Todo negócio, independentemente do seu porte, necessita da seleção da estratégia de vendas dentre várias para que o resultado que deseja seja certeiro. Por isso, conhecer as diferenças e quando aplicar o Inbound Sales e o Outbound Sales será primordial para impulsionar as vendas

Esse primeiro momento de definição de metodologia a adotar é o que ditará os próximos frutos que a sua empresa irá receber. 

Dessa forma, veja como pode causar maior rentabilidade com o Outbound Sales, mas como também pode alcançar novas pessoas, de dentro da empresa, para o processo de vendas

O que é Outbound Sales? 

Em uma tradução livre, este termo consiste em “vendas ativas”, isto é, não há o processo de esperar o cliente vir até a sua empresa e demonstrar interesse pelo produto ou serviço, mas sim a ação contrária. 

O outbound sales é uma metodologia que visa a atitude dos vendedores irem até um potencial cliente e fazer uma oferta irresistível a ele, por mais que ainda ele não tenha demonstrado interesse na sua empresa. 

Para que essa primeira etapa de contato seja iniciada, antes o time de colaboradores deve conhecer melhor a sua persona e, assim, não haver ruídos na comunicação inicial, conseguindo se conectar com pessoas estrategicamente e com assertividade.

Com isso, esse serviço não se limita apenas a uma atuação dentro ou fora da organização, mas sim com ambos os campos, pois busca sempre a prospecção de potenciais clientes, utilizando ferramentas de segmentação, participando de eventos para se integrar aos prospects, dentre outras estratégias. 

Quais são as possíveis diferenças de atuação entre o inbound sales e o outbound sales?

Inbound Sales, dentro da língua portuguesa, tem como significado “vendas de entrada“, as quais consistem na elaboração de uma série de métodos que os profissionais qualificados nesta área do seu negócio geram mais vendas de dentro da empresa

Essa captação é feita por meio de ferramentas mais generalizadas para identificação de leads e encaminhada para o time de colaboradores de vendas cuidar.

Isto é, não há o tratamento direto desse potencial cliente como no outbound sales, mas sim apenas a procura dele e depois o redirecionamento para os profissionais qualificados dessa área. 

No entanto, essas pessoas prospectadas, de alguma forma já demonstraram interesse nos produtos ou nos serviços da empresa e não são possíveis clientes que ainda não foram alimentados por algum conteúdo da marca, como são dentro da estratégia de outbound sales. 

Portanto, de maneira breve, a grande questão de divergências entre essas duas formas de venda é quem está ativo na comunicação, sendo no Inbound o lead e, no Outbound, o vendedor

Respectivamente, o primeiro lida com um público mais assertivo e potente, assim não há a abertura para “perca” de tempo em apenas buscar lead. Já o segundo investe em captação geral, dentre eles público quente e frio, os quais, também, são importantes para a geração de vendas. 

Os benefícios que ambas as estratégias de vendas carregam 

Por mais que cada estratégia tenha seu objetivo singular, uma não exclui a outra e nem mesmo prejudica o andamento da outra, pelo contrário, também pode ser complementar para um maior resultado. 

Confira 5 benefícios de cada estratégia: 

Inbound Sales

  1. Diminuição do custo de aquisição do cliente;
  2. Produtividade maior do time de vendas; 
  3. Funil de vendas organizado;
  4. Padronização de vendas;
  5. Previsibilidade da receita. 

Outbound Sales

  1. Resultados rápidos em curtos prazos;
  2. Comunicação personalizada; 
  3. Contato próximo ao cliente;
  4. Maior probabilidade de convencimento e fidelização do cliente;
  5. Diferentes formas de atuação e maiores chances de vendas. 

Assim, não há aquela estratégia menos ou mais compensatória, mas sim a mais adequada para a situação em que sua empresa se encontra.

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Inside Sales: entenda agora essa estratégia

Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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