Nesse artigo, vamos entender um pouco mais sobre o prospect e quais podem ser os fatores que estão limitando ou impedindo a comunicação efetiva com os prospects da sua empresa.
É fato que toda empresa gira em torno dos clientes e eles são os determinantes para o sucesso. Por isso, esse tema tem tanto peso, você vai entender isso melhor quando definirmos o termo prospect.
O que é prospect?
Quando, de alguma forma, uma pessoa entra em contato com seu empreendimento, buscando mais informações, visto que aparentemente está interessada pelo produto ou serviço que você oferece, essa pessoa é um prospect.
Conhecer o tipo de prospect que está chegando no seu negócio, auxilia a entender como está funcionando o marketing, se ele está sendo assertivo e realmente atraindo o público-alvo. Além disso, ter esse dado pode ampliar suas vendas ao voltar-se para atender esses interessados também.
Basta pensarmos, quando efetuamos uma compra significa que temos tanta expectativa no que estamos adquirindo que investimos capital, pensando que aquilo vai suprir alguma necessidade. A base de uma venda é a confiança!
Qual a diferença entre prospect e suspect?
Tanto o prospect quanto o suspect são leads, mas, enquanto o prospect já consome seu conteúdo por algum canal, sendo mais fácil convencê-lo a efetuar a compra, o suspect ainda não chegou nesse estágio, ou seja, ele expressa um mínimo interesse no seu produto ou serviço, mas ainda não tem a confiança necessária para comprar.
Quais fatores podem impedir um prospect de realizar a compra?
Processo de compra
Para se chegar à etapa final, a da compra, primeiramente é necessário passar por uma série de passos, tendo cada um sua relevância para que a venda seja realizada. Por isso, nesse processo, é essencial atentar-se para a necessidade do cliente, buscar informações na prospecção, sem apressar os passos.
O foco não deve ser a venda, mas conquistar aquele cliente, a fim de torná-lo fidelizado, sendo portanto um comprador frequente e que recomenda seu produto. Não investir em um relacionamento com o cliente é um ponto que pode determinar o fracasso. Não se colocar atento aos feedbacks também faz muita diferença.
Comunicação falha
A forma como sua marca se comunica com os interessados determina se eles vão seguir ou não adiante no processo de compras. Quando empresa e cliente não se alinham e há ruídos impedindo que essa interação ocorra, dificilmente haverá a conversão. Uma comunicação personalizada é a que se tem buscado atualmente.
Não entendeu a necessidade do cliente
Seu produto ou serviço, para ser vendido, precisa solucionar algum problema do seu público-alvo. Quando isso não ocorre, a taxa de conversão diminui. Por isso, quanto mais informações for possível obter com os prospects, melhor será para pensar em mudanças futuras, que podem agregar no seu negócio.
Mas é preciso ter atenção!
É possível criar a necessidade, caso ela ainda não exista. Ou até mesmo utilizar-se da estratégia do Oceano Azul e criar um novo mercado, afastando-se da concorrência. Ter visão e enxergar novas possibilidades fará seu empreendimento destacar-se dos demais.
Invista em formas de saber mais sobre o prospect e também procure entender o funil de vendas, pois ele guiará as etapas do lead até o momento de compra.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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