Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil e divulgada no site da Agência Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários – um aumento de 7% em relação a 2019. Com tantas pessoas conectadas, é fato que as empresas precisaram se reinventar para chegar até elas e foi nesse momento que o marketing de conteúdo alavancou.

Muitos ainda não conseguem definir bem a diferença entre as diversas facetas do marketing – digital, de conteúdo e por aí vai. Mas, após a leitura deste artigo, não restarão mais dúvidas sobre a modalidade conteudista dessa área tão importante para organizações empresariais.

Veja só quais tópicos estão disponíveis a seguir:

  • De uma vez por todas: o que é marketing de conteúdo?
  • Motivos reais para investir em marketing de conteúdo
  • Cases de sucesso para inspirar as ações de marketing da sua empresa

De uma vez por todas: o que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia dentro da grande área do Marketing que tem como principal foco engajar o público-alvo e aumentar a quantidade de leads e clientes fidelizados. Não basta vender um produto – é preciso atrair, envolver e gerar valor para que as pessoas realmente vejam que a sua marca é a melhor do mercado naquele segmento.

Segundo a Rock Content, foi-se o tempo em que assistíamos passivamente aos comerciais de TV. Hoje, o público tem mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que deseja consumir e está, a todo tempo, interagindo com as empresas. Por isso, criar conteúdos relevantes é essencial para alcançar essas pessoas tão conectadas.

Fazer um conteúdo de qualidade deve ser uma premissa para passar a mensagem certa ao público certo no momento em que ele precisa e não especificamente para realizar a venda. O conteúdo criado deve servir para resolver um problema, esclarecer uma dúvida ou ensinar algo. Sobre a venda – isso vem depois e como consequência.

Motivos reais para investir em marketing de conteúdo

Dentro do marketing de conteúdo, existem diversas ações que podem ser realizadas a fim de entregar conteúdo de valor, como vídeos, blogs, posts em redes sociais, imagens, podcasts e muito mais.

Mas por que investir tanto no marketing de conteúdo, afinal de contas?

Bem, vamos agora conhecer quais são os benefícios dessa estratégia que justificam tamanha popularidade entre as empresas mais conhecidas ao redor do mundo. Confira:

E, claro, o marketing de conteúdo é essencial na criação de uma jornada do cliente perfeita. As páginas de conteúdo, na grande maioria das vezes, são o primeiro ponto de contato do público com a empresa. Assim, proporcionar conteúdo de valor aos clientes do início ao fim da jornada é uma estratégia assertiva e que promove uma experiência de excelência.

Marketing de conteúdo - imagem de um rapaz negro digitando no laptop e criando gráficos de marketing.

Cases de sucesso para inspirar as ações de marketing da sua empresa

Selecionamos 3 cases de sucesso de grandes empresas que estruturam muito bem todas as suas ações de marketing de conteúdo e, por isso, são super queridas pelos consumidores:

Nubank

A inovação do Nubank não ficou apenas no produto oferecido, mas em suas ações de marketing e de comunicação com clientes e potenciais clientes.

Considerando que a temática de finanças nem sempre é acessível e fácil de compreender, por meio de seu blog, posts redes sociais, vídeos educativos no YouTube e até mesmo comunidades com bate-papo livre, a Nubank também descomplicou e facilitou a abertura para o conhecimento e o interesse das pessoas em finanças.

Trazendo o conteúdo mais acessível para usuários, a Nubank é um grande exemplo de como uma marca pode impactar a vida das pessoas e se tornar relevante por meio de conteúdo de valor.

Magazine Luiza

A empresa de varejo, sempre muito conhecida por suas lojas físicas, foi para o digital através de um grande marketplace cada vez mais conhecido pelos consumidores.

Por meio da sua influencer digital, Lu do Magalu, a empresa investe em marketing de conteúdo para se aproximar de seu público-alvo através do Instagram, Twitter e YouTube.

Netflix

A Netflix foi uma das primeiras empresas no Brasil a humanizar a sua comunicação. A marca utiliza memes e conteúdos atualizados, conectando-se com o seu público através de diálogos e interações constantes na internet.

A Netflix encanta por saber utilizar o marketing de conteúdo de forma estratégica, participando dos principais assuntos do momento e sabendo, inclusive, fazer piada de si mesma. 

O que você achou do marketing de conteúdo? Esperamos que você tenha entendido melhor como essa estratégia é promissora para promover trocas cada vez mais sinceras e produtivas entre a sua marca e os clientes/potenciais clientes.

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