Não é surpresa que o mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e as empresas precisam se reinventar constantemente para atender, de maneira excepcional, as demandas dos clientes e se detacarem. Um dos caminhos para isso, é investir em estratégias para criar autoridade, como o mix de marketing.

Pensando nisso, criamos este artigo para que você conheça melhor o chamado “mix de marketing” e saiba como aplicá-lo de maneira assertiva. Veja!

O que é um mix de marketing?

O mix de marketing é um conjunto de ações do departamento de marketing que são traçadas estrategicamente, com intuito de gerar e instigar o interesse do cliente. Esse plano é baseado nos 4Ps do marketing, que são nada mais do que o produto, o preço, a praça e a promoção.

Como aplicar o mix de marketing de maneira eficiente?

A aplicabilidade dessa estratégia passa pela noção de que todas as fases são necessárias para o alcance do público alvo.

Por isso, atualmente, é preciso criar um planejamento bem definido, possibilitando a identificação de qual população se deseja atingir, além dos meios ideais para a conquista desse feito. Nessa perspectiva, a empresa deve estar sempre atenta às demandas dos clientes alvo.

Além disso, para conseguir aplicar bem o mix de marketing, a empresa deve realizar o passo a passo dos 4Ps de maneira síncrona e, além de tudo, convergente com as ideias propostas pelo plano, o que levará a uma ação eficiente do marketing da empresa.

Mix de marketing: mas o que são o 4Ps, de fato?

Para conseguir aplicar o mix de marketing, como já foi enfatizado anteriormente, é ideal ter como base o 4Ps.

Essa ferramenta é primordial pelo fato de abordar o produto, o preço, a praça e a promoção de maneira englobada e correlacionada ao mesmo objetivo.

P de “Produto”:

O primeiro tópico que é abordado no 4Ps é o produto e, de maneira geral, a sua empresa deve ver ele como a base de todo o negócio, pois ele quem vai entrar em contato com o consumidor e vai fazer o público criar laços com a empresa. Com isso, você deve mostrar aos possíveis clientes o diferencial do seu produto e o motivo dele ser único no mercado.

P de “Preço”:

O segundo pilar é o preço, que é um dos motivos mais relevantes quando uma pessoa vai adquirir um produto ou serviço. Por esse fator, você deve manter uma gestão eficiente das suas contas, a fim de conseguir evitar gastos exorbitantes. Isso acarretará um valor mais acessível ao consumidor, com a melhor qualidade possível.

P de “Praça”:

O terceiro pilar é a praça, que está associada diretamente com o consumidor, pois nesse tópico que entra a logística da empresa, pois é necessário atingir o maior número de pessoas com os meios de distribuição mais efetivos. Logo, saber trabalhar com a distribuição dentro do ramo é mais do que assertivo para a realização de campanhas.

P de “Promoção”:

O quarto e último tópico é a promoção, nesse caso é onde entra o marketing com toda a sua mágica, mostrando que a melhor opção para o consumidor é o seu produto. Esse último pilar deve conseguir se alinhar com os outros 3Ps, com intuito de aumentar a força da empresa no mercado, multiplicando seu número de clientes.

Agora que entendemos mais sobre o mix de marketing e observamos como esse método é muito importante para a evolução da empresa, indicamos outras leituras complementares:

Buzz Marketing: sinônimo de benefícios à empresa

Mix de marketing - SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo Expansão e CRMExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.