Se você quer expandir seu negócio de forma eficaz e sem um grande investimento inicial, a expansão pelo modelo de franquias pode ser a resposta.

De acordo com a pesquisa mais recente da ABF, em 2023, o Brasil registrou um total de 195.862 franquias em operação, um aumento de aproximadamente 6,5% em relação ao ano anterior.

Esses números demonstram que cada vez mais o franchising tem se tornado um pilar sólido no mercado brasileiro.

Para franqueadores, isso significa desenvolver a capacidade de se adaptarem e implementarem estratégias de inovação para garantir o sucesso contínuo de suas operações.

Com isso em mente, elaboramos este guia completo para ajudá-los a alcançar uma gestão de excelência para se destacar. Acompanhe!

Formatação de uma rede franquias: comece acertando!

Para muitos, abrir uma franquia pode parecer simples à primeira vista, afinal, é apenas uma questão de um empresário autorizando outro a usar sua marca, certo? Errado!

A gestão e a abertura de unidades, envolve aspectos que merecem muita atenção para o bom funcionamento da operação de roda a rede de franquias.

Ao considerar a expansão de um negócio por meio desse modelo, diversas considerações devem ser levadas em conta para determinar a viabilidade e o potencial sucesso do negócio.

Nesse processo, inicialmente, é feito uma análise de franqueabilidade, que é o estudo do mercado e da empresa em seu estágio atual, a fim de determinar se esse modelo de expansão é a estratégia adequada para a a marca.

O próximo ponto parece óbvio, mas para alguns não é: o franqueador deve dispor de capital para investimento inicial. Uma vez que não se deve cometer o equívoco de contar exclusivamente com os recursos provenientes das vendas de franquias que ainda não aconteceram.

Outros principais aspectos a serem considerados incluem:

Estruturação e planejamento

Assim como na avaliação de franqueabilidade, é essencial estruturar os processos e os possíveis modelos de negócio para facilitar a implantação da franquia.

Registrar todas essas informações é indispensável para garantir o êxito na abertura e na manutenção das unidades.

Para isso, é necessário planejar cada aspecto do processo de implantação, desde o financeiro até o operacional e jurídico.

Diferencial competitivo

Identificar e articular claramente esses pontos fortes é importante para não apenas atrair potenciais franqueados, mas também para estabelecer uma posição sólida no mercado.

Esse diferencial pode se manifestar de diversas formas: seja pela qualidade excepcional de seus produtos ou serviços, por uma abordagem inovadora ou única no setor, por uma sólida reputação construída ao longo do tempo, ou até mesmo por um compromisso notável com a sustentabilidade e responsabilidade social.

Análise de lucratividade (ROI)

A análise de lucratividade deve ser feita no início do período formatação do novo negócio para validar as estratégias que serão adotadas, garantindo que haja retorno do investimento realizado.

O ROI é um indicador gerencial para avaliar o resultado financeiro de um investimento. Quando se trata de redes de franquia é preciso calcular os seguintes encargos: a taxa de franquia, o capital de giro disponível, os custos associados à instalação da loja e os royalties esperados.

Então, será possível calculá-lo, basta utilizar essa fórmula: ROI = (Receita – Custos) / Custos. Assim, você conseguirá avaliar a viabilidade e potencial lucrativo do empreendimento.

Análise de riscos

Medir, controlar e prever os riscos é fundamental para garantir a eficiência operacional e evitar falhas que possam prejudicar a empresa.

Quando imprevistos ocorrem, as consequências podem ser diversas, afetando a produtividade, as finanças e até mesmo a reputação da empresa no mercado. Contudo, muitas desses contratempos podem ser evitadas por meio de um planejamento adequado, para isso faça um previsão dos possíveis riscos financeiros, operacionais, comerciais, legais, regulatórios, entre outros.

Aspectos jurídicos

Após a seleção e aprovação dos novos franqueados, é necessário seguir um passo a passo jurídico para garantir a conformidade legal da operação. O primeiro passo é redigir a COF (Circular de Oferta de Franquia) e contrato de franquia.

Essa circular e o contrato de franquia são documentos que estabelecem a relação jurídica entre franqueador e franqueado, conforme estipulado pela Lei nº 8955/1994.

