As franquias de lojas de departamento são um modelo de negócio em constante expansão no Brasil e no mundo.

Em 1912, a Mesbla, pertencente ao grupo francês Établissement Mestre et Blagé, tornou-se a primeira loja de departamento a estabelecer-se no Brasil, quando inaugurou sua unidade no Rio de Janeiro.

No mercado varejista brasileiro, pesquisas apontam que as lojas de departamento continuam tendo um espaço relevante, redes como Magazine Luiza, para acompanharem a dinamicidade mercadológica têm apostado em inovações tecnológicas.

Segundo, Luiza Trajano maior acionista e atual presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza:

“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.”

Em 1991, a rede foi pioneira no comércio eletrônico. Por meio de canais multimídia, era possível fazer compras pela franquia sem a necessidade de produtos em exposição ou mesmo estoque.

Mas, como acompanhar as inovações gerenciar uma rede de lojas tão diversificada como as lojas de departamento?

Uma solução assertiva é a adoção de uma gestão centralizada, que consiste em concentrar as decisões estratégicas e operacionais em uma único local.

Neste artigo, vamos explicar o que é a gestão centralizada, quais são as suas vantagens e como ela está interligada à tecnologia! Saiba mais!

O papel fundamental da gestão centralizada

Franquias de lojas de departamento representam um modelo de varejo altamente versátil, oferecendo uma ampla variedade de produtos. Que vão desde roupas e calçados até cosméticos e artigos de decoração.

Esses estabelecimentos estão presentes em várias localidades, formando uma extensa rede de franquias.

A gestão centralizada é uma estratégia que visa integrar e padronizar os dados e processos de uma organização.

Utilizando uma plataforma de gestão que permita o acesso, a análise e a tomada de decisões de forma ágil e eficiente.

Essa estratégia é especialmente importante para redes de lojas de departamentos, que possuem diversas unidades, produtos e serviços. Tendo que se adaptar às demandas e preferências dos clientes em diferentes regiões e mercados.

Nesse sentido, essa estratégia visa garantir a uniformidade, a qualidade e a inovação dos produtos e serviços oferecidos pela rede. Bem como o alinhamento com os objetivos e valores da marca.

A gestão centralizada traz diversos benefícios como:

1. Maior agilidade e eficiência nas operações

Uma plataforma de gestão centralizada automatiza o processo de controle de estoque em uma rede de lojas de departamento.

Isso significa que, quando um item atinge o estoque mínimo em qualquer uma das lojas, o sistema sinaliza que há a necessidade reposição para o fornecedor.

Garantindo que os produtos estejam disponíveis para os franqueados, reduzindo gargalos de estoque e evitando a perda de vendas devido a falta de produtos.

2. Maior inteligência e assertividade nas decisões

A plataforma de gestão oferece análises detalhadas do desempenho dos departamentos das unidades.

Os gestores podem acessar relatórios que mostram o ticket médio de vendas em roupas, eletrônicos, eletrodomésticos.

Com base nessas informações, eles podem decidir alocar recursos adicionais para o departamento de eletrônicos, por exemplo, que está apresentando um aumento significativo nas vendas.

Enquanto ajustam as estratégias de marketing para o departamento de roupas, que está com um desempenho abaixo da média.

3. Maior competitividade e inovação no mercado

A plataforma de gestão inclui recursos de análise de mercado que acompanham as tendências de consumo. Por meio dela é possível observar quais produtos as unidades têm pedido mais.

Além de auxiliar na comunicação entre as unidades e a franqueadora. Sendo possível que apresentem insights valiosos, como, por exemplo, a alta procura dos clientes de de terminada unidade por produtos ecologicamente corretos.

Com essa informação, a rede de lojas de departamento pode rapidamente ajustar seu estoque, aumentando a oferta de produtos ecologicamente corretos.

Além de lançar campanhas de marketing direcionadas a esse público-alvo, ganhando uma vantagem competitiva ao atender às necessidades dos clientes de forma proativa.

Gestão centralizada

Práticas importantes para franqueados em uma gestão centralizada

Franqueados que possuem uma gestão centralizada utilizam um sistema único e integrado para gerenciar todas as atividades e os dados das lojas de uma rede.

Com plataformas de gestão, por exemplo, os franqueados podem ter uma visão ampla e detalhada do desempenho da rede.

Como também dos indicadores financeiros, destaques, das vendas, dos clientes, dos fornecedores, dos colaboradores e de outros aspectos relevantes para o negócio.

