O franchising é um modelo de negócio que envolve a concessão de uma marca, produto ou serviço por parte de um franqueador a um franqueado, mediante o pagamento de taxas e royalties. 

O franqueado, por sua vez, assume o compromisso de seguir os padrões e as normas estabelecidas pelo franqueador, bem como de divulgar e comercializar os produtos ou serviços da rede.

A gestão de relacionamento com franqueados é um dos principais pontos a se atentar para quem administra uma rede de franquias. Afinal, como manter uma boa comunicação, alinhamento e engajamento entre os diversos parceiros que compõem o seu negócio?

Neste artigo, abordaremos aspectos essenciais para uma gestão de relacionamento eficiente e produtiva com os franqueados. Veja!

Gestão de relacionamento com franqueados e sua importância

A gestão de relacionamento empresarial é o conjunto de ações e processos que visam estabelecer e manter uma relação saudável, transparente e colaborativa entre o franqueador e os seus franqueados.

O objetivo é garantir que os franqueados estejam satisfeitos, motivados e comprometidos com o sucesso da rede, seguindo os padrões e as orientações da marca, além de contribuir com sugestões e feedbacks para a melhoria contínua do negócio.

Tanto para os franqueados quanto para os franqueadores é fundamental o crescimento e a sustentabilidade da rede de franquias.

Pensando nisso, leia abaixo alguns dos principais benefícios de uma excelente gestão de relacionamento!

1. Manutenção da padronização

Um dos benefícios da gestão de relacionamento é que ela favorece a padronização e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Isso acontece porque, ao conhecer melhor as necessidades, as preferências e o perfil dos consumidores, a empresa pode adequar seus processos internos e externos para atender às expectativas do mercado.  

Por meio do contato próximo, o franqueador consegue obter e dar feedbacks constantes dos clientes, o que possibilita identificar pontos de melhoria e corrigir falhas na produção ou na entrega. 

2. Fortalecimento da imagem e da reputação da franquia

Toda marca almeja reconhecimento mercadológico, se destacar pelos motivos certos e receber conhecimento em relação ao serviço ou produto realizado.

Através da preocupação com os seus públicos, ela consegue oferecer soluções adequadas, resolver problemas, reconhecer feedbacks e buscar melhoria contínua

Para franquias, é essencial ter um canal de comunicação aberto com as unidades franqueadas e seus gestores, quando uma franquia se relaciona de forma assertiva com seus franqueados, ela consegue se diferenciar da concorrência, pois consegue criar uma identidade forte e coesa entre as unidades.

3. Redução de conflitos e divergências 

Uma excelente gestão de relacionamento favorece a redução de conflitos, pois permite que as partes se comuniquem de forma clara, transparente e respeitosa, evitando mal-entendidos, divergências e insatisfações. 

Além disso, estimula a cooperação, a confiança e o comprometimento mútuo, criando um clima de harmonia e parceria entre os envolvidos. 

4. Potencialização de resultados e retorno sobre o investimento

Empresas cada vez mais têm investido em práticas que mantenham o vínculo de confiança e satisfação de seus colaboradores, pois potencializam os resultados e o retorno sobre o investimento. 

Isso acontece porque, um excelente relacionamento gera mais sinergia, alinhamento e comprometimento entre as partes, o que reflete na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes, na eficiência operacional e na inovação.

Exemplos de produtos feitos a partir da co-criação

A co-criação é um método que aproxima franqueados e franqueadores. Essa prática consiste em envolver os franqueados na elaboração e implementação de soluções inovadoras para os desafios e as oportunidades do negócio, aproveitando a diversidade de experiências, conhecimentos e ideias que eles possuem. 

Veja exemplos sobre produtos que nasceram da co-criação entre franqueadores e franqueados:

McDonald’s

Um exemplo de co-criação é a iniciativa do McDonald’s, que realizou o lançamento de sanduíches regionais, que levam em conta os ingredientes e os sabores de diferentes países.

Estes sanduíches são desenvolvidos em parceria com as unidades franqueadoras, que conhecem melhor o perfil e o paladar dos clientes locais. 

Além de oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores, esta estratégia também fortalece a identidade regional da marca e aumenta a fidelidade dos clientes.

Confira quais são os exemplos de produtos gerados para atingir os interesses da franqueadora condicionados à realidade do franqueado, nesse caso, do Mc Donalds.

