, será mais fácil e dinâmico o monitoramento dos processos, seja para atividades, serviços ou produtos.
Esse acompanhamento é essencial para identificação do andamento pleno ou que contenha algum desvio, sendo mais acessível de correção imediata.
Isso, inclusive, pode ser feito por meio de um software que dê uma maior versatilidade e rapidez no momento de checagem.
2. Cumprimento do cronograma definido antecipadamente
Desde a primeira etapa do ciclo de vida de um projeto, foram estabelecidas datas e prazos a serem cumpridos, os quais mediam o tempo de cada atividade a ser concluída.
Essa definição é completamente positiva por dar a possibilidade da diminuição de atrasos e esquecimentos de tarefas a serem feitas.
Isto é, falhas como imprevistos, desorganização e outros tipos de problema já não serão comuns e corriqueiros no dia a dia do seu negócio.
Quando o projeto já tem essa boa gestão a princípio na definição de datas, previsão e disponibilidade de recursos e tempo, fica mais simples de trabalhar e ainda garante uma excelência na entrega do serviço dentro do tempo hábil.
3. Satisfação do cliente
Se valendo de uma boa gestão e entrega eficaz do serviço ou produto solicitado, é garantida a certeza de um cliente satisfeito com a sua empresa.
Levando em consideração que o contentamento do cliente é um dos pilares mais importante do sucesso do seu negócio, o mapeamento de processos é claramente um recurso que você deve adotar para a sua operação.
Um projeto finalizado perfeitamente e entregue no prazo estipulado são motivos desse cliente fazer futuros novos acordos com a empresa e ainda ser como um porta-voz para outros te procurarem também.
Ou seja, é um benefício que gera outro benefício e que mantém o seu negócio em destaque.
Para isso, é sempre importante proporcionar uma experiência com um diferencial desde o atendimento, andamento e pós-serviço, pois assim será possível atingir e, até mesmo, superar as expectativas desse cliente.
4. Minimização de riscos
Como já mencionado, com uma gestão de excelência, inúmeras vantagens são geradas, como a redução de desvios no andamento do trabalho.
Uma vez que o gestor ou a equipe de gestores esteja bem preparada e treinada, eles estarão focados e direcionados para identificá-los e minimizá-los o mais rápido possível.
Sendo totalmente positivo por não atrapalhar a etapa em que o serviço se encontra e, também, as próximas etapas.
Isso será possível com um alto levantamento de informações e dados sobre o projeto, pois facilitará no momento de prevenção e planos de solução.
Neste artigo você encontrou as principais vantagens dessa ferramenta no seu negócio, mas há inúmeras outras que farão a diferença no cotidiano e no produto final da sua empresa. Leia, aprenda, aplique e verá o quão rico é esse recurso.
Conheça o SULTS!
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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