A cada dia que passa, o avanço tecnológico proporciona às empresas soluções inovadoras, como a metodologia e-learning para treinamento dos colaboradores.

Quando a organização possui esse tipo de preocupação e promove ações para o desenvolvimento das equipes, ambas as partes saem ganhando – os colaboradores têm a oportunidade de expandir suas habilidades e a empresa pode contar com profissionais cada vez mais qualificados.

Para isso, o e-learning é um método muito promissor, pois em um cenário empresarial que requer flexibilidade e facilidade de acesso aos conteúdos, nada melhor do que a aprendizagem no mundo virtual.

Vamos entender mais sobre o assunto? Neste conteúdo você vai saber o que é e-learning, como funciona na prática, quais são as vantagens e muito mais. Faça uma boa leitura!

O que é e-learning?

E-learning nada mais é do que aprendizagem eletrônica. Trata-se de um modelo de ensino que se baseia no uso da tecnologia e dos ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como AVA.

Diante da necessidade de cursos, treinamentos e demais ações educativas promovidas pela educação corporativa, o e-learning foi a solução para fomentar a capacitação de pessoas sem a necessidade de deslocamento físico e grandes investimentos.

Através da versatilidade, acessibilidade e flexibilidade do ensino a distância promovido pelo e-learning, as empresas podem promover:

  • Cursos institucionais;
  • Palestras;
  • Workshops;
  • Vídeoaulas;
  • Webinars;
  • Fóruns de discussão;
  • Campanhas de endomarketing;
  • Orientações sobre as normas de ética e conduta;
  • Treinamentos operacionais;
  • Atividades integradoras entre equipes e muito mais.

Os treinamentos nesse formato geralmente são realizados 100% online, mas existe a possibilidade de que sejam ministradas oficinas presenciais, por exemplo, transformando o e-learning em blended learning, que é aquele modelo híbrido de aprendizagem.

Mas, de fato, para adotar a melhor estratégia de ensino, a empresa precisa fazer um levantamento das necessidades de seus colaboradores e planejar as ações com cautela para que os resultados sejam expressivos.

4 colaboradores no escritório conversando e planejando a estratégia e-learning.

Entenda agora como o e-learning funciona

Como vimos, o e-learning é o método ideal para treinar os colaboradores a partir da tecnologia e no embalo da transformação digital.

Na prática, o seu funcionamento pleno depende de uma plataforma de aprendizagem virtual (Learning Management System), pois através dela será possível simular a dinâmica de uma sala de treinamentos.

Em poucas palavras, funciona da seguinte forma:

Primeiro, a equipe responsável pela área de treinamento da empresa planeja todo o conteúdo do curso: aulas, módulos, trilhas do conhecimento, avaliações etc. Depois do planejamento, é hora de colocar a mão na massa e criar todos os materiais.

Após finalizar a criação dos conteúdos, a equipe deverá acessar a plataforma de aprendizagem virtual, estruturar o curso, inserir os materiais e habilitar o acesso dos usuários-alvo daquele tipo de treinamento.

Pronto! Depois disso é só enviar um comunicado para os times alertando sobre a disponibilidade do curso e os convidando a acessar a plataforma por meio de seus computadores, celulares ou tablets.

De fato, hoje existem diversas plataformas disponíveis no mercado, mas as mais completas são sempre a melhor opção. Nelas encontramos diversas funcionalidades interativas que contribuem para uma experiência de aprendizagem completa, ágil e inovadora.

E-learning: benefícios da plataforma de aprendizagem virtual

Poderíamos atribuir diversos adjetivos para qualificar a plataforma de ensino virtual utilizada pelo método e-learning, como versátil, flexível, acessível, econômica etc.

Mas vamos a alguns benefícios mais pontuais que conseguem ilustrar de maneira clara como esse recurso é promissor no contexto empresarial:

  1. Possibilidade de atualização dos conteúdos sem complicação;
  2. Personalização dos treinamentos e cursos disponibilizados;
  3. Fácil acesso aos materiais;
  4. Flexibilidade de acesso à plataforma (a qualquer hora e em qualquer lugar);
  5. O colaborador é quem define o seu ritmo de aprendizagem;
  6. Os conteúdos podem ser acessados para revisão mesmo depois de concluir o curso;
  7. Redução de custos significativa (não é necessário custear deslocamentos, por exemplo);
  8. Vários colaboradores podem acessar o material simultaneamente;
  9. Os treinamentos são muito mais escaláveis, atendendo a várias unidades mesmo em outras cidades/estados/países;
  10. Os gestores conseguem acompanhar o engajamento e a participação dos profissionais através de dashboards;
  11. Esse modelo inovador e facilitador desperta o desejo de aprender e a vontade de desenvolver novas habilidades por ser totalmente intuitivo.

Sem dúvidas, o e-learning é uma excelente estratégia para a gestão do conhecimento na organização e também para a gestão de pessoas.

Além de todos os benefícios citados, ele também possibilita o nivelamento dos colaboradores em relação a determinado saber, o gerenciamento de competências, a especialização dos profissionais e a retenção de talentos.

Quais diferenciais o e-learning agrega à organização?

As organizações que aderem ao e-learning se destacam no mercado, pois com profissionais cada vez mais qualificados, ela acaba se tornando autoridade em seu setor, chamando a atenção de novos talentos e até mesmo de novos clientes e investidores.

Mas quais são os diferenciais agregados na adoção do e-learning? Veja:

Equipes altamente qualificadas

Não há dúvidas de que um dos diferenciais mais atrativos é possuir equipes super qualificadas, compostas pelos melhores profissionais do mercado.

