Abrir uma filial é uma estratégia empolgante para expandir um negócio e alcançar novos mercados. No entanto, é essencial entender o processo de abertura e manutenção que a recorre para garantir o sucesso.
Mas, antes de realmente entrar nesse segmento, é importante relembrar o que é esse modelo de expansão: uma filial é uma empresa que pertence ou é controlada por outra empresa, chamada de matriz.
A filial pode ser uma subsidiária integral, ou seja, 100% da sua participação acionária é da matriz, ou uma subsidiária parcial, ou seja, parte das suas ações é da matriz e parte é de outros acionistas.
Para a abertura das filiais, existem alguns documentos legais que precisam ser protocolados na Junta Comercial em conformidade com a Lei 8.934/94 e também pelo Decreto 1.800/96.
Neste artigo, será explorado os principais passos envolvidos nesse sistema e as considerações importantes para manter uma filial funcionando de forma eficiente e lucrativa. Veja!
- O passo a passo de uma filial de sucesso
- A manutenção necessária de uma filial
- Exemplo de filiais que já são sucesso no mercado
O passo a passo de uma filial de sucesso
Ter em mente todo o passo a passo da abertura de uma empresa (filial) é primordial para que todo o desenvolvimento funcione e, ainda mais, se estabeleça dentro do mercado.
Os processos de manutenção podem variar dependendo da rede ou do negócio, por isso é crucial planejar bem cada etapa do processo de abertura e manutenção da mesma.
Assim, a vantagem desse procedimento é ter uma unidade em outro local sem comprometer a qualidade do produto ou serviço, através também do estabelecimento de um padrão e uma gestão operacional de qualidade.
Veja por onde pode iniciar com os passos a seguir:
1. Pesquisa de mercado e planejamento estratégico
Antes de abrir uma filial, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado abrangente para identificar oportunidades, analisar a concorrência e entender as necessidades dos consumidores locais.
Essas pesquisas permitem que o negócio converse com o público local, dessa forma as estratégias podem ter ainda mais êxito e se fortalecerem para atrair ainda mais clientes.
Com base nesses insights, um planejamento estratégico deve ser elaborado, definindo metas, objetivos e ações específicas para a filial.
Algumas dicas que podem ajudar a visualizar um excelente planejamento estratégico, são:
- Avaliar a demanda;
- Identificar o público-alvo;
- Analisar a concorrência;
- Realizar pesquisas de campo;
- Estudar dados secundários;
- Considerar aspectos culturais e regulatórios;
- Pesquisar a localização;
2. Escolha da localização ideal
A escolha da localização é um fator crítico para o sucesso de uma filial. É importante considerar detalhes como demografia, concorrência, acessibilidade, fluxo de clientes e disponibilidade de infraestrutura adequada.
A localização estratégica garantirá visibilidade e atrairá o público-alvo desejado, além de criar um vínculo com os clientes locais e oportunidade, criar mais valor e prestígio em determinada região.
Lembrando que a experiência do cliente é fundamental para expansão e continuidade do negócio. Sem dúvidas, sempre deve ser excelente.
2. Aspectos legais e burocráticos
Cumprir uma série de requisitos legais e burocráticos é necessário tanto para abertura quanto para a manutenção do dia a dia.
Isso pode incluir o registro da empresa, obtenção de licenças e autorizações, registro de marcas e patentes, entre outros.
É importante buscar orientação jurídica especializada para garantir que todos os trâmites legais sejam cumpridos corretamente.
Seguir as leis que regem a filial é de extrema relevância, para que todo o processo seja seguro e ainda cumpra com todos os requisitos, registro e normas que se estabeleçam em âmbito nacional e internacional.
3. Adaptação às necessidades locais
Cada localidade possui particularidades culturais, regulatórias e econômicas. Sendo assim, adaptar o negócio e os produtos e serviços é também atentar aos arredores e quais são as possibilidade e diferenças que cada espaço pode oferecer.
Sempre atender às necessidades específicas do mercado local, facilitará o percurso do empreendimento.
Isso pode envolver ajustes nos produtos, preços, estratégias de marketing e até mesmo no atendimento ao cliente.
Outro aspecto é providenciar a documentação necessária para a abertura e manutenção da filial, como:
- Contrato social;
- CNPJ;
- Inscrição estadual e municipal;
- Alvará de funcionamento;
- Licenças ambientais, etc.;
4. Recursos humanos e treinamento
Uma equipe qualificada e bem treinada é essencial para o sucesso de uma filial, além de manter a equipe atualizada e motivada.
Ao contratar funcionários, é importante selecionar profissionais que estejam alinhados com a cultura e os valores da empresa, além de possuírem habilidades adequadas para desempenhar suas funções.
