Quando falamos na função da tecnologia de promover melhorias na produtividade das empresas, estamos nos referindo, também, ao SaaS.

Esses sistemas que funcionam como serviço estão em toda parte em nosso dia a dia, seja em casa (Netflix, por exemplo) ou no trabalho (sistemas de gestão, conversores de arquivos etc.).

O fato é que, com esse modelo, não é necessário mais instalar, manter e atualizar hardwares e softwares. O acesso é muito mais simples: basta a conexão com a internet.

Segundo matéria publicada no portal Mobile Time, a IDC estima que, neste ano, mais da metade dos investimentos em software no Brasil serão concentrados em SaaS, principalmente aqueles voltados para segurança, inteligência artificial, gestão de dados e experiência do cliente.

Diante disso, é essencial ficar por dentro de todos os detalhes desse tipo de sistema, como conceito, benefícios, exemplos e muito mais. Confira agora!

O que é SaaS?

SaaS, sigla originada de Software as a Service, é uma maneira de disponibilizar sistemas e soluções tecnológicas por meio da internet, como um tipo de serviço.

Os aplicativos SaaS também podem ser chamados de softwares baseados na web, softwares sob demanda ou softwares hospedados.

Independente do nome, essas aplicações podem acontecer via computador, tablete ou celular, de maneira simplificada e remota.

A partir do uso de um SaaS, o cliente não compra a licença de um produto, mas o direito de utilizá-lo mediante ao pagamento.

Nesse sentido, as empresas provedoras têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para garantir o serviço com qualidade e excelência.

Saas - braço masculino sobre a mesa, mexendo no smartphone e diante de um laptop.

Como e quando surgiram as empresas SaaS?

É verdade que muitas empresas SaaS se consolidaram no mercado ao longo dos últimos anos, mas esse modelo não é tão recente assim.

O SaaS surgiu no início da década de 1990, acompanhando o surgimento da internet.

Antigamente, muitos empresários se incomodavam com a quantidade de softwares que eles precisavam contratar para diferentes tarefas dentro das organizações.

Isso ficou cada vez mais inviável, visto que além de adquirir as diversas licenças de uso, a empresa ainda precisava de servidores próprios para integrar os equipamentos, demandando mais tempo, mais equipe, mais investimento e por aí vai.

Visando solucionar a situação, no primeiro momento, surgiu o ASP, que oferecia softwares online com diversas finalidades para suprir esse tipo de demanda empresarial. Em pouco tempo esse sistema também ficou caro devido à quantidade de recursos dispersos.

Como solução, o SaaS foi criado é o seu grande diferencial é oferecer ferramentas diferentes dentro de um único aplicativo. Sem contar que quando as atualizações são feitas pelas empresas provedoras, todos os usuários têm acesso a elas.

Atualmente, o Software as a Service é um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo. Sem dúvidas, esse crescimento se justifica pela agilidade e pela otimização que o sistema agrega às organizações.

Segmentos que mais utilizam o software como serviço

No mercado tecnológico, existem alguns segmentos que utilizam bastante o SaaS, a fim de garantir mais eficiência em suas operações. Conheça os principais, de acordo com o blog Conta Azul:

  • ERP e CRMos softwares ERP e CRM foram os primeiros a adotar o modelo SaaS e estão entre os mais populares do mercado;
  • EADo setor de educação a distância vem utilizando largamente o modelo SaaS para comercializar cursos e aulas em plataformas e-learning por assinatura;
  • Gestão de documentos: com a popularização dos documentos digitais e fim do uso do papel, surgiram várias empresas SaaS que oferecem soluções para gestão e armazenamento de documentos para pessoas e empresas;
  • Gestão de tarefas e projetos: as principais plataformas de gestão de tarefas e projetos usadas atualmente nas empresas também são adeptas do SaaS;
  • Comunicaçãoo setor conta com várias soluções SaaS para comunicação corporativa e colaboração em tempo real, que ganharam ainda mais força com o home office na pandemia;
  • Segurança da informação: empresas da área tem usado o SaaS para oferecer serviços recorrentes e manter empresas protegidas;
  • Conteúdo digital: as famosas empresas de streaming de conteúdo digital como filmes, séries e músicas também são enquadradas no modelo SaaS.

