Grupo Farmacro | Case de Sucesso

O Grupo Farmacro é formado por empresas gestoras de marcas, distribuidora e prestadoras de serviços para o mercado farmacêutico. Com um know how de 30 anos no setor, o grupo conta atualmente com mais de 300 unidades, em 13 estados do Brasil.

Através do modelo de licenciamento, o grupo faz a gestão da bandeira das farmácias Preço Baixo e Farmavoce. O grupo ainda detém o Comparte Farma, que é um hub agregador de serviços para farmácias locais; a Universidade Farmacro que busca formar profissionais mais qualificados para o mercado através de treinamentos presenciais e online; e a linha de produtos Renoforce que conta com mais de 30 produtos para venda exclusiva entre as lojas do grupo.

Os números gerados pelo grupo representam uma boa fatia do mercado farmacêutico nacional e representam mais de 2.4 milhões de cliente por mês nas lojas espalhadas pelo país. Os valores movimentados a cada ano também chamam a atenção no setor: são aproximadamente R$ 480 milhões em negociações com a indústria farmacêutica e outros fornecedores, além de R$ 745 milhões em vendas de produtos nas lojas licenciadas.

A escolha pelo sistema SULTS

Com a intenção de promover aos clientes do mercado farmacêutico um modelo inovador de gestão, em 2019 o Grupo Farmacroimplementou o sistema SULTSe ali nascia uma parceria de sucesso. A escolha pelo SULTStambém foi motivada pelos três pilares do grupo: apoio à gestão, bandeira consolidada e um comercial que proporciona mais competitividade aos licenciados.

Com o apoio da ferramenta SULTS, a Farmacropotencializa os serviços para oferecer a estrutura de uma grande rede para o varejo farmacêutico independente. Conforme explica o gerente de Expansão e Serviços do Grupo Farmacro, Douglas Spanghero:

Nosso plano é continuar em franca expansão, como tem sido ao longo destes anos, consolidando nossas marcas em todas as cidades da federação e, para isso, contamos com o SULTS como parceiro. É uma ferramenta importantíssima para manter todo este projeto bem organizado.

Gestão e comunicação – poderosos aliados

A comunicação integrada é uma grande aliada à gestão de empresas que operam várias lojas, como é o caso do Grupo Farmacro. Sobre isso, Spanghero revela que antes de implementar o SULTS, a comunicação no grupo era fragmentada, pois era preciso acessar vários lugares para obter informações primárias e não havia um local de armazenamento de fácil acesso tanto pela equipe quanto para os licenciados.

Concordamos. Utilizamos muito o módulo de Chamados para nossas demandas internas, pois nossos setores são interdependentes, onde praticamente um presta serviço ao outro, fazendo com que funcionemos como uma grande engrenagem. O SULTS nos ajudou muito nesta organização e nada fica pra trás. – afirma Spanghero.

Mas quais os principais benefícios dessa parceria no que se refere à comunicação? “Além da organização de toda a comunicação (fluxo e armazenamento), tivemos um ganho significativo com o funil de vendas do módulo Expansão, pois foi muito importante para o acompanhamento dos novos interessados na Rede.”, complementa o gerente.

As vantagens citadas acima podem garantir mais ganho de tempo e de receita dentro da organização. Confira as ferramentas deexpansão SULTS:

  • Sistema de expansão totalmente online que auxilia a qualificação de clientes e a tomada de decisões assertivas;
  • Funis personalizados para acompanhar as vendas;
  • Automatização do fluxo de vendas com sistema de CRM para equipe de vendas com canais de vendas, gerenciamento de pipelines, relatórios de vendas, suporte para vendas recorrentes e automação de vendas;
  • Quadro Kanbancom visualização prática e rápida dos leads prospectados;
  • Filtros por tipos de clientes;
  • Integração com o site da empresa;
  • Campos personalizados para as necessidades da organização;

Melhores profissionais e equipes mais qualificadas para atender os clientes

A praticidade e facilidade oferecidas nas ferramentas do SULTSpossibilitam também a melhoria na qualidade da formação das equipes das farmácias, conforme comenta o gerente de Expansão e Serviços do Grupo Farmacro, Douglas Spanghero:

“Com o sistema tivemos a oportunidade de nos aproximar dos Licenciados para oferecer um melhor serviço, tanto nos materiais disponibilizados no disco virtual, quanto na possibilidade de cursos e treinamentos no ambiente EAD. Com os indicadores Analytics podemos acompanhar em tempo real o engajamento da rede nos conteúdos que postamos no portal.”

A Universidade Corporativa também é uma importante ferramenta que pode elevar o nível das equipes de venda. É um espaço de aprendizado eficiente e fácil de utilizar. OGrupo Farmacro está construindo conteúdos para este módulo e em breve os profissionais serão beneficiados com esta funcionalidade.

Mais comodidade para trabalhar a expansão

Questionado sobre planejamento e como o SULTSauxilia o grupo na dinâmica de trabalho para a abertura de novas unidades (expansão), o gerente explica o seguinte: “Iniciamos com o funil de vendas e passamos por todo o móduloProjetos, onde fazemos o checklistdas etapas do projeto de abertura, reinauguração ou atémesmo a rotina de consultoria.”

Com o SULTSé possível criar, organizar e atribuir projetos e tarefas. Otimizar trabalhos com prazos, marcos, subtarefas, atividades, relatórios de progresso e insights avançados, também são algumas das funcionalidades da plataforma.

Conclusão da parceria entre SULTS e Grupo Farmacro

Ter afinidade com o cliente e, acima de tudo, estabelecer uma relação de confiança é essencial para parcerias de sucesso. O SULTSe o Grupo Farmacro são prova de sintonia que vibra na mesma direção: a solução para as necessidades dos clientes e o foco nos melhores resultados.

O SULTS é uma plataforma prática (tão prática que parametrizamos toda a ferramenta no login de teste, antes de fechar contrato…rs), intuitiva e entrega com maestria o que se propõe, além de excelente suporte aos usuários e rapidez no atendimento. Recomendamos com toda certeza!

Douglas Spanghero – gerente de Expansão e Serviços do Grupo Farmacro

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Por: Liliane Machado
Criadora de conteúdo jornalístico | Relacionamento com digital influencers | Content Optimization
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