O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, exigindo que os profissionais se dediquem continuamente a aprimorarem suas hard skills.

A cada dia que passa, as empresas têm a certeza de que ter uma equipe com as hard skills necessárias para executar o trabalho da melhor maneira possível faz toda a diferença.

Ao dominar as habilidades técnicas, o time é capaz de criar produtos inovadores e oferecer serviços com maior qualidade e em menor tempo, representando um grande salto em termos de produtividade.

Neste cenário, todos os envolvidos saem ganhando: os colaboradores têm a oportunidade de aperfeiçoarem suas técnicas, a empresa se destaca com equipes de excelência e os consumidores recebem em suas casas produtos e serviços de ponta e com custo-benefício incomparável.

Continue a leitura para entender ainda mais sobre o que são as hard skills, como mapeá-las, como promovê-las e muito mais. Não deixe de conferir!

O que são hard skills?

Hard skills, ou “ na tradução livre, são competências técnicas adquiridas por meio de cursos de formação, treinamentos, certificações, workshops e similares.

Alguns exemplos de hard skills a serem desenvolvidas e aproveitadas no ambiente de trabalho seriam:

  • Idiomas estrangeiros;
  • Competências em informática;
  • Excel e outras ferramentas Office; 
  • Habilidades analíticas;
  • Redação e SEO;
  • Design e edição de imagens (Photoshop e Illustrator, por exemplo);
  • Planejamento financeiro;
  • Operação de máquinas, equipamentos específicos;
  • Uso do sistema de gestão;
  • Estratégias de vendas, etc. 

Além dessas, há outras hard skills consideradas promissoras, pois são importantes na construção de um perfil que atende ao que é esperado de um profissional completo no século XXI.

Hard skills - colaboradora em frente à equipe explicando tema no quadro.

A importância das hard skills

Independente da função que o colaborador exerça, todo trabalho requer competências técnicas para que seja desenvolvido de uma forma produtiva e com qualidade

Seja na área de exatas, na área da saúde ou na área de linguagens, colaboradores que geram grandes resultados à empresa e contribuem com a produtividade da equipe são aqueles dotados de hard skills bem desenvolvidas.

As competências técnicas, então, são muito importantes para o sucesso profissional na medida em que, quanto mais o colaborador cresce na empresa, mais experiência e conhecimentos são necessários para que a evolução continue.

As hard skills, com certeza, aumentam a eficiência do colaborador, mas somente elas não significam sucesso na carreira, de modo que o ideal é ter um equilíbrio com as soft skills.

Afinal, quais as diferenças entre hard skills e soft skills?

Já falamos que as hard skills são as competências técnicas e específicas para uma função dentro da empresa.

Elas são adquiridas, tipicamente, por meio de cursos de formação e especialização, desde graduações e pós-graduações até seminários, cursos, treinamentos, tutoriais e workshops. 

Por outro lado, as soft skills estão relacionadas a habilidades sociais,  qualidades pessoais e traços de personalidade, que podem ser adquiridas tanto em cursos como através de experiências de vida

Elas oferecem suporte para que um colaborador consiga prosperar em um ambiente de trabalho e para que mantenha boas relações com as outras pessoas da empresa.

Alguns exemplos de soft skills seriam: comunicação assertiva, liderança, proatividade, colaboratividade e resolução de conflitos.

O fato é que ambas as habilidades se complementam. E, geralmente, a grande maioria dos profissionais que se destacam tem o cuidado de desenvolvê-las de maneira equilibrada – ou seja, ter as melhores técnicas é tão importante quanto saber se comunicar com a equipe.

As 10 hard skills mais promissoras da atualidade

Segundo levantamento do blog JobConvo, as 10 hard skills mais promissoras atualmente são:

1. Computação em nuvem

Essa tecnologia permite o compartilhamento de arquivos, programas e serviços por meio da internet.

A computação em nuvem já pode ser encontrada no currículo de diferentes cursos que possuem relação com a tecnologia da informação.

2. UX (Experiência do usuário)

A UX é a experiência do usuário com o produto e toda sua interação com ele, desde o momento em que ele vê uma propaganda até a compra.

Existem duas subdivisões principais:

  • Designer: envolve a criação de sites e aplicativos;
  • Writer: utiliza a criação de conteúdos para facilitar a utilização dessas ferramentas.