10 exemplos de provedoras SaaS

Dados da Associação Brasileira de Startups mostram que entre as mais de 13 mil startups mapeadas, 44% operam no modelo SaaS. A nível mundial, esses números são ainda maiores.

Selecionamos 10 exemplos de provedoras SaaS que mais se destacam no mercado pela sua excelência. Veja:

  1. Dropbox: um dos serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem mais populares do mundo.
  2. Adobe Creative Cloud: suíte de aplicativos e serviços de criação da Adobe por assinatura.
  3. IBM Cloud: plataforma completa de soluções em nuvem da IBM para armazenamento, redes, desenvolvimento de apps, etc. 
  4. Salesforce: empresa de software on demand, mais conhecida por produzir o CRM chamado Sales Cloud. Além desta solução, tem foco em atendimento ao cliente, marketing, inteligência artificial, gestão de comunidades, criação de apps, etc.
  5. Trello: uma das principais plataformas de gestão de tarefas e projetos no modelo freemium, famosa por utilizar o método Kanban.
  6. Slack: plataforma de comunicação em canais que facilita o trabalho remoto em equipe.
  7. HubSpot: plataforma completa de marketing digital e inbound marketing com mais de 113 mil clientes no mundo todo.
  8. Zoom: serviço online de videoconferências e reuniões virtuais que ficou famoso durante a pandemia.
  9. MailChimp: plataforma mais popular para automação de e-mail marketing no mundo.
  10. SULTS: software de gestão para redes de negócios com diversas funcionalidades integradas, cujo foco é viabilizar uma performance de excelência em todas as pontas da empresa.

SaaS: Benefícios que fazem a diferença no dia a dia de empresas de sucesso

Ao longo deste artigo você já deve ter percebido algumas vantagens na utilização do software como serviço. Mas, agora, vamos categorizá-las:

1. Redução de custos

Os softwares online tendem a ser mais baratos e acessíveis para as empresas, além de possibilitarem a contratação da plataforma através de diferentes formatos de pagamento.

Com isso, os gestores conseguem ter uma visualização mais precisa do investimento necessário para garantir o funcionamento da plataforma durante período o período acordado.

2. Menor necessidade de manutenção

Devido ao fato de serem hospedados na nuvem, os softwares online reduzem a necessidade de manutenções e infraestrutura.

Assim, a equipes podem focar em tarefas mais importantes para atingir o objetivo estratégico definido, aumentando a produtividade e os resultados positivos.

3. Otimização do fluxo de trabalho

A utilização de softwares online permite que diferentes departamentos possam interagir por meio de recursos distintos em um único sistema.

Assim, a comunicação interna ocorre sem ruídos e o fluxo de trabalho não é interrompido por falta de informação.

4. Segurança de dados e acessibilidade

Todos os dados das empresas inseridos em um software ficam armazenados em um servidor na nuvem, e passam a ser protegidos pelo servidor da provedora.

Além de estarem seguros, os dados também podem ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar pelos colaboradores com permissão de acesso ao sistema.

5. Atualizações constantes

Com um SaaS, as atualizações são realizadas remotamente, via provedor, permitindo que as equipes sempre tenham acesso às novidades na plataforma.

E mesmo durante a atualização, nenhum acesso é interrompido dentro do software. Os usuários podem continuar realizando suas tarefas normalmente.

6. Escalabilidade

A escalabilidade promovida pelo SaaS também é um ponto positivo que deve ser citado, uma vez que não é preciso realizar grandes investimentos para se ter acesso às vantagens oferecidas pelo serviço, como já vimos.

