Abrir uma filial é uma estratégia empolgante para expandir um negócio e alcançar novos mercados. No entanto, é essencial entender o processo de abertura e manutenção que a recorre para garantir o sucesso.

Mas, antes de realmente entrar nesse segmento, é importante relembrar o que é esse modelo de expansão: uma filial é uma empresa que pertence ou é controlada por outra empresa, chamada de matriz. 

A filial pode ser uma subsidiária integral, ou seja, 100% da sua participação acionária é da matriz, ou uma subsidiária parcial, ou seja, parte das suas ações é da matriz e parte é de outros acionistas.

Para a abertura das filiais, existem alguns documentos legais que precisam ser protocolados na Junta Comercial em conformidade com a Lei 8.934/94 e também pelo Decreto 1.800/96. 

Neste artigo, será explorado os principais passos envolvidos nesse sistema e as considerações importantes para manter uma filial funcionando de forma eficiente e lucrativa. Veja!

O passo a passo de uma filial de sucesso 

Ter em mente todo o passo a passo da abertura de uma empresa (filial) é primordial para que todo o desenvolvimento funcione e, ainda mais, se estabeleça dentro do mercado. 

Os processos de manutenção podem variar dependendo da rede ou do negócio, por isso é crucial planejar bem cada etapa do processo de abertura e manutenção da mesma. 

Assim, a vantagem desse procedimento é ter uma unidade em outro local sem comprometer a qualidade do produto ou serviço, através também do estabelecimento de um padrão e uma gestão operacional de qualidade. 

Veja por onde pode iniciar com os passos a seguir:

1. Pesquisa de mercado e planejamento estratégico

Antes de abrir uma filial, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado abrangente para identificar oportunidades, analisar a concorrência e entender as necessidades dos consumidores locais. 

Essas pesquisas permitem que o negócio converse com o público local, dessa forma as estratégias podem ter ainda mais êxito e se fortalecerem para atrair ainda mais clientes. 

Com base nesses insights, um planejamento estratégico deve ser elaborado, definindo metas, objetivos e ações específicas para a filial.

Algumas dicas que podem ajudar a visualizar um excelente planejamento estratégico, são: 

  • Avaliar a demanda;
  • Identificar o público-alvo;
  • Analisar a concorrência;
  • Realizar pesquisas de campo;
  • Estudar dados secundários;
  • Considerar aspectos culturais e regulatórios;
  • Pesquisar a localização;

2. Escolha da localização ideal

A escolha da localização é um fator crítico para o sucesso de uma filial. É importante considerar detalhes como demografia, concorrência, acessibilidade, fluxo de clientes e disponibilidade de infraestrutura adequada. 

A localização estratégica garantirá visibilidade e atrairá o público-alvo desejado, além de criar um vínculo com os clientes locais e oportunidade, criar mais valor e prestígio em determinada região.  

Lembrando que a experiência do cliente é fundamental para expansão e continuidade do negócio. Sem dúvidas, sempre deve ser excelente.  

2. Aspectos legais e burocráticos

Cumprir uma série de requisitos legais e burocráticos é necessário tanto para abertura quanto para a manutenção do dia a dia.

Isso pode incluir o registro da empresa, obtenção de licenças e autorizações, registro de marcas e patentes, entre outros. 

É importante buscar orientação jurídica especializada para garantir que todos os trâmites legais sejam cumpridos corretamente.

Seguir as leis que regem a filial é de extrema relevância, para que todo o processo seja seguro e ainda cumpra com todos os requisitos, registro e normas que se estabeleçam em âmbito nacional e internacional. 

3. Adaptação às necessidades locais

Cada localidade possui particularidades culturais, regulatórias e econômicas. Sendo assim, adaptar o negócio e os produtos e serviços é também atentar aos arredores e quais são as possibilidade e diferenças que cada espaço pode oferecer. 

Sempre atender às necessidades específicas do mercado local, facilitará o percurso do empreendimento.

Isso pode envolver ajustes nos produtos, preços, estratégias de marketing e até mesmo no atendimento ao cliente.

Outro aspecto  é providenciar a documentação necessária para a abertura e manutenção da filial, como:

  • Contrato social; 
  • CNPJ;
  • Inscrição estadual e municipal;
  • Alvará de funcionamento;
  • Licenças ambientais, etc.;

4. Recursos humanos e treinamento

Uma equipe qualificada e bem treinada é essencial para o sucesso de uma filial, além de manter a equipe atualizada e motivada.

Ao contratar funcionários, é importante selecionar profissionais que estejam alinhados com a cultura e os valores da empresa, além de possuírem habilidades adequadas para desempenhar suas funções. 