1. MC BURRITO A LA MEXICANA 

Vendido no México, o Mc Burrito a la Mexicana é um sanduíche que tem como ingredientes feijão, carne picada, cebola, temperos, tudo embrulhado em uma tortilla.

Também é uma opção que reflete a tendência global de fusão de diferentes estilos culinários, oferecendo aos consumidores uma experiência diversificada e saborosa. 

2. MC SHUARMA

Vendido em Israel, o Mc Shuarma possui ingredientes como pão sírio, hambúrguer de peru e salada. 

A co-criação aproxima o franqueador das unidades, permitindo que a relação entre eles seja mais próxima, assim o franqueador consegue passar sua visão mercadológica ao franqueado e também, entender às demandas locais

Uma forma de fortalecer a gestão de relacionamentos é através da realização de eventos e convenções para franqueados, que são oportunidades de promover network entre colaboradores das unidades.

Network: eventos e convenções para franqueados

Network é um termo que vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Logo, a prática networking trata-se da atividade de alimentar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimentos entre si

Uma das formas de implementar essa estratégia é através de eventos e convenções para franqueados, que são oportunidades de trocar experiências, receber treinamentos, atualizações e reconhecimentos.

O network é uma excelente maneira de se manter atualizado, motivado e conectado com o mercado e com a rede de franquia. 

Além disso, a franqueadora também se beneficia do feedback dos franqueados, que podem trazer sugestões, críticas e demandas que ajudam a aprimorar o modelo de negócio.

Os eventos e convenções para franqueados também promovem integração e motivação, reforçam o sentimento de pertencimento à rede e estimulam o engajamento e a fidelidade dos franqueados. 

Estes encontros permitem que os franqueados se conheçam melhor, troquem ideias, façam parcerias e criem uma cultura de colaboração.

gestao-de-relacionamento-entre-franqueados BLOG SULTS

Programas de assistência ao franqueado: ferramentas e práticas 

Assim que definido as expectativas, as responsabilidades de cada parte e deixado claro quais são os direitos e os deveres do franqueador e dos franqueados, estabeleça canais de comunicação eficientes, que assegurem uma comunicação frequente, clara e objetiva.

A promoção da cultura do aprendizado contínuo pode ser feita através do oferecimento de suporte e treinamento regulares, para que os franqueados recebam todo o apoio necessário para o excelente funcionamento das suas unidades, desde a implantação até a operação. 

Acompanhando as inovações tecnológicas, o mobile learning tem sido adotado na oferta de cursos e treinamentos essenciais, ele consiste na utilização de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks, facilitando o acesso ao conteúdo.

Essa forma de aprendizagem permite que colaboradores tenham mais flexibilidade, autonomia e interatividade, além de possibilitar a personalização por parte dos franqueados na criação de trilhas de conhecimentos para diferentes unidades.

Conheça o módulo Universidade Corporativa, no qual é possível reunir treinamentos e cursos para seus franqueados, colaborando para o aperfeiçoamento profissional.

SULTS: ferramenta indispensável

Utilizar um ERP, que é um sistema de gestão integrada, é essencial, pois ele permite controlar e otimizar todos os processos da franquia, desde a produção até a distribuição, passando pelas áreas financeira, comercial, contábil, fiscal e de recursos humanos.

Possibilita o aumento da eficiência, da qualidade e da competitividade da organização, reduzindo custos, desperdícios e erros.

Com mais de 20 módulos, o SULTS é um ERP extremamente robusto, pois é composto por módulos que comunicam entre si e compartilham uma base de dados de forma centralizada. Assim, as informações são atualizadas em tempo real e podem ser acessadas pelas unidades. 

Isto facilita a tomada de decisões, pois oferece relatórios e indicadores de desempenho que permitem analisar o cenário atual e projetar cenários futuros.

Além disso, possui opções personalizáveis possíveis de se adaptarem às necessidades específicas de cada franquia, através de customizações e parametrizações.

A gestão de relacionamento com franqueados é uma atividade estratégica para quem administra uma rede de franquias. Ela envolve desde a definição das expectativas e responsabilidades até o reconhecimento e a recompensa dos melhores parceiros.

Para fazer uma gestão de relacionamento com franqueados eficaz, é preciso contar com ferramentas e estratégias que facilitem e otimizem a comunicação, o suporte, o feedback e o engajamento na rede.

Assim, é possível garantir a satisfação, a motivação e o comprometimento dos franqueados!

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