A capacitação da equipe possibilita que todos os setores da empresa se alinhem e as demandas se tornem mais fáceis na hora da manutenção, além de ser uma maneira de todos os campos terem uma comunicação e agirem em conjunto.
5. Gestão financeira e controle operacional
Uma filial requer uma gestão financeira sólida e eficiente. É preciso acompanhar os custos, monitorar as despesas e garantir a lucratividade da unidade.
Com essa gestão, a funcionalidade é controlada e a qualidade aumenta.
Além disso, um controle operacional deve ser estabelecido para garantir a melhor entrega dos produtos ou serviços, o cumprimento de padrões e a satisfação do cliente.
Alguns dos exemplos de gestão, são:
- Planejamento financeiro;
- Controle de custos;
- Análise de rentabilidade;
- Gestão de fluxo de caixa;
- Monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
- Controle operaciona;l
- Monitoramento e análise de dados;
- Comunicação e alinhamento com a matriz.
6. Comunicação e alinhamento com a matriz
Uma comunicação clara e constante entre a filial e a matriz oportuniza um alinhamento estratégico e o compartilhamento de informações importantes.
A troca de experiências, boas práticas e o suporte da matriz são fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade da empresa.
Com ela, é possível ter uma comunicação regular, estabelecendo canais de comunicação claros e eficientes entre a filial e a matriz
Esse diálogo ajuda nos canais de informações, nas práticas e no compartilhamento de estratégias.
A manutenção necessária de uma filial
Quanto a manter uma filial, é preciso seguir algumas direções básicas, que podem variar de acordo com o tipo e o porte da sua empresa.
Por isso, pensar no funcionamento de uma filial, também é definir o objetivo, o escopo e o modelo de negócio, além de criar planos de ação como estratégia para impulsionar a empresa dentro do mercado.
A qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, é algo essencial para manter a satisfação dos clientes e a reputação da filial.
Realizar auditorias regulares e obter feedback dos clientes é garantir que a qualidade seja mantida e aprimorada continuamente.
O atendimento ao cliente de qualidade é crucial para manter a satisfação e a fidelidade dos clientes, como também ouvir as necessidades do público para ajudar na resolução de problemas superar as expectativas.
A constância e a inovação são diferenciações, dessa forma, identifique oportunidades para atentar-se às tendências e às tecnologias emergentes que possam impulsionar o empreendimento e oferecer vantagens competitivas.
Exemplos de filiais que já são sucesso no mercado
Agora que já foi esclarecido o passo a passo para se ter uma filial de sucesso, é relevante saber que cada empresa adota estratégias específicas para se adaptar ao mercado local, revisando também o que busca nesse modelo de expansão.
Seja o público ou situação financeira, analisar bem o negócio assegura que o empreendimento se consolide em qualquer espaço que esteja.
Veja alguns exemplos de empresas mais notáveis que passaram por todo esse processo:
Volkswagen:
A Volkswagen é uma das principais montadoras de automóveis do mundo.
O seu processo de abertura envolve a análise detalhada do mercado automotivo na região selecionada, além da demanda por veículos, preferências do consumidor, infraestrutura de transporte e concorrência local.
A manutenção da filial inclui o fornecimento de peças de reposição originais, serviços de manutenção de alta qualidade e atualização constante dos produtos para acompanhar as tendências do mercado automotivo.
Samsung:
A Samsung é uma multinacional de tecnologia que abrange uma ampla gama de produtos eletrônicos, desde smartphones e TVs até eletrodomésticos.
Ao abri-la, realiza-se uma pesquisa de mercado detalhada para identificar regiões com alta demanda por produtos eletrônicos e um ambiente favorável aos negócios.
Na manutenção da filial, é feito a atualização constante dos produtos, a realização de eventos promocionais e a garantia de um suporte técnico eficiente aos clientes.
Danone:
A Danone é uma empresa de alimentos e bebidas conhecida por seus produtos lácteos, águas, nutrição infantil e alimentos vegetais.
Para a abertura, também se efetua pesquisas de mercado para identificar áreas com demanda por produtos saudáveis e nutricionais, bem como entender as preferências dos clientes que estão naquela região.
Em sua continuidade, essa filial tem um monitoramento rigoroso da qualidade dos produtos, o gerenciamento de estoque eficiente e a realização de campanhas de marketing para educar os consumidores sobre os benefícios dos produtos Danone.
Abrir e manter uma filial é uma decisão que deve ser tomada com base em um planejamento estratégico bem elaborado. Para saber mais sobre esse modelo de expansão, acesse ao nosso Blog.