Assim como você já deve ter ouvido por aí, as pessoas são o maior ativo empresarial. Por essa razão, promover oportunidades de crescimento a elas, como a educação corporativa, é uma das ações mais inteligentes que uma empresa pode realizar.

A palavra educação vem do latim e significa extrair/desenvolver. Portanto, quando falamos de educação corporativa estamos nos referindo a um processo de desenvolvimento corporativo

Nesse processo, todos saem ganhando – os colaboradores têm acesso a cursos, palestras, treinamentos e demais formatos de aprendizagem, desenvolvendo, principalmente, suas atuações profissionais e as empresas têm profissionais cada vez mais qualificados.

A leitura deste artigo na íntegra permitirá que você entenda melhor sobre o assunto e compreenda quais são as razões para promover a educação corporativa em sua organização. Além disso, você também conhecerá algumas formas eficientes de implementá-la.

O que é educação corporativa?

De modo geral, a educação corporativa é uma estratégia voltada para a gestão de pessoas em uma organização empresarial.

Nessa estratégia, as as habilidades dos colaboradores devem ser desenvolvidas em favor das demandas da empresa, de acordo com as funções de cada pessoa.

Um dos maiores benefícios dessa prática é que ela promove a cultura de aprendizagem, bem como estimula a gestão do conhecimento, contribuindo tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para o crescimento da organização.

Quando uma organização identifica as skills de um profissional e trabalha no seu aperfeiçoamento, ela se torna muito mais competitiva — tanto por ter um time altamente qualificado quanto pela qualidade dos produtos e serviços prestados.

Qual a importância da educação empresarial?

Se você deseja fomentar uma empresa em crescimento contínuo e que está sempre em busca de inovação, a qualificação e a atualização continuadas dos colaboradores são essenciais.

Esta é a importância da educação corporativa/empresarial: ela representa o crescimento mútuo das organizações e de seus colaboradores, pois todo o desenvolvimento é pautado nas necessidades do negócio, mas aqueles que fazem parte dos treinamentos também têm suas práticas profissionais aperfeiçoadas.

Além disso, uma organização que investe nesse tipo de ação educativa chama a atenção de todo o mercado – novos talentos, novos investidores, novos clientes, enfim, outras pessoas começam a olhar a empresa com mais admiração e vontade de fazer parte.

Por que as empresas estão investindo mais em educação corporativa, segundo especialistas?

De fato, depois de saber qual a importância da educação corporativa temos alguns indícios que apontam para respostas possíveis para a pergunta acima. Mas será que é só isso?

Segundo Jeanne Meister, uma das maiores estudiosas do assunto, essas são algumas das principais motivações:

  • Emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível;
  • Advento e consolidação da economia do conhecimento;
  • Redução do prazo de validade do conhecimento;
  • Novo foco na capacidade de empregabilidade para a vida toda;
  • Mudanças no mercado da educação global.
Educação corporativa - grupo de colaboradores sentados ouvindo palestrante.

Princípios da educação corporativa

De acordo com o livro “Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades”, das autoras Marisa Eboli e Jeanne Meister, confira quais são os 7 princípios de sucesso da educação corporativa.

  1. Competitividade: a educação corporativa é um diferencial competitivo;
  2. Perpetuidade: a educação corporativa é parte de um processo da cultura organizacional;
  3. Conectividade: a educação corporativa vem também das conexões entre as pessoas e da democratização das informações;
  4. Disponibilidade: os meios de aprendizado corporativo devem ser acessíveis;
  5. Cidadania: a educação nas organizações estimula a cidadania, o pensamento crítico e a ética dentro e fora da empresa;
  6. Parceria: a organização precisa de apoio de fornecedores e parceiros para promover a educação corporativa;
  7. Sustentabilidade: a educação precisa trazer valor e resultados ao negócio.

Quais são os pilares da educação corporativa?

Em poucas palavras, os pilares são objetivos que devem estar contemplados em todo tipo de planejamento e ação dentro proposto.

No caso da educação corporativa, os pilares são:

Resultados de negócio

A educação corporativa tem um papel fundamental no desenvolvimento de melhores resultados para o negócio.

Afinal, ao capacitar as equipes, o esperado é que os profissionais realizam entregas mais qualificadas e, consequentemente, os resultados sejam melhores.

Assim, a função da educação corporativa é, também, atuar como uma ponte entre a empresa e suas principais metas, integrando sempre todas as ações educativas aos objetivos do negócio.

Gestão do conhecimento

Mesmo que você ainda não possua uma equipe específica para cuidar dessa área, não deixe de estruturar e executar processos para identificar necessidades, mapear possibilidades, implementar ações e gerenciar o conhecimento dentro da empresa.

O sucesso da educação corporativa está diretamente associado à capacidade da empresa de promover uma curadoria eficaz do conhecimento transmitido.

Além disso, atualizar as informações de treinamentos já realizados sempre que necessário é fundamental.

Experiência do aluno

Quando falamos em educação, a experiência do aluno não pode ser deixada de lado. No caso da educação corporativa, estamos olhando para a experiência do colaborador, e como ela pode impactar na sua percepção da empresa e da gestão.

