O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.
Michel Jordan
A frase de Jordan retrata bem o que nos propomos a abordar neste artigo, que é o trabalho em equipe como um dos principais pilares para o sucesso, principalmente, no cenário profissional.
Ele é também considerado uma estratégia de gestão nas empresas, com vistas à melhoria da eficiência operacional e, consequentemente, ao fornecimento de produtos e serviços de excelência aos clientes.
Quando os projetos são realizados de forma colaborativa, todos saem ganhando: os objetivos da organização são atingidos com mais facilidade e cada colaborador tem a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades individuais e coletivas.
Confira este artigo até o final e saiba mais sobre o que é o trabalho em equipe na prática e o quão benéfico é promovê-lo de forma estratégica no contexto empresarial. Não perca!
O que se configura como trabalho em equipe?
Trabalho em equipe nada mais é do que quando várias pessoas se reúnem e se dedicam a solucionar uma única tarefa, trabalho ou problema.
Como o trabalho em equipe é realizado por meio da junção de pessoas, esse tipo de dinâmica permite que conhecimentos de diversas áreas sejam divididos e assim os colaboradores desenvolvem uns aos outros.
O trabalho em equipe também pode ser um grande aliado na hora de acelerar o processo de executar tarefas, pois cada pessoa pode ficar responsável por uma parte da atividade, de acordo com a sua habilidade e assim trabalhar em conjunto para que a tarefa final seja concretizada.
Mas para que tudo isso funcione de maneira positiva, é preciso que os membros das equipes tenham metas ou objetivos compartilhados.
Além disso, é preciso que a empresa incentive uma comunicação assertiva, que seja clara e franca entre os colaboradores, delimitando bem qual é o escopo de trabalho de cada um.
Por que é importante incentivar o trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é fundamental para que as empresas atinjam seus objetivos estratégicos com mais agilidade.
Um dos pensamentos formulados pelo filósofo grego Aristóteles diz que:
O ser humano é um sujeito social que, por sua natureza, precisa pertencer a uma coletividade.
Isso mostra uma característica básica sobre o nosso comportamento, ou seja, enquanto humanos, interagir com o próximo é uma necessidade, evidenciada em todas as nossas relações, inclusive no ambiente profissional.
Um exemplo disso é o resultado da pesquisa Habilidades 360º, realizada pela PageGroup com líderes empresariais de países da América Latina.
Para 60% dos entrevistados, a capacidade de trabalho em equipe e a inteligência emocional são as principais habilidades procuradas nos futuros colaboradores.
Além disso, o trabalho em equipe se faz importante justamente para proporcionar ao time e à empresa a conquista de melhores resultados, tendo em vista o potencial que um grupo de pessoas tem para desenvolver um projeto de qualidade.
Entretanto, existem diversos fatores que fazem com que o trabalho em grupo funcione, como a construção de um ambiente de trabalho saudável.
Assim, para melhorar o clima organizacional existem itens essenciais que favorecem o trabalho em equipe, são eles:
- Liderança orientadora e motivadora;
- Boa infraestrutura;
- Suporte;
- Reconhecimento;
- Treinamento;
- Objetivos compartilhados;
- Identificação com o propósito da empresa.
3 habilidades indispensáveis para o trabalho em equipe
Independente da área de atuação, todo profissional pode e deve aprender a trabalhar em equipe. Segundo a Sambatech, as principais habilidades a serem desenvolvidas são:
1. Comunicação assertiva
Uma das principais características necessárias para um bom trabalho em equipe é exercitar a comunicação.
A comunicação entre os colaboradores de uma organização deve ser clara e objetiva, todas as pessoas envolvidas em um projeto devem saber o que é esperado delas e qual é o escopo a ser cumprido, por exemplo.
É importante que todos os trabalhadores sejam incentivados a dialogarem entre si, resolver conflitos com o diálogo e, para além, comunicar de maneira sincera, respeitando os seus limites pessoais e os limites dos outros colaboradores.
Quando a comunicação é feita de forma eficaz, todos sempre estarão na mesma página, atualizados de tudo a respeito do projeto, saberão as suas responsabilidades, terão as suas expectativas alinhadas e conseguirão agir com respeito uns com os outros.
2. Gestão de conflitos
Quando os conflitos aparecerem dentro de um processo de trabalho em equipe, é preciso identificar, gerenciar e resolver. Por isso é tão importante uma comunicação aberta e sincera, para que haja diálogo entre a equipe.
Na hora de resolver um conflito é preciso ter empatia para que seja possível se colocar no lugar do outro, entendendo diversos pontos de vista sobre a mesma situação.