A COF deve ser clara, fornecendo informações importantes sobre a franquia. A entrega da circular deve ser feita com antecedência de dez dias da assinatura do contrato, que é fundamental para validar o negócio.

Contrato de franquia

O contrato de franquia, embora não regulamentado de forma específica pela lei, deve seguir os princípios gerais do Direito Civil. É recomendado que o contrato seja acompanhado da COF para garantir sua validade.

O contrato de franquia estabelece a relação legal entre o franqueador, detentor da propriedade industrial, e o franqueado, empresa autorizada a produzir e comercializar os produtos do franqueador.

Para ser eficaz, o contrato deve:

  • Identificar as partes envolvidas;
  • Definir os direitos e obrigações;
  • Ter estipulado sua data de vigência;
  • Determinar os preços dos produtos e/ou serviços;
  • Especificar das taxas a serem pagas;
  • Estabelecer da política territorial;
  • Previr multas e procedimentos para rescisão de contrato;
  • Considerar a expiração do contrato, entre outras informações essenciais.

Para saber mais sobre as taxas e documentos que você não pode esquecer quando estiver formatando seu negócio, leia o artigo: Taxas e documentos: como abrir e manter uma franquia.

Aspectos financeiros

A rede de franquias conta com financiamento que atua na manutenção das unidades e as taxas associadas são indispensáveis, como:

Fundo de marketing:

Valor mensal arrecadado pelo franqueador (2% a 5% do faturamento bruto) para investimento em ações de marketing institucional para promover a marca e seus produtos em toda a rede.

Taxa de franquia:

Pagamento fixo e único feito pelo franqueado à franqueadora após a assinatura do contrato, correspondendo à concessão de uso da marca.

Parte do investimento inicial para abrir a franquia, detalhado na COF. Pode incluir serviços como treinamento inicial, suporte na instalação e apoio na inauguração.

Taxa de investimento:

Valor definido pelo franqueador para investir na abertura da franquia, destinado a questões físicas como reforma do local e aquisição de móveis e materiais necessários.

Royalties:

Taxas mensais pagas pelo franqueado à franqueadora pelo uso contínuo da marca e do know-how até o término do contrato.

Essa taxa é variável de acordo com o tipo de franquia, geralmente é investida em pesquisa de novos produtos e serviços e despesas relacionadas ao suporte aos franqueados.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):

Relatório contábil que evidencia o resultado líquido da operação, comparando receitas e custos, indicando se a franquia está gerando lucro ou prejuízo.

Importante para franqueados e franqueadores monitorarem o desempenho da unidade e da rede como um todo.

Capital de Giro:

Reserva do capital destinada a suprir as necessidades financeiras da franquia, garantindo sua continuidade operacional.

A diferença entre os recursos disponíveis e as despesas a pagar, essencial para manter a liquidez da empresa.

Gestão centralizada

Sabemos que existem variações no tipo de gestões que podem ser adotados por empresários, mas em um contexto de redes de franquias o mais indicado é adotar uma gestão centralizada.

Mas, do que se trata a gestão centralizada? Trata-se de um modelo de administração em que todas as decisões importantes e operacionais são tomadas por uma autoridade centralizada (franqueadora), geralmente na sede da organização ou em uma unidade central.

Nesse modelo, a tomada de decisão, o planejamento estratégico, o controle e a supervisão das operações são conduzidos de forma centralizada, com pouca autonomia de decisão concedida às unidades locais ou filiais.

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Plano de expansão: como a gestão centralizada faz diferença para o sucesso do negócio

A gestão centralizada desempenha um papel crucial no sucesso do plano de expansão de uma rede de franquias.

Ao centralizar o controle e a tomada de decisões, o franqueador pode garantir a consistência e a uniformidade em todas as unidades da rede, promovendo uma experiência padronizada para os clientes em diferentes locais. Veja os principais benefícios dessa metodologia de gestão aplicados as particularidades do setor:

Papel do franqueador e do franqueado

No modelo de franquias, o franqueador desempenha o papel de líder, detentor dos direitos sobre a marca e responsável por ser o detentor do know-how do negócio.

Por outro lado, o franqueado assume a operação da unidade, seguindo os padrões e diretrizes estabelecidos pelo franqueador.