É preciso desenvolver maneiras de avaliar se as ações realmente estão gerando valor ao colaborador e à empresa para conseguir metrificar se a estratégia de educação corporativa está adequada.

5 benefícios que só empresas que investem na educação corporativa possuem

1. Fortalecimento do employer branding

Os bons profissionais estão sempre em busca de aperfeiçoamento. Nesse sentido, quando a empresa investe na educação corporativa, eles se sentem mais motivados e, geralmente, não veem motivos para sair da empresa.

Com essa sensação de pertencimento à equipe e com vistas no plano de carreira, o colaborador permanece e a empresa fortacele o seu employer branding, ou seja, a sua percepção enquanto marca empregadora.

2. Aumento de produtividade

Um estudo publicado pela American Society for Training and Development (ASTD) apontou que empresas que investem na educação corporativa têm um aumento de 218% na produtividade das equipes.

Além do estímulo provocado pela sensação de pertencimento e valorização pessoal que falamos acima, quanto mais um colaborador se aprimora em uma certa área ou atividade da empresa, mais ele executará suas funções com excelência e agilidade.

3. Engajamento dos colaboradores

A partir da retenção de talentos e do aumento da produtividade, o engajamento dos colaboradores com os objetivos da empresa pode ser considerado natural.

Além disso, palestras, cursos, treinamentos e outros eventos relacionados promovidos pela educação corporativa também promovem a interação entre os colaboradores, o que se configura como mais uma forma de engajamento entre as equipes através do networking.

4. Desenvolvimento de líderes

Os líderes são extremamente importantes dentro de uma organização e eles precisam dominar os valores e a cultura da empresa, agregando conhecimento técnico para orientar a equipe, mas também acolhendo e sabendo ouvir as necessidades dos colaboradores.

Por essa razão, promover o desenvolvimento de lideranças nas organizações é um dos benefícios mais importantes da educação corporativa.

5. Estímulo à inovação

Com uma cultura forte de educação dentro da empresa, não tem como fugir da inovação

A partir da atualização profissional constante, promovida pela empresa, os colaboradores estarão sempre atualizados sobre as últimas tendências de mercado.

Assim, poderão contribuir significativamente para o aprimoramento dos processos e projetos corporativos através de um olhar inovador.

Como implementar a educação corporativa na empresa?

Iniciamente, é importante identificar quais são os principais problemas e dificuldades da empresa para depois entender os objetivos a longo prazo.

A partir disso, é possível estabelecer um plano de ação que resolva os problemas levantados e que, ao mesmo tempo, estejam alinhados com as metas da organização.

Depois de realizar o levantamento dos problemas a serem resolvidos, é possível pensar nos conteúdos, na metodologia mais adequada e nas logísticas de toda a aplicação da estratégia de educação corporativa.

Por fim, é importante acompanhar e analisar os resultados ao longo do processo e depois de sua aplicação, para que ajustes e mudanças possam ser feitas nos processos seguintes.

Educação corporativa - homem de negócios sentado na cadeira digitando em seu laptop em uma sala com mais colaboradores.

Quais as principais tendências da educação corporativa?

Assim como todas as necessidades (profissionais e pessoais) mudam com o passar do tempo, os processos corporativos também se modificam para atender às novas demandas.

Sendo assim, veja quais são algumas tendências para o futuro da educação corporativa, segundo o blog da Gupy:

1. Microlearning

Hoje, há uma necessidade cada vez maior de buscar qualificação de qualidade sem perder tempo. Por isso, as empresas estão dizendo adeus aos cursos que levam semanas para serem concluídos e apostando no microlearning.

A técnica busca dividir um conteúdo em pequenos fragmentos, para que seja estudado de maneira rápida e frequente por meio de dispositivos móveis, como o celular.

2. Gamificação

gamificação é um complemento do microlearning e ela é muito utilizada nos processos de recrutamento e seleção, mas ganha espaço também em outros contextos corporativos. 

Como a técnica busca o engajamento por meio de jogos, missões, recompensas e ranqueamento, os colaboradores não só ficam engajados com o conteúdo aprendido, mas também com toda a dinâmica do game.  

3. E-learning

As tendências da educação corporativa giram em torno de um método: o e-learning.

Ele promove o conhecimento de maneira interessante, prática e barata. A tendência nada mais é do que a modalidade de ensino a distância, onde professores e alunos se conectam por meio de um ambiente virtual.

Conheça algumas vantagens do e-learning:

  • É possível personalizar as temáticas de acordo com o perfil da empresa e dos colaboradores;
  • Há diversos cursos que podem ser implementados e reutilizados, como o treinamento de novos colaboradores;
  • Pode ser integrado a outras técnicas aqui apresentadas, como o microlearning e a gamificação;
  • Melhor custo-benefício;
  • Não há necessidade de deslocar departamentos inteiros ou pausar as atividades para que esses profissionais possam fazer os cursos.

Uma ótima maneira de promover o e-learning nas organizações é o investimento na Universidade Corporativa. É um ambiente virtual de aprendizagem no qual os administradores disponibilizam os cursos e as trilhas do conhecimento para que os colaboradores possam consumi-los quando e onde quiserem.

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