Quando uma empresa investe no desenvolvimento de seus colaboradores, ela está investindo em seu próprio crescimento. E, além disso, o índice de satisfação dos profissionais e a produtividade aumenta, o índice de turnover reduz e o clima organizacional é motivador.

Cultura de aprendizado contínuo

Uma empresa que aposta no e-learning sabe que a busca pelo conhecimento deve ser constante, afinal, na era da informação, todos os dias temos algo novo a aprender.

Com isso, uma cultura de aprendizado contínuo é criada, pois os colaboradores também entendem essa necessidade e se mantém atualizados.

Esse é um diferencial que proporciona à organização ser vista como inovadora e atenta às demandas que surgem no mercado a todo momento.

Gestão do conhecimento de excelência

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior, pois só é possível fomentar e manter a cultura de aprendizado contínuo a partir de uma gestão do conhecimento realizada de maneira excelente.

A estratégia corporativa baseada na gestão do conhecimento é um diferencial, porque ela é capaz de mapear as necessidades internas, identificar o que há de novas soluções de ensino no mercado e planejar como esse conhecimento será proporcionado às equipes.

Somente a partir da gestão do conhecimento será possível fazer com que a implementação do e-learning seja um verdadeiro sucesso.

Uso de ferramentas e tecnologias de ponta

A transformação digital traz, diariamente, novos recursos que otimizam diversas áreas dentro da empresa – desde os treinamentos de como confeccionar um produto, até a logística para entrega ao consumidor final.

Nesse sentido, uma organização que aposta em novas ferramentas e tecnologias para aprimorar seus processos internos é vista com bons olhos no mercado.

Isso demonstra que ela está acompanhando o ritmo do avanço tecnológico, principalmente quando se refere ao desenvolvimento de seus times.

Colaboradores motivados a fazer acontecer

Uma equipe de colaboradores engajada e motivada a atingir os objetivos do negócio chama a atenção de qualquer mercado.

E como fazer isso? Fazendo com que os colaboradores se sintam valorizados e parte essencial da empresa.

Vimos em outro artigo que uma das formas mais eficazes da empresa promover esses sentimentos tão importantes em seus colaboradores é proporcionando oportunidades de desenvolvimento a eles, como o e-learning.

E-learning - quatro colaboradores sentados ao redor de uma mesa de escritório sorrindo e batendo palmas.

E-learning na prática – 5 passos para uma implementação de sucesso

Aprendemos muitos conceitos teóricos importantes quando falamos em e-learning, mas está na hora de sabermos como implementar esse método no contexto corporativo de modo que seja um verdadeiro sucesso.

Para isso, veja quais são os 7 passos primordiais para uma implementação de sucesso, baseados no conteúdo da Sólides:

Passo 1: Planejamento e definição do objetivo

Planejamento sempre e em primeiro lugar!

Então, a equipe responsável pela implementação do e-learning precisa partir de pesquisas sobre as necessidades de aprendizagem dos colaboradores para planejar como os treinamentos vão acontecer e qual o objetivo deve ser atingido a partir deles.

Ou seja, quais temas serão abordados, qual formato das aulas, quais serão os materiais complementares, quais times terão acesso aos conteúdos etc. É nesse momento que essas questões devem ser respondidas.

Passo 2: A escolha da plataforma ideal

Depois de planejar a ação, será necessário escolher qual a plataforma de aprendizagem virtual ideal para atender às demandas identificadas.

Nesse sistema serão disponibilizados todos os conteúdos do treinamento, por isso a equipe precisa garantir que ele terá todas as funcionalidades necessárias para garantir aos colaboradores uma experiência de aprendizagem dinâmica, inesquecível e efetiva.

Para esta etapa, sugerimos que você conheça a Universidade Corporativa do SULTS. É um ambiente virtual de aprendizagem totalmente interativo e flexível. Não deixe de experimentar!

Passo 3: Roteiro e produção do material

É importante, também, desenvolver um roteiro, separando os conteúdos em módulos e trilhas de conhecimento, bem como definindo quem serão os responsáveis por gravar as aulas e criar os infográficos, por exemplo.

Com o roteiro definido, partimos para a produção do material e para a alimentação da plataforma com os conteúdos criados.

Todo o processo de implementação do e-learning deve ser coerente com os objetivos estratégicos estabelecidos na primeira etapa.

Passo 4: Disponibilização e divulgação do treinamento

Tudo pronto? Então é hora de divulgar essa oportunidade!

Antes de divulgar é sempre bom conferir se a estrutura do treinamento está correta dentro da plataforma e se os usuários aos quais o material se destina já estão com acesso liberado.

Depois disso, basta enviar um comunicado aos colaboradores dizendo que o treinamento está disponível. Cabe lembrá-los, também, que o e-learning permite o acesso ao conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar!

Passo 5: Análise de métricas de desempenho

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

William Edwards Deming

Assim como Deming, também acreditamos que a análise de métricas é uma etapa fundamental de qualquer tipo de processo dentro da organização.

Nesse sentido, acompanhar como os colaboradores estão se saindo no treinamento também é um fator fundamental para garantir que a implementação do método e-learning realmente seja um sucesso.

A partir da análise dos dashboards na plataforma de aprendizagem virtual, será possível responder perguntas como:

  • Quais profissionais concluíram o curso?
  • Quantos profissionais iniciaram esse curso?
  • Qual foi o desempenho dos meus colaboradores?
  • Quantos cursos o colaborador X ou Y realizou?

Além disso, no fim do treinamento, a equipe pode até aplicar um checklist para saber dos colaboradores o que eles acharam do conteúdo, das aulas, das avaliações, enfim, da ação como um todo.

Seguindo todos esses passos rigorosamente e com excelência, temos a certeza de que você e seu time terão dados suficientes para comprovar que o e-learning promove resultados realmente significativos.

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