Objetivos estratégicos são a melhor forma de traçar uma rota que leve a empresa ao crescimento desejado. Isso porque, com metas bem definidas, a organização do desenvolvimento o torna mais ágil, alcançando níveis em menos tempo, sendo inclusive mais fácil tomar decisões.
Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre a definição do conceito de objetivos estratégicos, sua finalidade e benefícios, além de trazermos uma série de exemplos e demonstrar como implementá-los na prática dentro do seu negócio.
O que são objetivos estratégicos?
Uma empresa precisa buscar resultados, que podem ser a curto e a longo prazo. Para que seja possível atingir o que está se almejando, é necessário possuir objetivos estratégicos que vão guiar o empreendimento nesse processo. Esses objetivos fazem parte do planejamento do negócio, dentro da perspectiva de futuro buscada.
Ter uma direção, um planejamento coerente, se dá a partir de boas metas que podem ser traçadas de forma recorrente, em uma ordem estratégica. Isso torna possível ter resultados ao longo do processo em que se busca algo ainda maior.
Quais são os tipos de objetivos estratégicos?
Tático
Os objetivos táticos são realizados a fim de garantir o bom funcionamento da empresa e geralmente são alcançados a médio prazo, sendo feitos por um setor específico.
Operacional
Estão voltados para soluções a curto prazo, que são mais fáceis de serem resolvidas. Geralmente é possível que seja feito por apenas um colaborador.
Por que os objetivos estratégicos são importantes?
Por meio dos objetivos estratégicos, todos os processos executados dentro da empresa podem ser pensados e cuidados, como a gestão, o setor operacional, a área financeira, o marketing, também os cuidados envolvendo legislação, entre outros.
Com isso, conhecendo o funcionamento do seu negócio e sabendo qual o próximo passo, as decisões tornam-se mais assertivas, com uma probabilidade de acerto maior, além de conseguir ter uma perspectiva melhor a respeito do futuro e das próximas métricas, fazendo com que seja mais fácil identificar boas e novas oportunidades.
Alguns exemplos de objetivos estratégicos que podem servir para o seu empreendimento
- Elevar o faturamento;
- Garantir um treinamento para os colaboradores;
- Melhorar a prospecção de leads;
- Converter mais vendas;
- Melhorar a experiência do cliente;
- Identificar falhas operacionais;
- Melhorar a logística;
- Reduzir gastos nos processos.
Como saber quais objetivos estratégicos buscar para o meu negócio?
Planejamento
Para conseguir estabelecer os objetivos, primeiramente é necessário pensar no foco principal do seu negócio, com qual finalidade ele foi pensado e qual a sua missão. Tendo isso em mente, é preciso definir uma perspectiva no futuro, em que patamar se planeja estar em determinado período de tempo, um ano por exemplo.
Após relembrar a finalidade da marca e vislumbrar o futuro, pense em como se pretende realizar as ações para que se possa chegar, quais são os valores inegociáveis e até mesmo por meio de quais mudanças internas será possível desenvolver o roteiro.
Conheça sua empresa
Suas metas precisam ser realistas e mensuráveis, para que sejam atingidas. Assim, é primordial que você saiba como está funcionando seu negócio, entenda as métricas principais e faça uma análise dos dados que puder obter.
Quanto mais específicos forem os objetivos, mais incisivamente será possível trabalhar neles. Faça uma avaliação de desempenho e a partir dela pense em novas estratégias, reconhecendo quais os padrões do seu empreendimento.
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Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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