Como o próprio nome já indaga, a gestão de conflitos tem como objetivo mediar confrontos de ideias e atitudes que possam surgir no dia a dia empresarial. Essa condição de gestão vislumbra ouvir todos os lados e encontrar uma solução na qual ninguém seja prejudicado. 

Com isso, a empresa que consegue gerenciar bem os conflitos, tende a crescer saudável, pois todo o time também se sente satisfeito com um ambiente de trabalho receptivo, no qual as divergências são tratadas com tolerância e respeito.

O que a boa gestão de conflitos gera?

Partindo do pressuposto de que todas as empresas almejam crescer, ter um departamento focado na resolução dos conflitos de maneira eficiente é um investimento mais do que necessário, pois vai evitar gastos relacionados à contenção de danos, visto que conflitos geram oneração aos cofres das empresas. 

Além disso, outro saldo positivo desse departamento, quando bem estruturado, é o surgimento de ideias inovadoras a partir da troca de ideias, o que gera uma competitividade positiva diante de um mercado tão dinâmico e que anseia por novidades a todo momento.

O que é gestão de conflitos?

Concluímos, portanto, que a definição básica de gestão de conflitos é conseguir lidar, da melhor forma possível, com as discordâncias aparentes em uma empresa. A partir desse tipo de gerenciamento a empresa estará melhor preparada para fomentar uma cultura de diálogo, de diversidade e de prosperidade mútua, uma vez que a empresa ganha e os colaboradores ganham também.

Como é a atuação da gestão de conflitos na empresa?

A equipe que gere conflitos atua muito diretamente, desde a contratação até no cortes de folhas salariais, de modo a indicar quais seriam os pontos a serem reforçados e modificados para sanar problemáticas. 

Entretanto, essa gestão não se resume apenas no âmbito administrativo da empresa, ela também está presente no manejo adequado dos colaboradores do empreendimento, auxiliando eles a lidar com as suas reações interpessoais dentro da empresa. 

Além disso, ela age prevenindo situações inconvenientes que venham a ser consumadas dentro da empresa, como bullying, assédio, entre outros.

Quais são as etapas de implementação dessa estratégia?

Em relação ao funcionamento, há etapas na gestão de conflitos que são praticamente unânimes, quando se fala no manejo de indivíduos dentro de uma empresa. Nessa perspectiva, as cinco etapas que serão listadas e descritas de maneira breve abaixo são os princípios básicos para conseguir vencer os conflitos e aumentar a união da empresa em prol de um único objetivo.

Etapa 1

A primeira etapa consiste na prevenção, conseguindo evitar conflitos que são latentes. Apesar de ainda não ter um estopim, conseguir cortar o mal pela raiz, faz com que essa seja uma das principais etapas em relação a gestão de conflitos, pois gera menos gastos e esforços.

Etapa 2

Saber a apaziguar, em termos mais corriqueiros, ter a habilidade de amaciar os conflitos é outro ponto importante, pois é necessário que ambas as partes estejam satisfeitas em uma empresa, visto que, um corpo laboral sem divergências tende a se auxiliar mutuamente.

Etapa 3

Partindo do ponto da empresa saber impor decisões e conter seus danos é outra etapa importante na gestão de conflitos, pelo fato de nem sempre conseguir agradar todas as partes, em prol da melhor opção para o negócio. Sendo assim, é necessário impor algumas decisões aos colaboradores.

Etapa 4

A quarta etapa que iremos abordar é em relação a saber negociar e diminuir os resquícios de insatisfações de alguma das partes envolvidas no conflito e manejar o que é melhor para a empresa.

Etapa 5

Por fim, mas não menos importante, saber integrar a empresa para que os conflitos sejam resolvidos pelos próprios envolvidos e trazer melhores resultados é um dos pontos mais importantes na gestão de conflitos empresarial.

A construção de um ambiente saudável irá auxiliar no melhor desempenho da empresa, fazendo com que a produtividade aumente de maneira satisfatória.

Com isso, saber lidar com as pessoas dentro da empresa não é algo que é opcional, mas sim uma necessidade que afeta diretamente a prestação de serviço ao consumidor final.

A partir disso, as grandes empresas, que dominam grandes mercados, têm colaboradores motivados, de modo a trabalharem com empenho pelo crescimento e do empreendimento.

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O que é gestão de conflitos - blogpost SULTS

Você já conhece o SULTS?

SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

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