A qualidade e eficácia de um produto ou serviço é essencial para o seu negócio. Esses fatores colocam em xeque a imagem da marca, a satisfação do cliente, oportunidades de negócio e a credibilidade da companhia. Por isso, conhecer e praticar o Quality Assurance (QA) é muito importante.
É importante saber que no mercado, ao cliente desejar determinado produto ou serviço, há disponível uma esteira de produtos e serviços que se encaixam à sua necessidade.
No entanto, se a sua empresa foi a escolhida para oferecer a solução, preocupe-se em promover a melhor experiência para ele.
Para o desenvolvimento de um produto ou serviço é indispensável a excelência no seu desenvolvimento, para assim ser entregue e recebido pelo cliente com o total de 0 falhas e equívocos.
Pensando nisso, o QA se encaixa em como desenvolver essa qualidade em produto para melhor atender o seu cliente. Saiba mais com a continuação da leitura desse artigo:
Afinal, o que é Quality Assurance aplicado na sua empresa?
Em poucas palavras, definir o QA consiste em processo de testes de desenvolvimento que visa garantir que um produto ou serviço a ser entregue aos clientes de uma empresa esteja de acordo com o padrão de qualidade pretendido.
Isto é, não quebrar as expectativas criadas no cliente apenas no anúncio, mas pelo contrário, cuidar de todo o processo de desenvolvimento e conclusão para surpreendê-lo com o resultado final.
Não há nada mais negativo para a visão de alguém sobre uma empresa do que fazer uma promessa imperdível, mas não receber o que foi pretendido. Isso resulta em um marketing boca a boca negativo e prejudicial do que benéfico.
Isso, com certeza, afetará diretamente na relação do cliente com a empresa, impactará no percentual de vendas e atingirá no faturamento do seu negócio.
Essa questão é bem demonstrada e comprovada pelos estudos feitos e disponível no relatório “Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil”, da Dimensional Research®, a qual afirma que:
- 66% recomendam os produtos e serviços para outras pessoas;
- 51% compram e usam mais produtos e serviços da marca.
Por isso, o não cumprimento da garantia de qualidade trará aspectos contrários a esse.
Por que o Quality Assurance é tão importante e quais são os benefícios que ele traz ao seu negócio?
Apenas pela definição do termo, é possível identificar o quão poderoso é esse termo e, assim, a sua importância.
Mas, conferindo os dados do relatório “Tendências da experiência do cliente 2021”, da Zendesk, tem-se justificativas que:
- 65% dos clientes querem comprar de empresas que oferecem transações on-line rápidas e fáceis.
- Metade dos clientes afirma que a experiência que vivem é mais importante agora que um ano atrás
- 75% dos consumidores estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam a eles boas experiências
- 50% afirmam que mudam para um concorrente após uma experiência ruim
- esse percentual sobe para 80% quando vivenciam mais de uma experiência ruim
Ou seja, as primeiras impressões, contatos e experiências desse cliente contam e ditam a efetivação da sua aquisição ou não. Dessa forma, ter o olhar atento em como esse cliente recebe os produtos em nome da sua empresa é de suma importância.
Sabendo disso, o Quality Assurance coopera para determinadas áreas do seu negócio, como ajudar na garantia que o que foi prometido ao cliente será realmente entregue, a melhorar a imagem da marca perante os atuais e os futuros consumidores e a elevar a confiabilidade dos produtos e/ou serviços oferecidos.
Esse e outro mar de vantagens do QA são os motivos pelo qual essa ferramenta de análise não pode faltar no seu negócio. QA é garantia de sucesso, garantia de satisfação e garantia do crescimento do seu negócio.
Obtenha dados de análise do seu negócio com o SULTS
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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