Um dos principais benefícios da gestão centralizada é a capacidade de transmitir conhecimentos e diretrizes de forma eficiente para os franqueados.

Com a gestão centralizada, o franqueador pode estabelecer uma rede de comunicação interna para facilitar a troca de informações.

Plano de marketing:

Outro aspecto importante é o planejamento estratégico do marketing, que são coordenados de forma centralizada pelo franqueador.

Isso contribui para fortalecer a padronização da identidade da marca e a promover uma mensagem consistente para os clientes em todo o país.

Com uma visão abrangente do mercado e das oportunidades de crescimento, o franqueador pode desenvolver estratégias de marketing eficazes e implementá-las em todas as unidades da rede.

Logística de distribuição:

Além disso, é possível gerir estoques de diferentes localidades, ao centralizar o controle sobre os fornecedores e os processos de distribuição, o franqueador pode garantir que todas as unidades recebam os produtos e insumos necessários de forma eficiente e oportuna.

Uma ferramenta utilizada é o software de gestão, onde é possível cadastrar produtos, fornecedores e fazer a gestão dos pedidos, atualmente, é essencial para manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Consultoria de campo e treinamentos

Ao centralizar as operações e os processos de tomada de decisão, o franqueador pode implementar diretrizes e padrões uniformes em todas as unidades da rede.

Isso torna mais fácil para os consultores de campo avaliarem o desempenho operacional das unidades, pois eles têm uma base consistente de critérios a serem seguidos em todas as visitas.

A gestão centralizada permite ao franqueador coletar e analisar dados de desempenho de todas as unidades de forma mais eficiente.

Com sistemas centralizados de relatórios e monitoramento, os consultores de campo têm acesso a informações atualizadas e precisas sobre o desempenho de cada unidade, facilitando a identificação de áreas de melhoria e a elaboração de planos de ação específicos.

A coordenação eficaz de programas de treinamento e desenvolvimento para os franqueados e seus funcionários.

Isso garante que todos os colaboradores estejam adequadamente capacitados para operar dentro dos padrões estabelecidos pela franqueadora, facilitando o trabalho dos consultores de campo ao identificar lacunas de habilidades e oferecer suporte personalizado.

Os consultores conseguem receber orientações claras e atualizadas sobre as prioridades e objetivos da franqueadora, facilitando o alinhamento das atividades de consultoria com as metas de negócio mais amplas.

Cursos, materiais e consultorias para franchising: reunimos as melhores opções para você

Uma das formas de aprender mais sobre gestão centralizada no franchising é fazer cursos e consumir materiais específicos sobre o tema.

Imagine que, de repente, suas unidades triplicam de tamanho: cenário perfeito, certo? Sim e não, pois sabemos que muitas vezes os gestores não conseguem prever esse rápido crescimento de empresas. Seja por alguma mudança de mercado ou um marketing estratégico dando muitos resultados, é preciso antecipar que esse crescimento pode prejudicar toda a gestão da sua rede. Mas, por que?

Nós te respondemos: um crescimento repentino pode levar a uma demanda imprevista por recursos, como pessoal qualificado, insumos para produção de produtos, fornecedores de confiança, entre outros. Se a franqueadora não estiver preparada para lidar com esse aumento, a qualidade do serviço pode diminuir, causando insatisfação nos clientes finais e dos franqueados.

Para que isso não aconteça, é preciso buscar maneiras de se especializar em expansão de negócios, existem diversas opções de cursos presenciais e online, que abordam desde os conceitos básicos até os mais avançados sobre o assunto.

Pensando nisso, selecionamos diversos materiais, cursos organizados por instituições de renome e livros de profissionais com experiência no franchising. Acompanhe!

Material grátis – Caderno Franquias SEBRAE

O caderno foi feito e disponibilizado pelo SEBRAE, no material você vai encontrar as melhores práticas de formatação para novas redes de franquias, com insights valiosos tanto para o franqueado quanto para o franqueador.

Além de informações quanto aos aspectos jurídicos, financeiros, processos envolvidos na escolha de franqueados e até à internacionalização.

