O seu desejo sempre foi conseguir entender como funciona a lucratividade e a saúde financeira da sua empresa? Se a sua resposta for sim, chegou o momento de aprender mais sobre o Lifetime Value

LTV ou mais abrangente LifeTime Value é uma métrica que permite a observação e a compreensão do valor do ciclo de vida do seu cliente ao estar se relacionando com a sua empresa. 

Isto é, com esse indicador é possível saber o quanto o cliente está gerando em dinheiro para o seu negócio com suas compras a longo prazo. 

Dessa forma, entender os grandes benefícios, como calcular esse indicador e como impulsioná-lo são os caminhos para o sucesso financeiro do seu negócio. 

4 benefícios do LTV para o setor financeiro da sua empresa

Se apropriar dessa ferramenta é abrir chances para o aumento da receita e organização do setor financeiro desse negócio. Veja: 

  1. Otimização do orçamento de marketing: você vai entender se está gastando muito ou pouco demais para manter o cliente ativo e assim investir mais ou delegar esse investimento a outra área.
  2. Encontrar novas oportunidades para fidelização de clientes: conhecer o comportamento de compra mais a fundo do cliente abrirá portas para uma comunicação mais assertiva e que convence.
  3. Prever sua receita ao longo do tempo: encontrar padrões do LTV que ocorreram em outras situações é prever quanto será o lucro nas próximas ações.
  4. Identificar possíveis falhas no processo de retenção de clientes: será possível a identificação de gargalos neste processo quando houver um mapeamento e análise do histórico de compra de cada um. 

Técnicas de cálculo do Lifetime Value do seu negócio

Há diversas técnicas e pequenas áreas do setor financeiro que devem ser observadas e mapeadas. Por isso, obter o cálculo certo e as métricas adequadas é de suma importância. Confira: 

  • Valor de compra médio (VCM): rendimento total : número de pedidos.
  • Taxa média de frequência de compra (TFCM): número de compras : número de clientes.
  • Valor do cliente (VC): valor de compra médio X taxa de frequência de compra.
  • Vida útil média do cliente (LTV): Vida útil do cliente : número de clientes. 
  • Valor de vida útil do cliente (VVUC): valor do cliente X vida útil média do cliente.

Calcular o LTV não é apenas se reduzir ao ticket médio, média das compras do cliente e a média de tempo de relacionamento, mas também ter todas as métricas dos pontos citados acima. 

Assim, o relatório do âmbito financeiro pode ser muito mais detalhado e específico para cada área. 

Como aumentar o Lifetime Value da sua empresa e lucrar mais

Estimular cada vez mais o LTV da sua empresa para que haja maiores lucros deve ser constante dentro da sua organização.  Logo, ter estratégias assertivas podem acelerar esse processo. Saiba mais: 

  • Invista na fidelização de clientes: clientes que não são apenas frequentadores da marca e sim participantes ativos no processo de compra é o escape de uma empresa que sabe aumentar o seu LTV. Por isso, trabalhar na fidelização entre ele e o negócio é uma ferramenta de sucesso. 
  • Tenha uma equipe dedicada ao customer success: ter profissionais qualificados em elevar a experiência do cliente desde a primeira e até todas as outras é uma forma de aumentar a retenção do cliente dentro do seu negócio. 
  • Trabalhe com inovações:  apostar em inovações digitais que constantemente surgem no mercado é evidenciar ao seu cliente o quanto a sua empresa é atualizada em todos os sistemas e isso é um destaque entre os concorrentes.
  • Monitore a qualidade do atendimento: a atenção e o cuidado com o cliente no atendimento, muitas vezes, é o que ditará se ele fechará o negócio ou não.

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Você já conhece o SULTS?

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.