O BDR ou Business Development Representative é fundamental se sua empresa visa captar bons clientes e aumentar a taxa de conversão de vendas. Ele desempenha uma função semelhante ao do SDR ( Sales Development Representative), que falamos anteriormente, mas há algumas diferenças primordiais que vamos entender adiante.
Primeiramente, o BDR, assim como o SDR, é responsável por fazer a prospecção do cliente, entretanto sua parte é outbound. Dito isso, por meio de diferentes ferramentas, o Business Development Representative também busca qualificar leads que vão partir para o processo de vendas.
Qual a função do BDR?
Como já mencionamos, o BDR também é responsável por atuar na pré-venda, que funciona como um filtro, capaz de identificar bons leads e que tem papel essencial para otimizar a etapa de vendas da empresa, melhorando os lucros.
O que diferencia o BDR do SDR é que o primeiro usa diversas ferramentas como e-mail, calling, networking, redes sociais, entre outras para identificar boas oportunidades de vendas, visto que não atua com os leads enviados pela equipe de Marketing.
Enquanto o SDR já tem uma lista de leads, o BDR precisa buscar e criar a sua. Após isso, o Business Development Representative entra em contato com esses leads e apresenta o negócio, o produto ou serviço oferecido. Em alguns casos, é necessário que o profissional seja capaz de criar no possível cliente a necessidade de obtenção do que está sendo oferecido, visando determinados benefícios.
Feito tudo isso, o BDR fica responsável por qualificar esses leads e, em seguida, direcioná-los para o grupo de vendas. Com ferramentas eficientes, o BDR é capaz de, ao mesmo tempo, buscar captar uma série de leads e obter boas informações a respeito deles.
O que ocorre é uma prospecção mais ativa, uma vez que esses clientes não aparecem de forma espontânea, mas são identificados a partir de uma investigação minuciosa feita pelo BDR, buscando clientes em potencial. Assim, esse profissional é capaz de chegar naqueles que podem ser os principais negócios feitos pela empresa.
Por que o BDR é importante?
Um bom BDR é capaz de captar leads altamente qualificados e que inclusive fazem compras maiores que leads captados por um SDR. Um outro ponto importante é que ele atinge possíveis clientes que dificilmente seriam atraídos pela equipe de Marketing, especialmente no caso de vendas B2B (Business to Business).
Isso fará com que mais vendas sejam efetuadas e o Ticket Médio da sua empresa também aumente, visto que esses clientes possuem maior potencial de compra. Além disso, sua equipe de venda permanece focada e utiliza seu tempo e energia tendo uma porcentagem maior de chances de sucesso.
O BDR pode também repensar no perfil do cliente ideal e na persona, podendo auxiliar no processo de definição e redefinição desses, uma vez que por meio da comparação entre os leads buscando e quais foram convertidos em vendas, é possível direcionar melhor estes pontos.
Qual o perfil do BDR?
Como SDR, o Business Development Representative precisa ser muito comunicativo e persistente, fazendo com que essas possibilidades tornem-se de fato negócios fechados. Ele precisa saber lidar com as adversidades que pode encontrar e saber contornar bem as situações, sendo capaz de atuar com diversos tipos de leads.
Também é necessário que ele conheça muito bem a empresa e saiba o que ela tem a oferecer como solução para o cliente, ouvindo-o sempre e estando atento para suas demandas.
Fique atento aos próximos artigos e estabeleça uma boa equipe de pré-venda no seu negócio, que seja capaz de aumentar as métricas do seu empreendimento, a partir do alcance de bons leads e recolhimento de informações suficientes para auxiliar no processo de vendas.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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