Além disso, conforme o negócio for crescendo, basta cadastrar os novos colaboradores dentro do software para que eles tenham acesso às ferramentas de trabalho.

7. Otimização do tempo

No Saas a otimização do tempo acaba sendo um fator determinante para qualquer empresa, uma vez que a implementação e utilização do software online tende a ser muito mais simples, rápida e segura.

Em pouco tempo, após a contratação e o período de implantação do sistema junto ao time de suporte da provedora, todos os times já podem utilizar o sistema e começar a perceber os resultados na prática.

Saas - mulher de negócios em escritório, teclando no laptop e sorrindo.

O que levar em consideração na hora de escolher um Software as a Service (SaaS)?

Antes de contratar um software como serviço, é interessante analisar alguns detalhes que fazem a diferença, afinal, a provedora será responsável por armazenar e gerenciar as informações da organização.

Por essa razão, veja alguns aspectos que merecem atenção na hora da escolha, segundo o blog Mercado Eletrônico:

Disponibilidade

Para ser efetiva, um SaaS e suas funcionalidades devem ficar disponíveis aos colaboradores 24h por dia, 7 dias por semana.

Isso porque qualquer indisponibilidade pode impactar consideravelmente os processos e projetos da empresa, gerando atrasos não apenas para o departamento, mas para toda a organização.

Escalabilidade

O dinamismo do mercado exige soluções que acompanhem os mais diversos cenários corporativos. Ter uma solução flexível e escalável, a fim de atender as variações de demanda, é indispensável para manter as operações funcionando de maneira eficiente.

Comunicação e colaboração

Em um negócio de sucesso, a comunicação e a colaboração entre colaboradores e fornecedores, por exemplo, são fundamentais para tornar os processos mais eficientes e transparentes.

Sendo assim, uma boa plataforma SaaS deve oferecer funcionalidades que promovam uma interação assertiva entre todas as partes.

UX e usabilidade

UX é a sigla para User Experience e tem como objetivo tornar a experiência do usuário positiva, toda vez que ele navega pela plataforma.

A usabilidade é um dos atributos do UX que torna o uso dos sistemas mais intuitivo, amigável e simples, para que o usuário perca o menor tempo possível para realizar suas atividades e não seja impactado por erros.

Segurança da informação

A segurança da informação é uma demanda cada vez mais importante para as organizações protegerem seus dados e a empresa como um todo.

Por isso, além de ter funcionalidades e ser intuitiva, um software como serviço precisa oferecer também segurança robusta e de acordo com a LGPD.

Visibilidade e dashboards

Para tomar decisões ágeis e assertivas, os gestores precisam ter acesso a dados atualizados em tempo real.

A visibilidade das informações na plataforma também colabora para as questões relacionadas à transparência e à governança corporativa.

Facilidade de implementação

Por armazenar as informações em nuvem, a implementação de um SaaS deve ser ágil e eficaz. O treinamento das equipes precisa prepará-las para utilizar todas as ferramentas da melhor maneira possível.

Suporte de qualidade

Opte sempre por provedoras que garantam um suporte de qualidade e acessível sempre que houver dúvidas.

Confira se a empresa é omnichannel e oferece atendimento em diferentes canais, como a Central de Ajuda. Isso agrega valor e torna o processo de esclarecimento muito mais ágil.

E aí, o que você achou deste artigo?

O Software as a Service (SaaS) é um investimento mais do que necessário para as organizações empresariais que querem se destacar no mercado.

Com ele fica muito mais fácil controlar e gerenciar, de maneira mais ampla e detalhista, todo o workflow dentro de um negócio.

Sem falar que ele contribui significativamente para a interação das equipes e para uma cultura baseada na comunicação assertiva e na melhoria contínua a partir da análise de dados.

Conheça agora mesmo o SULTS, o SaaS ideal para redes de franquias e negócios. Experimente todas as funcionalidades do sistema e saiba o que os nossos clientes dizem sobre a solução.