A revolução tecnológica trouxe inúmeros benefícios às rotinas operacionais, como os sistemas de gestão e otimização. Mas, mais do que isso, a abertura para as novas tecnologias também proporcionou algo ainda melhor – a integração de software.
Esse grande benefício só é possível porque a transformação digital tem alcançado empresas e gerado diversos recursos tecnológicos com o objetivo de reduzir cada vez mais impasses nos processos realizados no dia a dia.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), essas vantagens ficam ainda mais evidentes ao observar as estatísticas. Confira!
- O uso de tecnologias digitais em grandes empresas brasileiras aumentou de 63% para 73%.
- 77% das empresas desejam investir em tecnologias digitais para adquirir novos recursos técnicos.
- 60% querem comprar máquinas e equipamentos para melhoria dos processos operacionais.
- 56% têm a intenção de melhorar a gestão do negócio e 45% afirmam que planejam fortalecer a área de pesquisa e desenvolvimento.
A integração de softwares aliada às operações, portanto, é mais uma possibilidade de proporcionar às equipes todas as ferramentas necessárias para o trabalho em um só lugar.
Sabendo disso, separamos 2 tópicos que você precisa saber ao finalizar este artigo. Confira!
- Qual é o momento ideal para adotar a integração de software em seu negócio?
- 3 modelos de integração de sistemas que podem otimizar a rotina da operação
Qual é o momento ideal para adotar a integração de software em seu negócio?
Empresas de pequeno, médio e grande porte possuem diferentes departamentos para manter o negócio funcionando e gerando resultados satisfatórios. Não há como negar que cada um desses setores têm suas próprias demandas e requer ferramentas e metodologias de trabalho diferenciadas e é nesse momento que surgem vários sistemas específicos das áreas.
Os sistemas operacionais utilizados no dia a dia otimizam processos e projetos dos times, mas se cada time tem um sistema próprio e sem nenhuma ligação entre si, por exemplo, dificilmente os processos serão transparentes para colaboradores de outras equipes. Isso gera uma série de impasses, como o fluxo de informações corrompido e a comunicação empresarial prejudicada.
A integração de software veio para evitar esses impasses e para promover, como o próprio nome diz, a integração não só dos sistemas utilizados na empresa, mas também dos departamentos. Assim, se o financeiro utiliza determinada ferramenta, mas precisa do time de RH, em um único sistema integrado, esses times conseguem se comunicar e trabalhar juntos.
“Mas quando saber se é o momento de promover esse tipo de integração?”
O quanto antes, melhor! Um software integrado e robusto proporciona processos mais transparentes, equipes mais engajadas, projetos mais organizados, comunicação corporativa de excelência e muitos outros benefícios.
Veja algumas situações que são indicadores valiosos a serem percebidos e que mostram a necessidade de integrar todos os sistemas que a empresa utiliza:
- Quando for necessário maior produtividade e redução de tempo para conclusão de processos/projetos;
- No momento em que for preciso enviar um comunicado, por exemplo, para que todos os colaboradores recebem ao mesmo tempo;
- Quando necessário unir dois ou mais times em um mesmo projeto;
- No momento em que for preciso proporcionar às equipes cursos e treinamentos para aperfeiçoamento profissional;
- Quando os administradores precisarem visualizar as agendas de seus times para agendamento de atividades etc.
3 modelos de integração de sistemas que podem otimizar a rotina da operação
A integração de sistemas pode ser feita de diferentes maneiras, por isso listamos a seguir 3 caminhos possíveis para otimizar o dia a dia de trabalho do seu negócio. Veja:
Integração de software: Banco a banco
Nesse modelo, a integração acontece através do compartilhamento de um mesmo banco de dados entre sistemas diversos, usando um software de extração de dados.
No Banco a Banco, é preciso contratar um profissional chamado de database administrator (DBA). Sendo assim, é preciso conceder um acesso a informações sensíveis e isso deve ser feito com cuidado, a fim de manter os dados da empresa em segurança.
Integração de software: API
Application Programming Interface, ou melhor, Interface de Programação de Aplicativo é o nome da metodologia de integração mais utilizada pelas empresas atualmente.
Funcionando como uma ponte que conecta todas as aplicações, a API promete que as informações sejam veiculadas em tempo real, o que gera um grande desempenho na ligação entre os softwares.
E não só isso, mas também criptografar dados, auxiliar no processo de busca e promover mais segurança, são as garantias da API.
Integração de software: Trocas e compartilhamento de dados eletrônicos
Segundo o blog da Zendesk, essa integração é um pouco mais complexa que as demais e precisa de uma plataforma ou software que irá funcionar como uma espécie de “tradutor universal”.
O sucesso do uso desse tipo de integração irá depender de uma boa gestão do mecanismo de integração, que tanto importa quanto exporta dados de um sistema para o outro.
Em outras palavras, esse software irá traduzir as mensagens de cada ferramenta integrada e repassar ela para a outra solução em um fluxo contínuo e padronizado de dados entre os sistemas.
O software escolhido para fazer essa integração irá ajudar a que todos os sistemas integrados entendam as mensagens recebidas.
E aí, qual é a melhor forma de integrar os sistemas que você e seu time utilizam no ambiente empresarial? Vale a pena ler cada metodologia com atenção, tentando adequá-la à realidade do negócio. Mas não há mais dúvidas de que um software integrado é um verdadeiro promotor de agilidade, otimização e qualidade para aquelas organizações que investem nesse tipo de tecnologia.
Um exemplo de sistema integrado para a gestão eficiente de redes de franquias e negócios é o SULTS. Conheça agora a nossa plataforma!
SULTS – sistema integrado para o seu negócio
SULTS é o sistema de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogarias, educação, moda, logística, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar informações de leads, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.