Reskilling é um tema que está muito ligado ao conceito de Upskilling, apresentado anteriormente. Por isso, agora traremos a definição de Reskilling, além de diferenciarmos os dois conceitos e verificarmos os objetivos, benefícios e modos de implementação.
Qual a diferença entre Reskilling e Upskilling?
Vale relembrarmos a definição de Upskilling como sendo a melhoria das habilidades do colaborador, para que ele seja capaz de executar de uma forma melhor o seu trabalho. Assim, não há a mudança de setor, o que há é um aprimoramento por meio do aperfeiçoamento, a partir da aquisição de novos conhecimentos.
No caso do Reskilling, o que ocorre é que o colaborador adquire novas habilidades para que seja possível sua mudança de setor dentro da empresa. Quando ele adquire capacidade de executar outras tarefas dentro do negócio, nesse caso o conceito que está por trás desse feito é o de Reskilling.
Basicamente, a diferença primordial é essa, em um não ocorre a mudança de setor, enquanto no outro ela aparece como o objetivo. Ambas alterações permitem melhorias para que a empresa se adapte às novas demandas do mercado.
Qual o objetivo do Reskilling?
Um dos principais objetivos desse conceito é tornar os colaboradores mais versáteis, podendo ocupar diferentes partes da empresa e conseguindo entender diferentes processos, tendo mais conhecimento e, consequentemente, habilidades.
Quando o empregado passa por esse processo, ele começa a ser capaz de lidar com diferentes situações e realidades, com base nas habilidades que ele buscou melhorar, pensando sempre em qual área está atuando.
Quais habilidades podem ser trabalhadas no Reskilling?
Flexibilidade cognitiva: Esse tópico é muito bom não só para o colaborador, como também para a empresa, que terá pessoas com maior potencial de flutuar entre diversos setores, tendo um amplo conhecimento sobre mais de um dos processos dentro do negócio.
Capacidade de adaptação: Desenvolvendo essa habilidade, a pessoa torna-se capaz de se adaptar a diversas situações, tendo mais capacidade de seguir orientações e de negociar. É um amplo desenvolvimento.
Gestão de pessoas: Trabalhando de forma efetiva tanto com o Reskilling quanto com o Upskilling, o empreendimento conseguirá gerir seus empregados, de modo que todos alinhem seus objetivos visando o crescimento da empresa.
Julgamento e tomada de decisões: Com mais conhecimento, o servidor consegue ter um pensamento crítico mais apurado, avaliando melhor as opções e sendo capaz de tomar as melhores decisões.
Inteligência emocional: Esse é um ponto que muitas vezes se mostra adormecido nas empresas, mas faz toda diferença quando o assunto é produtividade. Trabalhar a inteligência emocional é fundamental para ter funcionários mentalmente saudáveis e capazes de se concentrarem bem nas suas tarefas para que elas saiam bem feitas.
Criatividade: Criatividade e inovação é um enorme diferencial. Essa é uma grande habilidade que é aprendida no processo de Reskilling, uma vez que ele estará saindo de sua zona de conforto, já que passará a trabalhar em outro setor.
Resolução de problemas complexos: Um funcionário independente, capaz de solucionar problemas complexos sem precisar ocupar seus superiores a todo o momento, é um funcionário que vale a pena ser mantido na empresa. É fundamental que você seja dinâmico e saiba resolver os problemas que aparecerem no caminho.
Como esses funcionários terão que se esforçar aprendendo novas habilidades para serem capazes de realizar uma nova função, eles se tornam mais responsáveis, organizados, independentes e eficientes. Por isso, esses conceitos são ótimos aliados das empresas, que passam a ser capazes de estarem em comunhão com o que o mercado busca.
Não deixe de acompanhar os próximos artigos da SULTS, a fim de buscar formas de conseguir desenvolver e trabalhar bem essas habilidades, tornando sua empresa mais desenvolvida e seus funcionários mais capacitados. Inclusive, um dos módulos do SULTS que pode contribuir significamente para o Reskilling na sua empresa é o Universidade Corporativa.
Entenda como as ferramentas do SULTS pode ajudar a sua empresa
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.