Curso grátis – Inove na gestão de equipes e negócios: o crescimento da empresa

Realizado pela USP, o curso aborda estratégias essenciais para gerenciar equipes e impulsionar o crescimento do seu negócio, com insights de profissionais das maiores startups brasileiras.

Os tópicos incluem: escalabilidade, definição de missão e cultura, liderança, produtividade, contratação, desenvolvimento de talentos, motivação de equipes, qualidade de vida no trabalho, desenvolvimento de produtos e processos de tomada de decisão.

Enriquecedor e feito para todo tipo de empreendedores, o curso está disponível totalmente online para acesso gratuito na plataforma Coursera.

Parceria entre ABF e SEBRAE:

O SEBRAE e a ABF (Associação Brasileira de Franchising) se juntaram para oferecer cursos e materiais de leitura gratuitos para franqueadores com pouca ou vasta experiência, que desejam aprimorar a gestão de franquias.

As duas instituições montaram uma Trilha de gestão para franqueados, tendo como tópicos principais aulas de como aprimorar a gestão. Nela, os professores compartilham estratégias chave para impulsionar seus resultados, desde decisões financeiras sólidas até a construção de equipes eficientes. Além de mostrarem insights valiosos para manter a saúde financeira e, assim, garantir um fluxo de caixa constante.

Para os futuros franqueadores, as duas organizações montaram o curso: Como tornar sua empresa uma franquia, onde apresentam os diferentes modelos de franquia, suas vantagens e desvantagens. Além de maneiras de estruturar toda a rede, mantendo um relacionamento próximo ao franqueador.

ABF Academy

O portal de cursos é o braço educacional da ABF (Associação Brasileira de Franchising), nele a instituição oferece cursos, mentorias, eventos e uma plataforma multiformato de conteúdo de alta qualidade e relevância.

Com especialistas renomados do franchising brasileiro e reconhecimento internacional, a ABF Educação aplica seu know-how extenso para impulsionar sua jornada.

Entre os cursos oferecidos, estão: Entendendo Franchising, Programa de Capacitação em Franchising, Certificação em Gestão de Redes de Franquia, Expansão e Venda de Franquia, entre outros.

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MBA em Gestão de Franquias – FIA/ABF

O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

O programa de pós-graduação promove um estudo detalhado da administração de empresas alinhado às particularidades do Setor de Franquias, voltado para os profissionais que trabalham no ramo do franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviços, entre outros.

Com foco em atualização, valorização do conhecimento teórico e construção de um ambiente de troca de ideias, o curso prepara de maneira sólida profissionais para os desafios do mercado.

Certificado pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, trata-se do mais conceituado MBA de Gestão em Franquias do Brasil. 

Pós graduação online em Gestão de Franquias PUC MINAS

Trata-se de um programa pós-graduação ofertado por uma das faculdades mais renomadas do país: a PUC-Minas. O curso é destinado a profissionais do mercado de franquias que tenham interesse em aprimorar suas habilidades de gestão.

Esses profissionais podem atuar diversas áreas, como: gerentes de negócios, executivos, empresários e consultores interessados no franchising.

Ministrado em formado EAD, com aulas online ao vivo e conteúdo gravado, o curso aborda temas como modelagem de negócios, finanças, marketing e gestão de processos.

Empresa de consultoria: conheça a Práxis Business

A Práxis Business é uma empresa de consultoria especializada em Modelos de Negócio e Desenvolvimento Humano para o Franchising, Varejo & Canais de Vendas. A consultoria foi fundada em 2009 por Adir Ribeiro, a empresa tem como clientes grandes players do mercado como: Grupo CRM, Casa do Construtor, Piticas, Óticas Carol, Hope, Chilli Beans, entre outros.

Os serviço prestados são de extrema importância para redes que desejam se estruturar de maneira sólida, como: análise de mercado, desenvolvimento de planos estratégicos, gestão de mudanças organizacionais, gestão de projetos, consultoria especializada em TI, recursos humanos e finanças.

Calma que não acabou! Veja nossas dicas de livros:

Lançado inicialmente em 2011 pela Praxis Business, o livro Gestão Estratégica do Franchising – 2ª Edição Revisada e Ampliada foi escrito pelos especialistas Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luís Gustavo Imperatore, rapidamente esgotou sua primeira edição, o que demandou uma atualização para a segunda edição.

