Já falamos um pouco a respeito do prospect e pontos que podem estar dificultando ou até mesmo impedindo as suas vendas. Nesse segundo momento, retomaremos rapidamente o conceito e, por fim, traremos um pouco da diferença entre lead e prospect e formas para identificar cada um deles.
Relembrando o que é prospect
O prospect é aquela pessoa que entra em contato com sua empresa, por já conhecer o seu produto ou serviço e já consumir seu conteúdo dentro de alguma rede, visando ter mais informações, lembrando que ele já está quase na etapa final, a da compra.
Você precisa saber qual tipo de prospect seu marketing está alcançando para verificar sua funcionalidade, isso será medido se ele estiver chegando ao público-alvo.
Esses prospects precisam reconhecer que seu produto ou serviço é realmente de qualidade, tendo verdadeiramente o valor que está sendo atribuído a ele. Conquistando isso, sua marca não sofrerá com inconvenientes, como clientes que reclamam do valor do que está sendo oferecido.
É muito importante que se lembre sempre: não é seu preço que precisa diminuir, é o que você está entregando que precisa ter valor agregado. Para agregar, não basta pensar na qualidade do produto/serviço, mas em toda a experiência que está sendo oferecida ao consumidor, a partir do momento em que ele entra em contato com seu negócio.
Por que sua empresa deve conhecer bem o prospect?
O prospect tem mesmo interesse e quer adquirir o que você está vendendo, por isso é muito importante que você o conheça. Isso se deve ao fato que, sabendo o que ele espera, sua empresa conseguirá atender às suas expectativas, dando a ele uma experiência satisfatória, o que o fará recomendar para o ciclo social dele.
E não há melhor propaganda que um cliente satisfeito, é uma garantia de credibilidade para seu empreendimento.
Com tudo que já foi falado, precisa ficar claro o quão necessário é saber identificar no lead a possibilidade dele se tornar um prospect com alto potencial de compra, diferenciando sua marca da concorrência. Saiba verificar se estão qualificados, uma vez que quando você dedica tempo convencendo um cliente, está gastando dinheiro e pode não ter o retorno desejado.
Qual a diferença entre lead e prospect?
Tanto o lead quanto o prospect são clientes em potencial, mas há uma diferença básica. O lead é aquele que de alguma forma está nos dados que sua empresa tem, ele já deu algumas informações e pode fazer parte de uma lista de clientes em potencial. Conhecendo o lead e estabelecendo uma relação com ele, pode ser que ele venha a ser um prospect.
Isso mesmo, o prospect está um nível à frente do lead, porque ele já está sendo levado para o ato da compra. Quando o lead atende aos critérios de qualificação, colocados pela equipe de pré-venda, ele pode ser considerado um prospect.
Quais são os critérios?
Basicamente, os critérios envolvem comparar se esse lead se enquadra com a persona, como está sendo sua relação com a empresa e sua interação, ou seja, verificar se ele tem o perfil e interesse real, além de potencial para executar a compra.
Sabendo diferenciar, é possível traçar uma estratégia de vendas que seja mais assertiva e converta mais.
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.
Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.
Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.
Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
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