Além disso, eles podem definir metas, políticas, planos e ações padronizadas para todas as lojas, garantindo a uniformidade

Alguns aspectos que devem ser considerados são:

  1. Liderança pelo exemplo, demonstrando comprometimento, ética e transparência nas suas ações e decisões.
  2. Comunicação com clareza, frequência e assertividade com as equipes das lojas, explicando os motivos, os objetivos e os benefícios das diretrizes da matriz.
  3. Escuta ativa as necessidades, as sugestões e os feedbacks das equipes das lojas, reconhecendo seus esforços, valorizando suas contribuições e incorporando suas ideias nas melhorias dos processos.
  4. Capacitação e desenvolvimento para as equipes das lojas, oferecendo treinamentos, orientações e ferramentas adequadas para o desempenho das suas funções.
  5. Delegações para as equipes das lojas, dando-lhes autonomia e responsabilidade para resolver problemas. Além de tomar decisões e implementar ações dentro dos limites estabelecidos pela rede.
  6. Incentivo e estímulo a inovação e a criatividade nas equipes das lojas, permitindo-lhes experimentar. Além de testar e propor soluções personalizadas para os clientes e para o negócio.
  7. Reconhecimento e recompensa para os resultados e os comportamentos positivos das equipes das lojas. Celebrando as conquistas, compartilhando os sucessos e oferecendo incentivos e benefícios.

Para exercer uma gestão eficaz nesse segmento, é preciso contar com plataformas de gestão.

Pois, elas integram e otimizam essa comunicação, como também as operações e as estratégias de todas as lojas da rede.

Gestão centralizada

Tendências para uma gestão centralizada de redes

As tecnologias e a automação desempenham um papel fundamental na modernização da gestão centralizada de redes de lojas de departamento.

Essas inovações oferecem inúmeras vantagens, incluindo maior eficiência operacional, análise de dados aprimorada. Além de uma experiência aprimorada para os clientes.

Algumas dessas tecnologias incluem:

A inteligência artificial

Ela auxilia na análise dos dados, na previsão de demandas, na personalização de ofertas e na otimização de processos.

Suponhamos que uma rede de lojas de departamento utilize a inteligência artificial para analisar o histórico de compras dos clientes.

Com a IA, ela consegue recomendar produtos com base em suas preferências, aumentando as vendas e a satisfação do cliente.

Internet das coisas

Refere-se conexão dos objetos das lojas à internet, permitindo o monitoramento em tempo real dos estoques, dos preços e das vendas.

Uma maneira que as redes utilizam é a implantação de sensores de RFID (Identificação por Radiofrequência).

Eles são implantados nos produtos das lojas de departamento. Permitindo que monitorem o estoque em tempo real e evitem a falta de produtos, melhorando a eficiência operacional.

A realidade aumentada e a realidade virtual

Com a realidade aumentada, as redes de lojas de departamento podem proporcionar experiências imersivas e interativas aos clientes.

Por exemplo, uma rede pode oferecer uma experiência de compra virtual. Onde os clientes podem experimentar roupas e produtos usando óculos de realidade virtual antes de fazer uma compra, tornando a compra imersiva.

A blockchain

Através dessa tecnologia, a rede de lojas de departamento pode garantir a segurança, a transparência. Também, a rastreabilidade das transações financeiras e dos dados da rede, especialmente quando se trata de produtos ecologicamente corretos.

A utilização da tecnologia permite que a rede rastreie a origem desses produtos desde sua fabricação até sua chegada às prateleiras das lojas.

Além de quais materiais foram utilizados e quais práticas sustentáveis foram adotadas durante o processo de fabricação.

Por exemplo, ao comprar um item rotulado como “ecologicamente correto”, os consumidores podem escanear um código QR e acessar informações detalhadas sobre como o produto foi produzido.

No entanto, para implementar com sucesso essa tecnologia, é fundamental contar com sistemas de gerenciamento adequados.

Esses sistemas não apenas viabilizam a utilização eficaz dessas tecnologias, mas também permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a análise e a distribuição dos dados relativos à rede de lojas de departamento.

Exemplos de recursos de gerenciamento incluem:

  • Os Softwares ERP (Enterprise Resource Planning), que integram as informações financeiras, contábeis, fiscais, operacionais e administrativas da rede.
  • Os Softwares CRM (Customer Relationship Management), que gerenciam as informações sobre os clientes, como perfil, preferências, histórico de compras, feedbacks etc.
  • Softwares POS (Point of Sale), que registram as vendas realizadas nas lojas, bem como os dados dos produtos vendidos, dos estoques disponíveis etc.
  • Softwares BI (Business Intelligence), que transformam os dados em informações estratégicas para a tomada de decisões.

Como vimos,

A gestão centralizada em redes de lojas de departamentos traz benefícios significativos. Mas a postura dos franqueados é fundamental na determinação do sucesso desse modelo.

Para que as redes sejam bem-sucedidas, é preciso adotar um software que atenda as necessidades da rede. Como controle de estoque, vendas, compras, CRM, organização de campanhas de marketing, entre outros.

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