3. Raciocínio analítico

Desenvolver a sua capacidade analítica é um ótimo método de preparação para realizar análise de dados.

Com essa competência, é possível explicar as coisas de forma mais clara e organizada, dividindo-as em partes mais simples, o que promove um entendimento completo.

4. Blockchain

O Blockchain é um sistema que possibilita fazer o rastreamento do envio e recebimento de negociações por bitcoin e outras criptomoedas.

Além disso, a ferramenta proporciona mais segurança para esse tipo de transação.

5. Inteligência artificial

A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, pois os sistemas inteligentes facilitam a gestão das empresas.

Se tornou extremamente necessário ter profissionais que saibam usar e desenvolver esses sistemas.

6. Análise de negócio

Trata-se da capacidade analítica e de tomar decisões. Essa competência pode ser desenvolvida por meio de cursos relacionados ao mundo dos negócios e da utilização de softwares que analisam dados.

7. Melhoria de performance

Essa Hard Skill está associada à capacidade de melhorar os processos dentro das empresas, buscando bons resultados.

Existem ferramentas que ajudam as companhias a melhorarem constantemente suas entregas.

Para desenvolver essa competência, é importante aprender sobre metodologias de gestão que alinham tecnologia à mentalidade ágil e dinâmica, como Kanban.

8. Vendas

Colaboradores que possuem conhecimentos profundos em vendas podem trazer diversas vantagens para a empresa.

Por isso, essa também é uma competência muito buscada. Além disso, é necessário saber utilizar ferramentas como o CRM e funil de vendas.

9. Computação científica

A computação científica é o campo de estudo dedicado à criação de modelos matemáticos e técnicas de soluções com números através de computadores com o objetivo de analisar e solucionar problemas científicos.

Ela pode ser utilizada para entender desastres naturais e prever eventos futuros. Além disso, a computação científica pode ajudar a criar novas tecnologias e modernizar as empresas.

10. Gestão híbrida de projetos

A metodologia híbrida une métodos e ferramentas com aspectos positivos da gestão tradicional para alcançar melhores resultados durante todo o processo que compõe um projeto.

Principais benefícios das hard skills para uma organização empresarial

Desenvolvimento profissional e pessoal

Os treinamentos que promovem a melhoria das técnicas, aliados à cultura organizacional da empresa incentivam o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador.

Isso porque ele passa a enxergar chances de crescimento na organização por meio do “plano de carreira” e se sente valorizado, pois os seus conhecimentos contribuem para a evolução da marca.

Clima organizacional

Trabalhar com pessoas tecnicamente capacitadas impacta diretamente no clima organizacional, pois cria um ambiente favorável à produtividade.

As hard skills são, portanto, o combustível para a manutenção de um clima de confiança, de motivação e de engajamento tanto individual, quanto coletivo.

Gestão de projetos e tarefas

O sucesso de projetos e tarefas propostos por uma empresa depende de profissionais tecnicamente qualificados.

Assim, equipes especializadas em produtos, tecnologias e nas técnicas usadas diariamente dispensam gestões verticais e assumem gestões horizontais, o que agrega mais autonomia e flexibilidade aos colaboradores.

Hard skills - líder negro apontando para gráfico e dando orientações à sua equipe.

Por que e como mapear as hard skills dos colaboradores?

De modo geral, a partir do mapeamento de competências essenciais para a organização, é possível identificar quais ainda precisam ser desenvolvidas pelas equipes.

Quando esse mapeamento é realizado, muitas empresas percebem que existe um grupo seleto de colaboradores que realizam funções bastante específicas e que requerem um alto nível de especialização.

Assim, é possível identificar quais são as pessoas que se destacam na equipe e quais são as técnicas realizadas por elas na rotina operacional que se configuram como essenciais para a garantia de qualidade.

Outro ponto importante é que mapear as hard skills possibilita ter uma compreensão melhor de quais são os colaboradores que podem se beneficiar com mais cursos e treinamentos adicionais.

Por fim, realizar um mapeamento contínuo das habilidades é uma excelente maneira de acompanhar o progresso das equipes, à medida que essas deficiências são identificadas e passam a ser endereçadas.

