Gatilhos mentais são essenciais quando o desejo é conquistar o público-alvo. Nesse artigo, falaremos um pouco sobre o que são esses gatilhos, suas finalidades e onde aplicá-lo no seu negócio.

De fato, para se destacar da concorrência é preciso atingir em cheio seus clientes, entregando a eles mais do que buscam. Quando sua empresa cria uma estratégia baseada em gatilhos, o consumidor é despertado e levado a agir conforme vocês planejaram.

Vamos entender melhor esse processo ao longo do artigo. 

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são muito utilizados pelo Marketing, apresentando algo que seja capaz de levar o consumidor a agir, a partir do impacto gerado. O tempo todo temos que tomar decisões e, muitas das vezes, a fim de gastar menos energia, decidimos de modo inconsciente. 

E, por meio dos gatilhos mentais, o consumidor não tem um período de reflexão sobre comprar ou não, automaticamente é levado a tomar uma atitude diante da necessidade que aparece. Basicamente, o gatilho é o empurrãozinho que faltava para levar o consumidor ao ato de comprar, mas o desejo já existia anteriormente.

Qual a finalidade dos gatilhos mentais?

O objetivo é, por meio dos cinco sentidos, possibilitar a tomada de decisão mais facilmente ou até mesmo de modo automático, uma vez que essa ação será uma resposta ao estilo externo que o Marketing apresentou. 

Explorando bastante nossas sensações e até mesmo se aproveitando de alguns recursos que são capazes de nos transportar para bons momentos vividos, o tempo todo esses estímulos são feitos com o cliente. Com uma boa estratégia, isso pode acontecer, o que representa um gatilho mental. 

Em quais canais devo utilizar gatilhos mentais?

1. E-mail

Ainda, esse é um canal bastante utilizado para levar o Marketing ao consumidor. Por meio de recursos chamativos e despertando a curiosidade desse cliente, ele automaticamente será induzido a ler o que seu negócio enviou. 

Seja bastante criativo ao colocar o assunto da mensagem, pois deve ser capaz de despertar nele o interesse de saber mais sobre o que você está falando.

Inclua gatilhos ao longo do texto e o CTA (call to action) que direcione seu cliente para vídeos, site ou outras plataformas. 

2. Página de vendas

Na página de vendas os leads têm acesso ao que seu empreendimento oferece, podendo ser produtos e/ou serviços. É essencial que lá eles tenham uma descrição completa do que está sendo vendido com as características e benefícios, visando convencê-lo a fechar a compra.

Os gatilhos mentais que vão ter o papel de convencer seu cliente a adquirir algo, depois de conhecer sua marca. Ou seja, serão uma peça de grande valia para ampliar as vendas.

3. Landing pages

Essas páginas têm o objetivo de converter os leads. Esse trabalho é de suma importância e por isso é fundamental o uso dos gatilhos mentais associados aos CTA. Aqui, o que se busca é convencer de fato o consumidor e executar determinadas ações, e por isso esses gatilhos devem ser colocados de forma estratégica. 

4. Todo o conteúdo da marca

Nas redes sociais, sites, blogs, esses gatilhos podem estar presentes. Nessas plataformas, o Marketing consegue captar grande parte dos novos leads que se interessam pelo que sua empresa tem a oferecer.

Já deu pra ter uma breve noção sobre como os gatilhos mentais podem aparecer e para que eles servem. Não deixe de acompanhar a parte 2, em que traremos uma série de exemplos de gatilhos mentais que seu negócio pode e deve utilizar. 

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Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

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