Neste artigo vamos falar sobre os tipos de prova social, mas, antes, vamos relembrar um pouco sobre esse conceito tão importante.
Com certeza, conhecer o seu negócio e aquilo que funciona estrategicamente é o primeiro passo antes de selecionar o(s) tipo(s) de formatos de provas sociais, pois, por mais que todos tenham o mesmo objetivo, cada um tem sua melhor performance.
No entanto, uma das partes mais difíceis é saber como adaptar esses tipos de provas sociais para o segmento que o seu negócio está inserido, mas é claro que a SULTS não te deixaria sozinho nessa!
Confira agora quais são esses formas de provas sociais e como aplicá-las, observando alguns exemplos que já usamos em nosso site:
1. Estudo de caso ou os chamados “Cases de sucesso”
A apresentação de prova social com dados e estatísticas é uma das formas mais eficientes de utilizar esse argumento de validação.
Esse tipo de prova social configura-se como uma “retrospectiva” de como eram as métricas do seu cliente antes e depois do contato com o serviço ou produto que o seu negócio prestou a ele.
Com esse estudo da trajetória que o seu cliente percorreu e cresceu, é possível formar narrativas de casos que estavam frente a um problema e a sua empresa e seus respectivos serviços foram a solução para ele.
Cases de sucesso como a Picadilly aliada ao sistema de gestão SULTS é um exemplo de narração que atinge excelentes níveis de crescimento e, a partir disso, surgem novas demandas de comunicação interna e externa.
Por isso, a Gerente de Franquias e Varejo, Danúbia Schein consegue afirma que:
“A nossa comunicação interna é toda realizada com uma ferramenta chamada SULTS, uma ferramenta que a gente encontrou no mercado que está totalmente adequada à nossa rede, trazendo muita agilidade e comunicação assertiva com os franqueados.”
2. Depoimentos curtos e inteligentes
Os cases de sucesso, por outro lado, visam mostrar a trajetória pela qual eles passaram antes e depois de conhecer e experimentar algum produto. No entanto, o depoimento curto é uma estratégia válida para pequenas validações que os visitantes podem acessar facilmente.
Esses depoimentos, normalmente, sempre vem acompanhado da foto do cliente e como ele se sentiu, simplificadamente, de forma marcante ao ter tido o primeiro contato e acesso com algum produto da sua empresa.
O que Paulo Braz, sócio do grupo e atual responsável pelo financeiro e operações da Petland, um dos clientes de sucesso do sistema de gestão completo SULTS, é um exemplo de como pode ser um depoimento memorável. Veja:
“Há muito tempo a gente vem tentando usar “n” ferramentas para conciliar informação das nossas visitas, checklists, manuais, o funil de expansão e a gente sentiu muita dificuldade. E, em meados de 2019, nós recebemos uma indicação para falar com o pessoal da SULTS e, desde então, em um prazo muito rápido, uma questão de 45 dias, nós conseguimos colocar toda a nossa rede embarcada na ferramenta.”
3. Ícones de clientes como autoridade
Você já tem a sua lista de clientes de sucesso e que tem ganhado vários resultados positivos com os seus produtos e serviços?
Agora você pode utilizá-los em formato de logos e ícones, principalmente quando estes são grandes players de mercado, já que dão uma força para o seu negócio e demonstra que empresas criteriosas na seleção de fornecedores confiam em você.
Exemplo disso, no painel de ícones de clientes da SULTS, grandes clientes são exemplos de sucesso que o sistema de gestão carrega, sendo mais de 300 clientes, dentre eles Paris Saint-Germain, Bonaparte, Jorge Bischoff, ABC da construção, entre outros.
Portanto, usar de forma estratégica, inteligente e assertiva tudo o que o seu negócio tem proporcionado a outros profissionais e empresas, por meio da prova social, é o que vai abrir porta para a sua empresa estar em constante crescimento e avanço.
Se você gostou deste artigo, leia também:
Prova social: aprenda a usá-la assertivamente
4 formas de promover o marketing boca a boca
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.