5 passos para o mapeamento de hard skills

  1. Comece fazendo uma lista detalhada, tanto das hard skills existentes como daquelas que ainda não estão sendo contempladas pelos colaboradores.
  2. Determine indicadores relevantes e meça o nível de domínio de cada uma das habilidades mapeadas, objetivando identificar quais requerem aprimoramento.
  3. Conduza entrevistas com colaboradores para apontar a necessidade de aprimorar e/ou desenvolver novas hard skills.
  4. Busque viabilizar a realização de cursos e treinamentos, seja oferecendo tempo de trabalho ou auxílio-educação para os membros da organização.
  5. Faça avaliações e ofereça feedback, para que os colaboradores tenham uma noção das suas hard skills e de como está decorrendo o processo de aprendizado.

Hard skills mapeadas! Então, o que fazer para que os colaboradores as desenvolvam?

Após realizar o mapeamento das hard skills que ainda estão faltando para um desempenho de excelência nos times, existem algumas ações que ajudam a desenvolvê-las. Confira:

Dedicar algumas horas de trabalho aos estudos

Um aspecto fundamental para desenvolver as hard skills é dedicar tempo ao aprendizado.

Pode ser que fora da empresa, os colaboradores não tenham tempo e nem estrutura para acessarem a plataforma com os treinamentos disponibilizados.

Por essa razão, é importante planejar o fluxo de trabalho para que cada profissional possa dedicar determinadas horas aos estudos.

Esse é o tipo de compromisso que leva à criação de uma cultura de aprendizado e que pode colocar a empresa em destaque, como marca que estimula o desenvolvimento de talentos.

Benefícios de incentivo à educação

Outra maneira de estimular o desenvolvimento de hard skills é por meios dos benefícios oferecidos aos colaboradores, como o auxílio-educação.

Essa é uma verba alocada especificamente para que os colaboradores invistam em suas próprias habilidades e conhecimentos técnicos.

Um dos benefícios em conceder um auxílio-educação é que isso traz maior liberdade de escolha para que as pessoas escolham como querem aprender.

Para garantir que os cursos e certificações sejam apropriados para o aprendizado do colaborador, é recomendado que o setor responsável pelos benefícios faça um planejamento de como essa ação deve ocorrer e beneficiar a todos.

E-learning e recursos para aprendizado online

O aprendizado remoto através de cursos e aulas online já era uma realidade, mas o número de boas opções de educação a distância aumentou de maneira significativa nos últimos anos.

Além de possibilitarem uma maior flexibilidade, com aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer hora e em qualquer lugar, as aulas remotas costumam ter um preço muito mais acessível do que os cursos presenciais.

Ainda, a depender do tamanho da empresa, é possível negociar descontos significativos com as plataformas de ensino remoto ao adquirir um conjunto de assinaturas para o time de colaboradores. 

Cultura de compartilhamento de aprendizado

Por fim, uma excelente dica para estimular o desenvolvimento de hard skills na empresa é implementar uma cultura de compartilhamento de aprendizado

Isso pode ser feito de diversos formatos, seja na forma de apresentações regulares sobre determinados tópicos, seja catalogando material, como documentos ou videoaulas, em uma nuvem disponibilizada internamente para toda a empresa.

Essa é uma das dicas mais importantes porque incentiva a aproximação entre os colaboradores. Afinal, o aprendizado de um colaborador pode ser compartilhado gratuitamente com o restante da organização.

Dica extra: Universidade corporativa

Uma ferramenta digital que as grandes empresas têm utilizado para proporcionar cursos e diversos tipos de treinamentos aos colaboradores é a universidade corporativa.

Nela é possível disponibilizar videoaulas, textos, documentos em PDF, imagens, vídeos e o que for preciso para a aprendizagem completa.

Os gestores podem estruturar as formações e as trilhas do conhecimento da maneira que acharem mais efetiva e atribuir provas avaliativas ao final de cada curso e/ou formação.

Vale a pena conhecer a Universidade Corporativa do SULTS e entender como tudo isso funciona na prática.

E aí, o que você achou deste artigo? Esperamos que ele tenha respondido todas as suas dúvidas em relação às hard skills. A partir de hoje será muito mais fácil promover o desenvolvimento deste tipo de habilidade na sua empresa.