Também é essencial ser objetivo, para não gerar situações desconfortáveis e evitar a criação de mágoas. Seja objetivo na hora de resolver um conflito, agindo de forma correta com todos os envolvidos.
3. Proatividade
Ser proativo nada mais é do que saber por si mesmo antecipar necessidades e tomar atitudes para saná-las.
Quando falamos de trabalho em equipe, a proatividade se mostra uma habilidade importante, porque todos os colaboradores envolvidos em uma demanda ou projeto, devem ser capazes de identificar problemas e oferecer soluções.
Quando uma equipe é formada por colaboradores proativos, o processo de trabalho funciona de maneira mais eficiente, gerando resultados mais positivos e entregas mais ágeis.
Para incentivar a proatividade dos colaboradores, é preciso que as lideranças tenham uma boa comunicação com seus liderados, sendo abertas a feedbacks, sugestões e opiniões.
As vantagens do trabalho em equipe no ambiente corporativo
São diversos os benefícios que o trabalho em equipe gera em uma empresa. Veja alguns deles agora mesmo:
1. Garante mais produtividade e inovação
O trabalho em equipe gera mais produtividade do que o trabalho individual. Isso acontece porque cada profissional dispõe de habilidades, competências e vivências diferentes e que juntos promovem soluções mais eficazes e ideias mais inovadoras.
2. Gera senso de pertencimento
Outra vantagem que desenvolver projetos em time traz, é o senso de pertencimento que ele tem a capacidade de gerar.
Ao contribuir com suas habilidades e competências para que o projeto se desenvolva, o colaborador se sente realizado e parte do processo, pois entende que ele foi uma das peças fundamentais para que a ideia surgisse e prosperasse.
3. Incentiva decisões mais arriscadas
Quando o colaborador trabalha em um projeto sozinho as chances de ele inovar são pequenas, porque se algo não der certo, ele tem medo de ser responsabilizado por isso.
Quando em equipe, os profissionais envolvidos correm mais riscos, visto que possuem ajuda um do outro, aumentando a porcentagem de sucesso.
4. Melhora no clima organizacional
Quanto mais os colaboradores interagem entre si, melhor é o ambiente de trabalho que se torna motivador, produtivo, engajado e, como consequência gera maior lucratividade, o que também influencia no bem-estar de todos.
5. Mais criatividade
Toda troca que é feita entre funcionários amplia a visão dos profissionais, estimula a criação e inovação de novas soluções.
6. Gera mais aprendizagem
No trabalho em equipe há troca de conhecimento, o que contribui para o enriquecimento da sabedoria de todos os colaboradores.
Todos se tornam tanto aprendizes como professores, o que gera ainda mais o interesse e abertura para novas aprendizagens.
Como estimular um trabalho em equipe que gere resultados de excelência?
Depois de conferir as principais vantagens que o trabalho em equipe agrega para uma organização, é preciso pensar em quais são as áreas necessitam ser fortalecidas para que a cultura do trabalho colaborativo seja estimulada.
Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Brasília (UnB) mostrou que existem quatro fundamentos essenciais para que isso aconteça:
- Estar aberto à diversidade: que representa o modo como as pessoas reagem a diferentes pessoas e opiniões;
- Habilidades sociais: diz respeito à assertividade das pessoas ao se posicionarem com os demais e em situações de conflito;
- Cooperação: que é o nível de atuação colaborativa, compartilhamento de conhecimento e apoio para a realização de tarefas;
- Responsabilidade: forma como as pessoas desenvolvem suas atividades para alcançar os resultados almejados.
Além disso, é preciso ter empatia, planejamento, objetivos bem definidos, comunicação interna eficiente e a promoção de feedbacks constantes.
Para as empresas, as motivações internas e externas precisam caminhar juntas para fortalecer o trabalho em equipe.
Por exemplo, as atividades que os times desenvolvem dão uma sensação de propósito, além disso, eles precisam estar satisfeitos com os benefícios e remuneração.
Portanto, as principais ações que podem ser feitas na hora de motivar equipes são:
- Definição clara do propósito;
- Demonstração de confiança e suporte por parte das lideranças;
- Comunicação transparente;
- Feedbacks periódicos;
- Autogestão;
- Priorização de tarefas.
As ferramentas usadas no dia a dia operacional também devem colaborar para o trabalho em equipe
Como você acompanhou neste artigo, são muitas as habilidades exigidas dos líderes e seus times para que um bom trabalho em equipe seja desenvolvido.
Porém, isso não significa que você não possa contar com a tecnologia para tornar esse desafio uma tarefa mais simples.
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