Toda empresa necessita de equipes qualificadas para lidar de forma assertiva com as demandas do dia-a-dia e, consequentemente, para que o negócio possa prosperar. Por isso, hoje há a disseminação do conceito de equipes ágeis, que vão agir em prol das necessidades dos clientes tomando as melhores decisões possíveis para garantir a qualidade do atendimento.
Diante disso, ter uma equipe ágil na sua empresa não proporciona apenas a velocidade na resolução de conflitos ou na entrega de serviços, mas também viabiliza a otimização do desempenho, a partir da multifuncionalidade que existe quando se tem profissionais de diversas áreas reunidos em um propósito.
Como promover equipes ágeis na minha empresa?
Na organização tradicional dos negócios, cada setor possui uma ação específica, trabalhando de maneira individualizada (cada um faz o seu e pronto).
Em contrapartida, as equipes ágeis são compostar por pessoas de diferentes áreas, com capacidades técnicas distintas, mas complementares. O intuito é unir as especificidades de cada colaborador em um único time em prol de melhores resultados para empresa.
Mas, de fato, o primeiro passo para promover equipes ágeis na empresa é conscientizar todos os colaboradores sobre o que é uma equipe ágil, quais são seus benefícios e o que deve ser feito para colocá-la em prática. Não adianta querer implementar essa metodologia sem que as equipes vejam sentido nisso. Depois de explicar e tirar as dúvidas sobre o método, é hora de montar as equipes multidisciplinares e começarem (ou continuarem) os projetos.
Com isso em mente, a implementação de equipes ágeis deve ser realizada de maneira gradual e é essencial mostrar a eficácia e os resultados dessa nova organização para os colaboradores. Organização e transparência são sempre importantes!
Já começamos a falar sobre quais são as etapas para promoção de equipes ágeis na empresa, mas vamos ver agora outros passos para esse processo acontecer de forma mais assertiva possível. Veja:
Passo a passo: implementando equipes ágeis
1º passo
Para ocorrer essa evolução, a primeira etapa é entender que empresa é um ecossistema, no qual as operações de cada área são interdependes. Sob esse viés, é importante criar vínculos entres os setores por meio de agendas de orientação de serviços, o que os levará a desenvolver serviços em conjunto, e de maneira coordenada em prol da melhoria da empresa.
2º passo
Outra etapa importante é promover uma mudança de mentalidade a respeito do gerenciamento de pessoas e de serviço. Nesse modelo, o ideal é as próprias equipes sejam autogerenciáveis o suficiente para tomarem conta de si mesmos e dos projetos pelos quais estão responsáveis.
3º passo
A terceira etapa – e uma das principais – é conseguir mostrar à equipe, que o foco principal são os clientes. Logo, todo o esforço realizado será para atender as demandas dos consumidores, sempre em busca de superar as expectativas. Esse tipo de pensamento deve estar sempre alinhado às estratégias de uma empresa que adota a metodologia Customer Centric.
Em poucas palavras, falamos sobre o conceito e os benefícios das equipes ágeis. Falamos também sobre algumas etapas que otimizam o processo de implementação dessas equipes no âmbito empresarial.
Se você se interessa por esse tipo de tema, leia também:
Customer Centric: como implementar em sua empresa
Metodologia ágil: maior eficiência nos projetos
Você já conhece o SULTS?
SULTS é o software de gestão mais completo do mercado que atende muito bem às necessidades de gerenciamento de redes de franquias, de filiais, de associações, de redes de licenciamento e de diversos outros segmentos, como alimentação, indústria, drogaria, educação, entre outros. Com mais de 20 módulos integrados, o SULTS tem tudo o que você precisa para gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade do seu negócio, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia a dia no ambiente de trabalho.
Com o SULTS você se conecta com os seus franqueados de uma maneira totalmente inovadora: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conhecendo melhor suas necessidades, identificando novas oportunidades e resolvendo os problemas de comunicação da sua rede de franquias de forma mais ágil.
Além da possibilidade de direcionar leads, colaboradores e franqueados, você poderá acompanhar oportunidades, atividades, interações e ter a visibilidade de todos os estágios de negociação. Seus registros podem conter desde anotações de chamadas e conversas sobre negociações e orçamentos, até arquivos compartilhados. Ainda, você pode configurar o seu software para criar listas diárias de tarefas, programar o disparo de comunicados, acionar e-mails, aplicar checklists, disponibilizar cursos e treinamentos à equipe, criar agenda compartilhada, entre outros recursos.
Conheça 7 dos principais módulos do SULTS:
Módulo Checklist: O checklist é um dos módulos mais utilizados pelos usuários SULTS, porque ele é adaptável, dinâmico e serve para diversas situações, como supervisão de lojas, auditorias, consultorias de campo etc. “Mas eu consigo criar um checklist específico para cada situação, definindo os tipos de resposta, por exemplo?” Sim! Sabemos que cada rede de franquias é única e que cada unidade também possui as suas peculiaridades. Por isso, no Checklist SULTS você consegue não só personalizá-lo a gosto, mas também partir das respostas obtidas para criar planos de ação e acompanhá-los de perto.
Módulo Chamados: Você saberia me dizer quantos chamados sua equipe realizou nos últimos 15 dias? Quantos deles foram atendidos? Quantos permanecem pendentes? Se as respostas forem não, está na hora de repensar sobre a importância desse registro. Mas fique tranquilo que o SULTS está aqui para te ajudar! O ponto chave do módulo de chamados online da nossa plataforma é a centralização e o registro de toda comunicação dentro da empresa. Quando o chamado é criado, é possível gerenciá-lo pelo quadro Kanban, categorizá-lo por assunto, definir os responsáveis por ele, criar uma estimativa de quando ele será atendido e, ainda, acompanhar o nível de satisfação dos atendimentos. Tudo isso em apenas alguns minutos.
Módulo Expansão e CRM: Expandir a rede de franquias é o objetivo de todo e qualquer empreendedor e nós da SULTS sabemos que, para dar certo, é preciso muita organização. Então, eis o módulo de expansão! Nesse módulo, diversas etapas do funil de vendas são automatizadas, o que permite a você mais tempo para garantir a qualidade dos processos em execução e, consequentemente, o aumento do faturamento. Se você pensou em CRM, é isso aí! O SULTS também é um CRM de vendas que proporciona as ferramentas necessárias para o seu time: canais de vendas, gerenciamento de pipelines, automação e suporte para vendas recorrentes.
Módulo Implantação de Unidades: Negociação, check! Então é hora de implantar mais uma unidade. “Mas quais são as etapas que devo seguir? Quando regularizar o alvará? Quando iniciar a construção?”, ou seja, dúvidas muito comuns nesse cenário que podem ser sanadas a partir de um único ambiente virtual: SULTS. No módulo implantação de unidades, você pode enumerar e descrever toda as tarefas e subtarefas envolvidas nesse processo – desde a abertura do CNPJ até a inauguração da loja. Também é possível atribuir as equipes responsáveis, prazos de início e fim, acompanhar o status da ação, obter relatórios de progresso, entre outros.
Módulo Universidade Corporativa: De fato, o módulo universidade corporativa SULTS é o melhor software de cursos e treinamentos para a sua equipe. Nele você consegue criar cursos personalizados para as necessidades educativas dos colaboradores, atribuindo pontuação e certificado para aqueles que alcançarem 70% de aprovação nas provas elaboradas por você. É um ambiente colaborativo, cuja interface é amigável e pode ser acessada em qualquer lugar com conexão à internet a partir de desktop, smartphone ou tablet.
Módulo Disco Virtual: “Mas cadê aquele arquivo que estava aqui?” – provavelmente deve estar em algum e-mail por aí! Quem nunca acumulou trabalho pela falta de um documento específico que atire a primeira pedra. Sabemos muito bem que a centralização de documentos importantes e de fácil acesso à rede e demais franquias/filiais é fundamental para o bom andamento dos processos. Por isso, criamos o módulo disco virtual. Nele é possível atribuir permissões de visualização aos usuários (disco público, disco da rede, disco das unidades), controlando o acesso aos arquivos e garantindo a segurança da operação.
Módulo Comunicados: Já pensou na sensação de ter em uma plataforma a possibilidade de escrever um comunicado e dispará-lo de uma só vez para todos os destinatários interessados? Não basta pensar, então hora de partir para a prática! No módulo de comunicados você consegue criar informes com textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso, você consegue gerir quem visualizou o seu recado. Caso você não tenha tempo de enviar os comunicados todos os dias, relaxe! Basta programar o aviso e ele será disparado automaticamente pelo SULTS!
Acessando os bancos de dados criados no sistema de gestão, você tem acesso a uma gama de informações sobre a operação do seu negócio, como a performance dos colaboradores, os relatórios obtidos na consultoria de campo, pedidos de compra, treinamentos realizados e muito mais. Nesse sentido, é possível analisar esses dados e definir, junto ao seu time, o que deve ser aprimorado para que o sucesso de toda a rede seja atingido.