Com a experiência acumulada dos autores, a obra oferece uma análise abrangente do franchising, desde seus fundamentos até os aspectos mais complexos que definem o sucesso no setor.

Através de uma abordagem prática e acessível, os leitores são conduzidos a compreender não apenas os desafios, mas também as oportunidades que permeiam a gestão de redes de franquias.

Escrito pelo Andrew S. Grove, cuja experiência de mais de trinta anos na Intel como CEO e presidente do conselho o consagrou como uma das figuras mais influentes no mundo dos negócios, o livro “Gestão de Alta Performance: Tudo o que um gestor precisa saber para gerenciar equipes e manter o foco em resultados” conta com uma abordagem direta em uma linguagem acessível. Grove utiliza analogias simples para explicar conceitos complexos, tornando o aprendizado uma experiência simples, mas sem perder o valor.

Entre os temas abordados, destacam-se a importância dos indicadores de desempenho na eficiência empresarial, a necessidade de manter um foco constante nos resultados, as estratégias para transformar funcionários em equipes altamente produtivas e a crucial motivação e a implementação de treinamento para colaboradores.

Marc Zuckerberg, fundador do Facebook, ressalta a influência deste livro em seu próprio estilo de gestão, enquanto o The New York Times o descreve como um manual de enorme credibilidade para orientar e desenvolver equipes em todos os níveis organizacionais.

Empresas feitas para vencer: por que algumas empresas alcançam a excelência… e outras não

O que faz com que algumas empresas alcancem a excelência enquanto outras lutam para se manter? Esta é uma pergunta fundamental que nunca vai deixar de intrigar empreendedores, executivos e estudiosos.

Contudo, Jim Collins, renomado autor e pesquisador, propõe ter encontrado a resposta em seu best-seller “Empresas Feitas para Vencer”.

Neste livro, Collins faz uma extensa pesquisa, buscando desvendar os segredos por trás do sucesso duradouro das empresas. Para isso, sua equipe analisou o desempenho das empresas do ranking da Fortune 500 entre 1965 e 1995.

Sua abordagem meticulosa envolve análise de artigos sobre as empresas, eles foram categorizados por tópicos, como: liderança, estratégia, tecnologia, entre outros.

Foram realizadas análises qualitativas e quantitativas para estudar várias facetas das empresas, incluindo aquisições, remuneração dos executivos, estratégias de negócios, cultura corporativa, estilo de liderança, índices financeiros e rotatividade da diretoria.

Para isso, executivos que ocupavam posições importantes durante o ponto de inflexão foram entrevistados para obter informações detalhadas sobre cada caso.

Plataforma para gestão de franquias:

A nossa última e mais valiosa dica é a adoção de um software para franquias. Essa tecnologia é fundamental na implementação de uma gestão centralizada.

Com a plataforma, você consegue centralizar todas as operações, dados e processos em uma única local. O software permite que a franqueadora tenha controle total sobre todas as unidades da rede, garantindo consistência, eficiência e alinhamento estratégico.

Com a gestão centralizada proporcionada pelo software, as franqueadoras podem acompanhar e analisar toda a jornada dos franqueados.

Além disso, a centralização dos dados permite uma visão integral da performance da rede, facilitando a identificação de oportunidades de melhoria e a tomada de decisões estratégicas.

Gostou das dicas? Está em dúvida de qual software contratar? A gente te ajuda!

Com o SULTS, as franqueadoras podem gerenciar a comunicação, engajar colaboradores, garantir a qualidade do negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia de forma eficiente.

Com mais de 20 módulos integrados, a rede se torna extremamente conectada, evitando os possíveis ruídos na comunicação.

Se trata de uma plataforma especializada na otimização de processos e projetos de redes de franquias, atendendo muito bem às demandas de gerenciamento.

Ao colocar o franqueado no centro do negócio com o SULTS, você contribui para sua satisfação e fidelização, além de estimular a geração de novos leads por meio de recomendações positivas.

Pronto, agora só falta testar! Aproveite nossos 14 dias grátis e experimente a melhor maneira de centralizar a gestão de toda a sua rede!