Entender o comportamento do consumidor é essencial para obter sucesso em vendas e fidelizar clientes. Por isso, apresentaremos um passo a passo para compreender como se comporta o cliente que busca pelo que sua empresa oferece.

Inicialmente, vamos definir o que seria comportamento do consumidor. Todo o conjunto de costumes e ações que os clientes tomam quando estão no processo de escolha de algum produto ou serviço é determinado como seu comportamento, além disso esse conjunto sofre interferências externas como cultura, sociedade e até mesmo a vida da pessoa. 

Quais fatores podem influenciar no comportamento do consumidor?

Experiências anteriores: Se o cliente tiver alguma experiência negativa ou traumática no seu negócio, muito dificilmente ele comprará novamente de você. Isso porque experiências anteriores influenciam para que novas compras possam ser feitas, cuide para que todas as vendas sejam satisfatórias.

Cultura e Sociedade: Somos o tempo todo influenciados a escolher determinados produtos ou serviços e a seguir determinadas tendências. Mantenha seu negócio antenado nas novidades que estão surgindo para que você possa sair na frente da concorrência, mostrando-se como uma marca inovadora. 

Logística: Sem dúvidas, a localização é um fator importante na hora da compra. Busque uma logística eficiente, capaz de entregar rapidamente os produtos que sua empresa oferece. O tempo de entrega é bem influente quando tratamos da escolha de um produto semelhante. 

Análise das opções: Oferecer algo superior ao que a concorrência está oferecendo auxilia muito para que seu negócio seja a primeira opção. Invista em um diferencial e entregue um produto ou serviço de qualidade. 

Comportamento do consumidor: como compreendê-lo?

Conheça seu público-alvo (1º passo)

Para fazer as melhores campanhas de Marketing e geração de leads, é necessário pensar muito bem em qual o público-alvo que se pretende alcançar. Assim, quanto mais próximo de entender o que esse público está buscando no momento, mais fácil será para prever, de certo modo, o comportamento do consumidor. 

Já falamos, anteriormente, de programas, como o CDP, que são capazes de cruzar uma série de informações, não só dos dados primários, como também levar em consideração a movimentação do cliente dentro da empresa, suas compras anteriores, comportamento no site e até em outras plataformas do negócio, o que está buscando, traçando um perfil muito completo sobre esse comprador. 

Entenda como se dão as mudanças de comportamento (2º passo)

O tempo todo surgem novidades no mercado e mudanças acontecem. É preciso entender como ocorre esse processo de mudança e como seu público-alvo reage a elas, adaptando-se para que mantenha a captação desses leads. 

Trabalhe no processo de fidelização dos clientes (3º passo)

Quando sua empresa passa a trabalhar em formas de fidelização de clientes, ela entende melhor como se dá o comportamento desses leads, o que é capaz de aumentar o número de vendas. 

Aproxime-se do cliente (4º passo)

Ter uma proximidade com o cliente, mostrar que sua marca se interessa pelo que eles buscam e procura atender o que é solicitado, faz com que você tenha acesso a informações primordiais e entenda melhor como seu público-alvo se comporta. Por isso, é essencial pensar nas etapas de pré-venda com muito cuidado. 

Até aqui, você entendeu quais pontos podem direcionar o comportamento do seu cliente e viu alguns pontos que devem ser trabalhados na sua empresa para que você consiga guiar esse comportamento e direcionar seus leads, fazendo com que eles escolham o que você está oferecendo, seja produto ou serviço.

Não deixe de ler os próximos artigos e se mantenha informado, isso facilitará para que compreenda todos os processos por trás do gerenciamento de um negócio, levando-o ao sucesso. Caso precise de ajuda com a gestão da sua empresa, a SULTS pode te ajudar!

Conheça o SULTS

SULTS  é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros.

Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS  tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.

Com o SULTS  você se conecta com os seus colaboradores de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.

Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados.

Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.

Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais.

Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.

Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:

Módulo ChecklistO checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.

Módulo ChamadosVocê saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.

Módulo ExpansãoExpandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.

Módulo Implantação de UnidadesNegociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.

Módulo Universidade CorporativaDe fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.

Módulo Disco Virtual“Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.

Módulo ComunicadosJá pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!

Assista aos nossos cases de sucesso e solicite uma demonstração gratuita da nossa ferramenta.