Quando falamos sobre ouvir a opinião do público, de modo geral, existem diversas maneiras de fazer isso – um café para trocar ideias e colher feedbacks, uma pergunta enviada por e-mail/whatsapp, enquetes online ou até mesmo um telefonema.
Antes de decidir qual das opções aplicar, é preciso considerar qual a melhor maneira de chegar até esse público e fazer com que ele se sinta confortável em responder às perguntas e expressar a sua real opinião.
No contexto empresarial, essa necessidade de escuta ativa deve ser um dos pilares. Saber o que os colaboradores sentem em relação às suas funções e em relação ao ambiente de trabalho é importante para visualizar o que está acontecendo e, principalmente, para identificar o que pode (e deve) ser aprimorado.
Considerando a quantidade de pessoas que compõem a equipe de trabalho, enviar perguntas por whatsapp, telefonar ou tomar um café com cada uma delas pode demandar um tempo muito extenso dos gestores e se tornar inviável e sem escala.
Mas quando falamos em questionários e enquetes online, o cenário parece mais promissor. Por essa razão, neste artigo vamos aprender mais sobre esse tema. Confira os tópicos a seguir:
- Enquetes online aplicadas no contexto empresarial
- 5 passos para criar enquetes online assertivas
- Novo módulo de Enquetes do SULTS
Enquetes online aplicadas no contexto empresarial
Criar e disponibilizar questões a serem respondidas de forma online é um método muito popular para escutar a “voz do povo”. Não é por acaso que uma das ferramentas mais utilizadas e mais populares do Instagram é a opção de enquetes.
Diante desse sucesso, outras marcas começaram a reproduzir essa aplicação para ouvir o que os seus usuários gostariam de dizer, como o LinkedIn. Nessa rede social profissional, também é possível personalizar pequenos questionários e publicá-los no feed para que as conexões respondam.
Sem dúvidas, as enquetes online já foram validadas no mercado e são soluções que geram valor para as empresas.
Ferramenta promissora para o franchising
Quando voltamos os olhos para o contexto do franchising, sabemos que a comunicação entre franqueadora e franqueados deve acontecer de maneira fluida e transparente, sem brechas para falhas ou ruídos.
Existem diversos artigos aqui no blog sobre essa relação franqueador – franqueado e sempre frizamos que ambos precisam estar em sintonia para fazer com que toda a rede cresça e colha resultados cada vez melhores.
Sabendo disso, a aplicação de enquetes online aos franqueados de uma rede de franquias faz total sentido. Esse tipo de pesquisa permite tanto que o franqueado expresse suas opiniões sobre determinado tema, quanto que o franqueador identifique as falhas no processo e crie planos de ação.
5 passos para criar enquetes online assertivas
Embora o tema da enquete possa variar de acordo com os objetivos estratégicos traçados pela empresa, existem algumas etapas imprescindíveis para criá-la de maneira estruturada. Veja:
1. Defina o tema da enquete
É essencial iniciar o processo sabendo qual é o objetivo da ação. Dessa forma, há otimização de tempo dos colaboradores envolvidos e evita o desvio do foco e a coleta de dados desnecessários.
2. Defina o público-alvo
Agora é necessário definir quem receberá a enquete. Por exemplo, no caso do franchising, a enquete será enviada apenas para:
( ) Colaboradores internos;
( ) Somente para os franqueados;
( ) Para todos da rede.
Essa resposta dependerá do objetivo proposto. Caso contrário, os dados obtidos não serão assertivos e toda a pesquisa estará comprometida.
3. Estruture e personalize a enquete
Após definir os responsáveis por responder a enquete, é hora de estruturá-la. Quais serão as seções, quantas questões terá, quais os tipos de resposta aceitas (texto, múltilpla escolha, dicotômica, anexos), qual tempo de vigência, além de personalizar o tema previamente definido no início do planejamento.
4. Disponibilize a enquete
Neste momento, basta disparar o envio da enquete para as pessoas selecionadas. Ao receberem, elas poderão visualizar toda a estrutura criada pelos autores da pesquisa, além de só conseguirem responder com o tipo de resposta habilitado.
5. Analise os resultados cuidadosamente
Após o término do período de vigência da pesquisa, é hora de analisar os resultados de forma minuciosa. O ideal é que essa análise seja realizada por meio de dashboards gerados pela plataforma na qual as enquetes foram criadas.
Nem todos os sistemas de enquetes online permitem essa visualização completa e detalhada do processo.
Mas, pensando na importância dessa ferramenta no contexto empresarial, especialmente no caso de redes de negócios, desenvolvemos dentro do SULTS o módulo Enquete. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Novo módulo de Enquetes do SULTS
Depois de tudo o que dissemos neste artigo, você pode estar pensando em qual software seria o mais completo e com melhor custo-benefício para atender todas as demandas de uma ação que envolva enquetes online.
Podemos dizer que você acaba de encontrar a plataforma ideal! O módulo de Enquetes do SULTS é ideal para redes de negócios, principalmente para o franchising.
Nele você e sua equipe de trabalho podem realizar pesquisas com os colaboradores internos e das unidades. As enquetes são totalmente personalizadas e de acordo com os objetivos estratégicos traçados pelos gestores.
Assista ao vídeo agora mesmo e veja como funciona na prática: