Como funciona o Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF)?

Sabemos que a essência do Franchising é a relação entre franqueador e franqueado e, nesse sentido, durante a rotina de trabalho a rede franqueadora é a principal responsável por atender às demandas específicas dos franqueados, uma vez que esse modelo de negócio é caracterizado pela transferência de know-how, pelo acompanhamento e pelo suporte da matriz em direção às unidades franqueadas.

Embora cada franqueado tenha um perfil diferente, algumas dúvidas são comuns e para evitar a repetição dos mesmos esforços para responder às questões, faz-se necessário um suporte operacional ao franqueado, comumente intitulado SAF – Serviço de Atendimento ao Franqueado. O SAF pode ser acionado via telefone ou via internet, sendo este último o mais procurado devido à agilidade e à flexibilidade que dispõe.

Além de facilitar o acompanhamento do processo realizado pelo franqueado e oferecer suporte a ele, o sistema SAF é capaz de gerenciar e compartilhar as informações que circulam na rede de franquias de forma padronizada, o que traz melhorias significativas para a relação franqueador e franqueado e propicia o crescimento sustentável e exponencial de toda a rede.

Quais são as principais funcionalidades do SAF?

Podemos acrescentar às funcionalidades descritas acima que o SAF é um ambiente de constantes trocas entre franqueadores e franqueados no qual eles estão sempre interagindo. Aliás, as redes de franquias podem utilizar o SAF para:

  • Gerenciar o processo de expansão da rede;
  • Acompanhar e orientar a implementação de novas unidades;
  • Aplicar checklists online para supervisão de loja, consultoria de campo e auditoria;
  • Analisar relatórios dos checklist aplicados em período determinado por você;
  • Criar planos de ação de acordo com os resultados obtidos;
  • Administrar chamados em aberto, em andamento e concluídos;
  • Obter relatórios de satisfação de atendimentos dos chamados para identificar falhas;
  • Disponibilizar documentos em nuvem delimitando o acesso somente para colaboradores com permissão;
  • Oferecer cursos e treinamentos online para os colaboradores com provas e certificados após aprovação;
  • Atribuir tarefas e subtarefas a cada colaborador, delimitando prazos para entrega;
  • Disparar comunicados e notícias ao mesmo tempo em no mesmo formato para toda a rede;
  • Configurar agenda colaborativa para saber sobre a rotina dos seus colaboradores;
  • Monitorar os pedidos de compra dos seus franqueados para saber sobre suas demandas mais recorrentes;
  • Melhorar o acesso às informações de forma equivalente para toda a rede de franquias;
  • Garantir ao franqueado o acompanhamento de cada etapa de implantação de unidades; entre outros.

De fato, o Serviço de Atendimento ao Franqueado é um canal essencial que deve ser muito bem estruturado para a manutenção de um relacionamento saudável e colaborativo com a rede.

Por que o Sistema de Atendimento ao Franqueado é tão importante?

Em 1998, Kotler já dizia que “Sem clientes não há negócios” e em 2021 essa frase é mais que verdadeira.

A resposta para a questão que intitula o presente tópico está diretamente relacionada ao relacionamento saudável e promissor que deve ser estabelecido e mantido entre rede franqueadora e seus franqueados.

“Ah, mas isso é ÓBVIO!”

Sim, pode parecer óbvio para aqueles que já praticam essa cultura em seu ambiente de trabalho, mas a verdade é que muitas empresas perdem a chance de concretizar a venda de seus produtos ou serviços pelo mau atendimento prestado aos clientes.

Uma matéria publicada no site Mercado e Consumo em novembro de 2020 relatou uma pesquisa realizada no mesmo ano com consumidores brasileiros que revelou que 98% dos brasileiros buscam qualidade do produto que estão comprando. O bom atendimento aparece como o segundo atributo mais importante – fundamental para 94% dos entrevistados. Além disso, 81% olham para a garantia e 79%, para o preço.

Mesmo que a pesquisa enfoque consumidores finais, sem dúvidas os franqueados também levam em consideração não só o potencial da marca, mas também o suporte que recebem do franqueador muito antes de fecharem o contrato. Além disso, manter o franqueado satisfeito aumenta exponencialmente a chance da divulgação espontânea e, consequentemente, de mais leads encontrarem você.

 SAF SULTS - Sistema de Atendimento ao Franqueado

SULTS – Serviço de Atendimento ao Franqueado

Quando pensamos em SAF de qualidade não podemos deixar de falar sobre o SULTS. O SAF SULTS é especializado em especializado em redes de franquias, mas também atende muito bem às necessidades de gerenciamento de filiais, associações e redes de licenciamento. São mais de 15 módulos integrados que permitem a você gerenciar a comunicação, engajar seus colaboradores, garantir a qualidade da sua rede de franquias, aumentar a produtividade e conduzir todas as atividades do dia-a-dia no ambiente de trabalho.

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