A capacitação da equipe possibilita que todos os setores da empresa se alinhem e as demandas se tornem mais fáceis na hora da manutenção, além de ser uma maneira de todos os campos terem uma comunicação e agirem em conjunto. 

5. Gestão financeira e controle operacional

Uma filial requer uma gestão financeira sólida e eficiente. É preciso acompanhar os custos, monitorar as despesas e garantir a lucratividade da unidade.

Com essa gestão, a funcionalidade é controlada e a qualidade aumenta. 

Além disso, um controle operacional deve ser estabelecido para garantir a melhor entrega dos produtos ou serviços, o cumprimento de padrões e a satisfação do cliente.

Alguns dos exemplos de gestão, são:

  • Planejamento financeiro;
  • Controle de custos;
  • Análise de rentabilidade;
  • Gestão de fluxo de caixa;
  • Monitoramento de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
  • Controle operaciona;l
  • Monitoramento e análise de dados;
  • Comunicação e alinhamento com a matriz.

6. Comunicação e alinhamento com a matriz

Uma comunicação clara e constante entre a filial e a matriz oportuniza um alinhamento estratégico e o compartilhamento de informações importantes. 

A troca de experiências, boas práticas e o suporte da matriz são fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade da empresa.

Com ela, é possível ter uma comunicação regular, estabelecendo canais de comunicação claros e eficientes entre a filial e a matriz

Esse diálogo ajuda nos canais de informações, nas práticas e no compartilhamento de estratégias. 

A manutenção necessária de uma filial

Quanto a manter uma filial, é preciso seguir algumas direções básicas, que podem variar de acordo com o tipo e o porte da sua empresa. 

Por isso, pensar no funcionamento de uma filial, também é definir o objetivo, o escopo e o modelo de negócio, além de criar planos de ação como estratégia para impulsionar a empresa dentro do mercado. 

A qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, é algo  essencial para manter a satisfação dos clientes e a reputação da filial.

Realizar auditorias regulares e obter feedback dos clientes é garantir que a qualidade seja mantida e aprimorada continuamente.

O atendimento ao cliente de qualidade é crucial para manter a satisfação e a fidelidade dos clientes, como também ouvir as necessidades do público para ajudar na resolução de problemas superar as expectativas. 

A constância e a inovação são diferenciações, dessa forma, identifique oportunidades para atentar-se às tendências e às tecnologias emergentes que possam impulsionar o empreendimento e oferecer vantagens competitivas.

Exemplos de filiais que já são sucesso no mercado

Agora que já foi esclarecido o passo a passo para se ter uma filial de sucesso, é relevante saber que cada empresa adota estratégias específicas para se adaptar ao mercado local, revisando também o que busca nesse modelo de expansão. 

Seja o público ou situação financeira, analisar bem o negócio assegura que o empreendimento se consolide em qualquer espaço que esteja.

Veja alguns exemplos de empresas mais notáveis que passaram por todo esse processo: 

Volkswagen:

A Volkswagen é uma das principais montadoras de automóveis do mundo.

O seu processo de abertura envolve a análise detalhada do mercado automotivo na região selecionada, além da demanda por veículos, preferências do consumidor, infraestrutura de transporte e concorrência local.

A manutenção da filial inclui o fornecimento de peças de reposição originais, serviços de manutenção de alta qualidade e atualização constante dos produtos para acompanhar as tendências do mercado automotivo.

Samsung:

A Samsung é uma multinacional de tecnologia que abrange uma ampla gama de produtos eletrônicos, desde smartphones e TVs até eletrodomésticos. 

Ao abri-la, realiza-se uma pesquisa de mercado detalhada para identificar regiões com alta demanda por produtos eletrônicos e um ambiente favorável aos negócios.

Na manutenção da filial, é feito a atualização constante dos produtos, a realização de eventos promocionais e a garantia de um suporte técnico eficiente aos clientes.

Danone:

A Danone é uma empresa de alimentos e bebidas conhecida por seus produtos lácteos, águas, nutrição infantil e alimentos vegetais. 

Para a abertura, também se efetua pesquisas de mercado para identificar áreas com demanda por produtos saudáveis ​​e nutricionais, bem como entender as preferências dos clientes que estão naquela região. 

Em sua continuidade, essa filial tem um monitoramento rigoroso da qualidade dos produtos, o gerenciamento de estoque eficiente e a realização de campanhas de marketing para educar os consumidores sobre os benefícios dos produtos Danone.

Abrir e manter uma filial é uma decisão que deve ser tomada com base em um planejamento estratégico bem elaborado. Para saber mais sobre esse modelo de expansão, acesse ao nosso Blog