Talvez o termo “Rapport” seja diferente para você, mas na prática você já deve ter se deparado com ele.
Se você já se identificou muito com uma marca ou empresa tanto pelo produto que gosta, quanto pela proximidade, confiança e conexão que tem com ela, você vivenciou alguns dos efeitos do rapport.
O rapport é uma estratégia que engloba tudo isso e que pode ser aplicado em toda e qualquer área do mercado.
Definição de Rapport
Esse conceito não surgiu do nada e sem nenhuma influência, mas pelo contrário, na psicologia ele é muito utilizado no que diz respeito aos estudos da programação neurolinguística, que, por mais que seja um nome bem formal, a sua atuação é muito simples.
O escritor e estrategista Tony Robbins define melhor esse termo como,
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.”
Isto é, trata-se da habilidade de utilizar o recurso comunicativo a fim de se conectar com alguém – no caso, o cliente – seja por gestos, sons, expressões, dentre outras estratégias.
É também uma via de mão dupla – você se sente conectado à pessoa e ela se sente conectada a você.
Por que você deve implementar o rapport o quanto antes no seu negócio?
Além de ser uma das ferramentas mais rápidas e eficientes em gerar confiança, cooperação, conforto e identificação do cliente com o seu negócio, essa estratégia é repleta de benefícios na prática. Mas, quais são eles?
Principais benefícios do Rapport:
1. Há uma tendência em confiarmos em pessoas que têm características semelhantes às nossas. Por isso, com essa estratégia e com esse efeito gerado nos clientes, você terá ainda mais chances de fechar negócios promissores.
2. Com o desenvolvimento de prestação e compra de um serviço ou produto em bom funcionamento, será fácil gerar confiança instantânea e mútua com o seu cliente.
3. Uma vez que várias pessoas experimentam, tem uma experiência de sucesso e se fidelizam, o seu negócio é recomendado para outras pessoas e a taxa de prospecção e conversão se torna maior.
3 dicas de como aplicar o rapport no seu negócio
Além de saber o quão importante é essa ferramenta, mais funcional ainda é saber por onde começar a colocá-la em prática. Confira:
Tenha um nicho ou sub nicho bem definido
Um cliente se identifica e sente confiança quando ele sabe qual é a empresa e qual o produto/serviço que está sendo ofertado.
Isto é, sempre deixe claro, em todos os canais de informações que utiliza, qual é a função do seu negócio, quais produtos e serviços você presta e de maneira implícita para quem é e qual é o cliente ideal.
Defina seu cliente-alvo
Não adianta apenas saber quem a sua empresa é, mas também para quem você está oferecendo os seus serviços.
Ou seja, qual é a idade, o que ele costuma consumir, quanto ele normalmente investe em produtos ou serviços, quais são as suas dores/necessidades, aonde ela quer chegar, quais são os seus sonhos, dentre outras métricas.
Essa é uma forma de personificar quem é o seu cliente e entendê-lo perfeitamente, assim ele se conectará muito com o que oferece.
Comece com o rapport no marketing de conteúdo
É de suma importância entender que nem todos os possíveis clientes estão no mesmo nível no funil de vendas, então, preparar um marketing de conteúdo ainda no topo de funil é essencial para a captura de prospectos de potencial.
Por isso, produzir conteúdo de qualidade é uma forma poderosa de aquecer seu relacionamento com os prospectos.
Dessa forma, a confiança que o seu cliente terá no seu negócio não será a mesma, assim como a conexão e o consumismo de todos os seus serviços ou produtos.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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