Não restam dúvidas que a comunicação de uma empresa é um dos fatores principais para uma maior clareza e organização de um ambiente de trabalho interno e externo. Então, por que não investir também no e-mail marketing?
Uma comunicação assertiva se denomina como aquela “troca de mensagens” que tem seu objetivo claro, organizado e sem nenhum tipo de ruído, facilitando a compreensão de todos os processos.
Sabendo a importância da comunicação e o que é uma comunicação assertiva, chegou o momento de usar esse recurso para entrar em contato com o seu lead de acordo com as etapas do funil que ele está percorrendo.
O e-mail marketing, portanto, é um recurso voltado para o seu prospect, que pode ser usado desde o pré-venda até o pós-venda.
Essa ferramenta é um dos acompanhamentos e manutenção de leads mais eficaz por permitir “notificações” diretas e indiretas no aparelho celular ou no computador do seu possível cliente.
Dessa forma, fica claro que esse recurso veio para ficar e para induzir o seu banco de contatos a chegar cada vez mais perto da efetivação da compra.
Por isso, nesse artigo, você encontrará 3 respostas a estas 3 perguntas:
- Como o e-mail marketing pode impactar no processo de compra?
- De quais maneiras o e-mail marketing é feito?
- Quais os resultados que podem ser colhidos com o e-mail marketing?
Como o e-mail marketing pode impactar no processo de compra?
Para iniciar essa explicação, queremos te mostrar, por meio de dois estudos, o quanto o e-mail marketing implica e influencia o ato de venda dos seus prospects. Confira:
- Conforme os dados colhidos pelo Convince & Convert, os consumidores que costumam comprar produtos e serviços por email gastam 138% a mais que aqueles que não recebem ofertas em suas caixas de entrada;
- Mediante pesquisas realizadas pela Statista, o número de usuários de serviços de e-mails em 2020 foi de 4 bilhões e essa quantidade e número pode chegar a 4.6 bilhões em 2025.
Ou seja, com essa estratégia é inegável que, por meio de textos bem escritos e estratégicos, o índice de vendas tende a crescer significativamente.
De quais maneiras o e-mail marketing pode ser feito?
Já que ficou claro o quanto essa estratégia de envio de conteúdos aos seus leads tem grande poder de persuasão, resta saber o que pode ser enviado para atingir resultados satisfatórios.
O segredo está no formato que é enviado e o que é enviado no momento e etapa certa em que o lead se encontra. Veja 3 tipos:
1. Avisos de temporadas promocionais
O seu negócio vai fazer algum tipo de saldão ou semana de desconto, por exemplo? Por que não avisar para o seu lead sobre a oportunidade única que ele precisa aproveitar?
Aproveitar esse momento de promoções é essencial para capturar possíveis clientes que fecharam a compra em outro momento.
2. E-mails informacionais: atualização do blog
Se a sua empresa trabalha com o formato de blog como um conteúdo de qualidade e que, de fato, promove valor ao consumidor, avisá-lo que mais um texto valioso foi postado é uma ótima ação.
Isso vai elevar o índice de acesso no seu site e ainda reforçar a autoridade do seu negócio através de uma informação de qualidade.
3. E-mails transacionais
É de suma importância e reforça a seriedade do seu negócio, quando você mantém o seu cliente atualizado de toda a sua compra, ou seja, quando ele é notificado com todas as informações transacionais.
Isso vai desde pequenos equívocos durante a compra, até o envio do recibo da compra finalizada.
Ou seja, esse é um novo método que tem ganhado espaço na “conquista” do cliente por meio de uma comunicação assertiva que contribui para o crescimento do seu negócio.
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Aplique o e-mail marketing em diferentes segmentos
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.