Se você já parou para analisar os seus produtos, como eles performam, qual dá maior rentabilidade, entre outras informações, de alguma forma você estava usando a Matriz BCG e ainda não sabia!
Ter uma esteira de produtos e saber como administrá-la, com certeza, é o desafio que grandes empresas enfrentam, já que apenas tê-los não é a solução e sim saber observá-los e conhecê-los.
Ver como os seus produtos tem se apresentado no mercado é um passo essencial para reconhecer e intensificar o seu potencial.
Por isso, é indispensável conhecer esses o que é matriz BCG, quais são os símbolos, a importância e as vantagens dessa metodologia e o checklist ideal para conferir os itens da matriz. Não perca!
O que é a matriz BCG?
A Matriz BCG tem esse nome porque foi criada pelo Boston Consulting Group, também na década de 1970. Por esse motivo, a sigla foi inventada a partir das três iniciais dos sobrenomes.
Com isso, pensar na matriz BCG é lembrar de dois eixos de suma importância:
- Crescimento de mercado;
- Participação relativa de mercado.
Isso porque analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes são pontos essenciais da Matriz BCG para sua efetivação.
Essa análise não busca somente compreender o desempenho atual dos produtos nesses dois segmentos, mas como ele pode performar futuramente, dando possibilidade de análise geral do produto.
Com ela, é preciso redobrar a atenção para aqueles que potencializam o fluxo de caixa e ignorar outros que demandam muito esforço, mas não trazem o resultado desejado.
Sabendo disso, é fácil afirmar que o sinônimo de uma análise de desempenho de sucesso de produtos e serviços, conforme os princípios da matriz BCG, é conhecer cada etapa para encontrar os números desejados.
Matriz BCG e símbolos: como funciona?
Quando o assunto é Matriz BCG, automaticamente, quem a conhece previamente já sabe que ela funciona por meio de classificações em símbolos. Confira:
A classificação dos produtos em si é feita a partir de quatro categorias:
1. Vaca leiteira
Você busca um produto que proponha muito lucro e a taxa de esforço é reduzida?
Produtos que são denominados como “vaca leiteiras” são exatamente assim. Um produto ou serviço que é justificado pela sua qualidade e pela reputação que ele possui com os clientes da empresa.
2. Estrela
A sua empresa trabalha de forma unida com o departamento de marketing e comunicação?
Se a sua resposta for sim, esse tipo de produto é ideal para ser cuidado por esses setores do seu negócio, já que são caracterizados pela alta rentabilidade e escalagem, mas que precisam desse acompanhamento profissional.
Isto é, para alcançar o retorno desejável, o trabalho em equipe é indispensável.
3. Interrogação ou “Em Questionamento”
Sabe aquele produto na sua estante que você não sabe qual caminho ele se dará? Isto é, que ainda serão validados e aprovados pelo público?
Esses são os produtos “interrogações”, os quais o time de marketing, comunicação e vendas possa investir muito, mas o retorno não ser tão garantido por ainda estar nesse processo de “aceitação” e validação.
4. Abacaxi
Se há um produto que, inicialmente, aparentava ser uma oportunidade indispensável, mas que, ao longo da sua aplicação, gerou mais prejuízo do que lucro, podemos nomeá-lo de “abacaxi”.
Normalmente, esses produtos repelem os empreendedores e não duram muito na cartela de produtos por não ser benéfico à empresa.
Essas 4 categorias são a oportunidade de identificar e filtrar quais são os passos que você precisa dar para cada tipo de produto que você possui.
Logo, essa separação servirá como base de o que fazer com cada produto, se é possível continuar investindo neles ou se chegou o momento de descartá-los para o bem do seu negócio.
Qual a importância e as vantagens da Matriz BCG?
A Matriz BCG pode ser usada com a finalidade de identificar oportunidades, reciclar o ciclo de vida de um produto e fazer sua empresa crescer.
Por isso, aplicá-la é reconhecê-la como um método de estudo que possibilita conhecer os dados e fazer um bom planejamento.
Assim, ela implica de forma positiva diretamente no resultado final que sua empresa deseja com essa classificação dos produtos, auxiliando nas tomadas de decisões.
Considerando que uma aplicação inteligente da matriz BCG seja feita, a tomada de decisões importantes serão inevitáveis, então, decidir onde colocar o seu esforço e dinheiro é uma das dúvidas mais frequentes – e uma das mais essenciais.
Dessa forma, com a Matriz BCG, você evita desperdiçar esses recursos.
Por esse motivo, são inúmeras as vantagens que essa ferramenta carrega. Veja exemplos:
- Vantagem competitiva;
- Fácil compreensão para aplicação;
- Aumento na variação de produtos no mercado;
- Tomadas de decisões assertivas que impactam no crescimento da empresa;
- Alinhamento das estratégias com mais facilidade;
- Separação clara de produtos que geram lucro e os que dão prejuízos.
Como usar em qualquer situação empresarial as 4 categorias da Matriz BCG?
A princípio, é importante entender que a situação do seu negócio está em jogo e é importante entender cada uma das categorias para ser aplicada de forma funcional e positiva para a sua empresa.
Entendendo isso, ter um domínio técnico de análise avançado e várias informações sobre os seus produtos é indispensável para que esse trabalho seja efetuado com êxito.
Assim, agir com segurança e conhecimento completo sobre os 4 símbolos/categorias da Matriz BCG é o que você precisa antes de saber o passo a passo de como criar e usar a sua própria matriz em qualquer caso do seu negócio.
Para isso acontecer, você precisará seguir este checklist. Veja:
Checklist da Matriz BCG
1. Liste todos os seus produtos disponíveis e ativos
Começar sabendo qual é a sua esteira de produtos é indispensável. Muitas vezes, é comum apenas saber os que têm melhor performance no mercado, no entanto, entender, também, os que já entraram na nomenclatura “abacaxi” é importante.
Listar os objetivos de cada um é essencial para perceber gargalos que podem estar impedindo o sucesso de todos os produtos por completo.
2. Observe os dois eixos da matriz BCG: crescimento de mercado e participação relativa de mercado
Essa observação deve ser feita a partir, primeiramente, de um desenho em um plano cartesiano, o qual precisará das seguintes informações postas:
- A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.
- A linha horizontal diz respeito à participação relativa do seu produto no mercado. Esse dado é calculado a partir do seu concorrente mais direto.
- A marcação da linha horizontal começará do lado esquerdo. Nessa ponta, marque 10x. No meio, a marcação será de 1x. Na ponta direita, de 0,1.
Após isso realizado, você pode nomear cada quadrante com superior esquerdo: estrela, superior direito: interrogação, inferior esquerdo: vaca leiteira, inferior direito: abacaxi e a partir disso fazer a distribuição dos seus produtos.
3. Saiba elevá-lo de uma categoria para outra até chegar nas “vacas leiteiras”
Com certeza, o seu desejo não é deixar o seu produto ser nomeado como um “abacaxi”, por isso não se conformar com a situação abaixo em que ele está é essencial.
Sempre consulte o setor de marketing e vendas, que são dotados de profissionais nessa área, para decidir o momento de descartá-lo para não haver prejuízos extremos ou de investir quando tiver uma possibilidade de crescimento.
Viu só? Não há como não adotar essa metodologia! Mas entendemos que, além da teoria muito bem clara, a prática é indispensável.
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