Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que o mercado de franquias no Brasil superou, pela primeira vez, os R$211 bilhões em 2022.
Ou seja, o faturamento de R$185,068 bilhões em 2021 passou para R$211,488 bilhões no ano passado, apontando crescimento de 14,3%, que superou a projeção da ABF de 12%.
Esses números cada vez expressivos reforçam a força do franchising em solos brasileiros, uma vez que, desde a pandemia, são oito trimestres de crescimento ininterrupto.
Sem dúvidas é um setor que brilha os olhos de muitos empreendedores que almejam o sucesso e a expansão de suas marcas.
Pensando nisso, fizemos este artigo para que você entenda melhor o cenário do mercado de franquias brasileiro através de dados reais e informações relevantes. Veja!
Revisitando o conceito de franchising
O franchising, em resumo, é uma maneira de empreender em que um empresário promove a expansão da sua marca por meio de novas unidades franqueadas.
Ele concede, por meio da venda de unidades, o direito à marca/patente, para um ou vários novos empreendedores, chamados de franqueados.
Esse modelo de negócio permite que o franqueador replique um formato de sucesso em diferentes locais, fazendo com que a marca seja cada vez mais reconhecida e mais bem-sucedida no mercado.
Mercado de franquias: características intrínsecas do franchising
Uma das principais características do modelo de negócio composto por franquias é a relação interdependente entre franqueador e franqueado.
As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que são os empreendedores que investem na marca e que gerenciam o dia a dia de cada uma das lojas.
O franqueador deve transmitir aos franqueados todo o know-how, ou seja, todo o conhecimento de mercado para que as unidades repliquem padrões de qualidade e dêem continuidade ao sucesso do produto/serviço.
A transmissão de conhecimento pode ocorrer por meio da disponibilização de manuais e treinamentos e cursos e-learning, entre outras opções.
Diante disso e do uso de imagem da marca, a franqueadora cobra algumas taxas, como taxa de franquia, taxa de royalties e fundo de marketing (voltado para ações de marketing que beneficiam toda a rede).
Mercado de franquias: origens deste modelo de negócio
Há indícios de que o franchising já existia a mil anos atrás, na Idade Média, quando o governo cedia o direito de avaliar impostos e fiscalizar a ordem das cidades para pessoas importantes da igreja.
Em troca disso, esses funcionários pagavam taxas para o Estado e tinham o poder de exercer atividades econômicas e de ter poder aquisitivo.
Mais adiante, no período das grandes navegações, os reis criavam representantes da coroa nas colônias, garantindo a proteção da coroa e dos interesses dos monarcas.
Em troca, eles recebiam impostos, fazendo com que o dinheiro circulasse em diferentes países.
No entanto, a história das franquias costuma ser narrada a partir do momento em que o dono das máquinas de costura Singer, uma empresa americana, começou a dar o direito aos funcionários de vender essas máquinas, em 1850.
Outras empresas fizeram parte da história
No final do século XIX, a General Motors começou a permitir que outros empresários comercializassem seus veículos, inaugurando o que conhecemos como concessionária.
No início do século XX, Henry Ford começou a empregar o modelo de franchising em suas fábricas, e foi seguido por empresários do ramo de combustíveis.
A Coca-cola também abriu, à época, sua primeira franquia de fábrica de refrigerantes, dando os primeiros passos para se tornar multinacional.
No entanto, foi só depois da segunda guerra mundial, em 1945, que as franquias se consolidaram e se espalharam pelo mundo, com marcas como Burger King.
Início do mercado de franquias no Brasil
No Brasil, o franchising chegou na década de 1980, com as escolas de idiomas CCAA e Yazigi.
Mas, de fato, o setor cresceu no país a partir do início dos anos 2000 e com a criação de formas de regulamentar esse modelo de negócios inovador.
Atualmente, essas formas de regulamentação são representadas pela ABF franchising e pela Lei de Franquias, que foi criada, pela primeira vez, em 1994, e foi atualizada em 2019.
A expansão do mercado de franquias brasileiro
Os números que vimos no início deste artigo indicam que o Brasil tem um potencial cada vez maior de fazer história no franchising mundial, diante de sua considerável evolução nos últimos anos.
Dados como esses foram evidenciados no relatório da Pesquisa de Desempenho Franchising 2022, realizada pela ABF, que também elencou as 50 maiores franquias no Brasil e as 10 maiores microfranquias.
Além do crescimento de 14,3% em 2022, o relatório também mostra que o número de unidades expandiu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações, e o de redes subiu 6,8%, superando as três mil marcas.
E não para por aí: cada unidade de franquia gera, em médio, 9 empregos diretos. O que aponta para uma evolução de +12,6% em 2022, evidenciando que, no franchising brasileiro, os empregos crescem acima da média do mercado.
Mercado de franquias: segmentos que mais cresceram, segundo pesquisa da ABF
O “Top 3 – Destaques e segmentos” do relatório de pesquisa da ABF apontam para os segmentos de hotelaria e turismo; saúde, beleza e bem-estar; e alimentação (food service), como aqueles que mais se destacaram. Vejamos detalhes de cada um:
Hotelaria e Turismo: variação de faturamento +24,5%
- Ainda em recuperação pré-pandemia;
- Demanda reprimida;
- Retorno de eventos e lazer;
- Aumento do ticket médio de passagens aéreas.
Saúde, beleza e bem-estar: variação de faturamento +21,5%
- Mudanças de hábitos de consumo nos subsegmentos;
- Maior profissionalização do setor (vendas online, CRM etc.);
- Setor em alta pós pandemia e novos investidores.
Alimentação (food service): variação de faturamento +21,5%
- Retomada dos pontos físicos;
- Venda delivery já incremental;
- Alta de ticket médio devido à inflação.
E, pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa aponta para o aumento significativo de novas operações, aliado à proporção de unidades repassadas, indicando a cristalização do crescimento do setor.
Ranking das maiores franquias e microfranquias brasileiras
No ranking das 50 maiores franquias por números de unidades estão grandes marcas como Cacau Show, O Boticário, MC Donald’s, Colchões Ortobom, Odontocompany, Subway, Chiquinho Sorvetes e Casa do Construtor – sendo as duas últimas clientes da SULTS.
Já as 10 maiores microfranquias no Brasil, também por número de unidades, estão: Gazin Semijoias, Prudential, Kumon, Market4U, Acquio, Credfácil, Ceopag, +ágil, Touti e Clube Turismo.
Você também pode conferir a pesquisa na íntegra clicando aqui.
O mercado de franquias no Brasil tende a melhorar ainda mais!
Em 2023, o mercado brasileiro de franchising promete um crescimento significativo.
Em seus estudos mais recentes, a ABF aponta as franquias em alta, considerando o excelente desempenho em 2022.
Entre os setores mais promissores estão moda, idiomas, casa e construção, alimentação e saúde, beleza e bem-estar.
Preparamos um artigo especial falando apenas sobre quais são as principais tendências para o setor de franquias em 2023. Não deixe de conferir!
E aí, o que você achou deste tema? Não há dúvidas de que o franchising brasileiro está em alta e é o momento ideal tanto para aqueles que querem expandir sua marca, quanto para quem quer empreender.
Como falamos, a Chiquinho Sorvetes e a Casa do Construtor, que são duas das maiores franquias do Brasil, utilizam o sistema de gestão SULTS para gerenciarem toda a rotina operacional de suas equipes.
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