Atualmente, o trabalho em equipe é uma das estratégias mais ricas e funcionais para a grande produtividade e crescimento de um negócio. Mas é natural que apareçam processos que precisem ser otimizados constantemente para que o crescimento do negócio seja cada dia mais escalável. Para contribuir com esse objetivo, a figura do Scrum Master é essencial.

Vários princípios, regras e processos são sub definidos dentro de um time de trabalho, os quais devem ser seguidos para a garantia da excelência dos projetos. 

Justamente essa avaliação é o que um especialista de Scrum Master deve fazer – fiscalizar e mapear como está o cumprimento desses princípios. 

Dessa forma, a atuação desse profissional não é apenas mais uma novidade do mercado que está em teste, mas sim configura-se como algo essencial para operação de uma equipe de excelência e um trabalho e serviço de qualidade. 

O que é e qual a função do Scrum Master?

O Scrum Master é um profissional que tenha características proativas e atenciosas para identificação de possíveis desafios, pontos de atenção e tomadas de decisão assertivas para sua resolução

Esse profissional precisa estar disposto a fazer as mudanças necessárias, além de remover os impedimentos levantados pela equipe durante a execução de cada possível reunião. 

Assim, o seu papel é garantir que a equipe aplique os valores e princípios ágeis e siga os processos e práticas que a equipe concordou em usar.

Dentre essa e outras responsabilidades, o especialista em Scrum Master têm: 

  1. Eliminar os possíveis erros e obstáculos do trabalho; 
  2. Treinar as pessoas do time a aplicar e respeitar as práticas Scrum;
  3. Estabelecer um ambiente em que a equipe possa ser eficaz;
  4. Garantir um bom relacionamento entre a equipe e o proprietário do produto e outras pessoas fora da equipe;
  5. Proteger a equipe de interrupções e distrações externas.

Quais são as habilidades que um profissional de Scrum Master deve ter? 

Por mais que trabalhar com pessoas, treiná-las e investir nelas seja de grande importância, não são todos os gestores e colaboradores que já possuem habilidades que facilitem essa gestão. 

Por isso, é essencial tanto firmar quais são as habilidades a serem desenvolvidas para que realize um bom trabalho,  quanto estar em constante aprendizado para se aperfeiçoar e melhorar neste cargo. 

Dentre essas características abaixo, você pode já possuí-la, entretanto, é crucial, também, desenvolver-se nas demais. Confira: 

Saber motivar e inspirar o time

No cotidiano do trabalho é essencial palavras de motivação e impulsionamento aos colaboradores. 

Essas ações podem inspirar e contribuir para dedicação maior do time ao resultado final, pois percebe que seu trabalho e conhecimento é fundamental para os princípios da empresa. 

Ter um senso de resolução rápida e eficaz

Infelizmente, pode haver pessoas que são apenas críticas em apontar os pontos que devem ser melhorados e aprimorados no âmbito empresarial. 

Entretanto, melhor do que isso, o Scrum Master deve ter esse olhar detalhado aos erros da operação, mas que, também, no momento consiga visualizar os caminhos de resolução para o caso pontuado. 

Instigar a criatividade e a inovação 

Um profissional de excelência anda conforme as inovações e mudanças do mercado de trabalho alinhado aos princípios da empresa e usa isso com criatividade. 

Essa atitude será uma oportunidade de instigar os colaboradores a também ser dessa maneira e trazer maneiras novas de trabalho para dentro do campo empresarial. 

Isto é, o Scrum Master, quando executado com excelência pode contribuir significativamente para aprimorar a gestão e organização da empresa.

Por isso, além de conhecer mais sobre o Scrum Master, leia, também, sobre a  comparação com o Product Manager e veja as suas vantagens.

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Método Scrum e a otimização de desempenho

Conheça o Scrum Master - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

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