Entender o que é o mercado consumidor, também nomeado de mercado de consumo, é muito importante não só para o empreendedor iniciante, mas para qualquer pessoa que em algum momento deseja comprar ou vender algo.
Não é certo dizer que “pegar atalhos” traz sucesso mais rápido para o seu negócio, mas é adequado afirmar que há estratégias assertivas que te levam mais rápido a esse nível. Uma dessas estratégias, sem dúvidas, é conhecer cada vez mais esse mercado de consumo.
Por isso, se você já entende a importância desse conceito ou ainda deseja descobrir como ele funciona, não deixe de ler esse arquivo. Veja o que você aprenderá:
- Mercado de consumo: atenção nas pessoas para as quais vendemos ou na concorrência?
- Por que é importante conhecer o seu mercado consumidor?
- Quais são os benefícios de um mercado de consumo definido?
Mercado de consumo: atenção nas pessoas para as quais vendemos ou na concorrência?
Se, ao olhar para esse termo, você imaginou que o seu significado é “estar de olho” em seus concorrentes, precisamos redefinir para você o que é um mercado de consumo. Aqui trabalhamos sempre de olho no bem-estar do cliente!
Entendemos por mercado consumidor a população economicamente ativa, ou seja, as pessoas com poder aquisitivo de compra, que possam adquirir produtos, bens ou serviços de empresas ou marcas específicas.
Ou seja, é a pessoa para quem você está vendendo os seus produtos e serviços, a qual movimenta dentro da sociedade a economia local, regional e até mesmo mundial.
O Mercado, também, pode ser definido como a relação entre a oferta e a procura, e está dividido em duas categorias.
- B2C (Business to consumer) – empresas que atendem o consumidor final, por exemplo as lojas ou os supermercados.
- B2B (Business to business) – empresas que adquirem produtos uma das outras, isto é, funcional como fornecedoras de produtos, matérias-primas ou serviços terceirizados, como materiais, equipamentos ou serviço de contabilidade, por exemplo.
Ou seja, o mercado consumidor é onde estão aqueles que têm (ou poderão ter) algum tipo de contato com a sua empresa para efetivação da compra, seja um cliente ou outra empresa.
Por que é importante conhecer o seu mercado consumidor?
Visualizando uma situação cotidiana: é bem mais fácil agradar, acertar em uma proposta, comprar um presente para quem conhecemos, não é mesmo?
Da mesma maneira funciona em questões empresariais: propostas e vendas assertivas ocorrem quando você conhece para quem vende.
Isso porque toda a demanda, ou produção, será direcionada a atender as necessidades de um determinado público consumidor.
Essa definição permitirá o desenvolvimento de estratégias de marketing, de venda, de atendimento e de produção mais assertivas, pois tudo é feito e arquitetado para um perfil determinado.
Para que haja esse panorama de assertividade, é preciso analisar todos os fatores que aproximarão o cliente do seu negócio, sejam esses os comportamentos, as tendências ou “trends”, onde estão, com quem estão, o que consomem e outras características.
Quais são os benefícios de um mercado de consumo definido?
Definindo bem o seu mercado consumidor, os próximos passos para o sucesso do seu negócio está mais garantido e assertivo, como:
- Melhores, maiores e assertivas propagandas a anúncios;
- Comunicação alinhada e sem ruídos;
- Maiores retornos financeiros devido o alto índice de vendas;
- Captura nivelada e definida do público-alvo;
- Alocação de recursos de forma eficaz;
- Equipe de vendas mais alinhada e produtiva.
Isto é, há inúmeras vantagens em conhecer o seu consumidor. Essas vantagens poderão intensificar o crescimento de sua empresa a partir da geração de mais oportunidades de vendas.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.